Browsing by Issue Date, starting with "2015-5-29"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio Curricular na Empresa TheralabPublication . Carreira, Carla Alexandra Marques; Ferreira, Liliana Domingues ReisA inexistência ou a reduzida experiência internacional torna as empresas mais vulneráveis e com maior dubiedade relativamente ao risco, necessitando, em muitos casos, de estímulos externos para despoletar o processo. Além disso, na fase inicial, a fase das decisões, as barreiras colocam-se na aquisição e interpretação da informação relevante. Motivadas pela aversão ao risco e pela inexperiência internacional, as empresas tendem a iniciar as suas atividades em países próximos para, gradualmente e à medida que adquirem experiência internacional, passarem a atuar em países mais distantes. Este percurso ocorre porque os mercados são diferenciados, existindo uma distância psicológica, entendida como: “fatores que impossibilitam ou causam distúrbios na aprendizagem e entendimento sobre os mercados externos”. A expansão para mercados geograficamente próximos onde, à partida, a empresa conheceria o ambiente de negócios, sendo o risco de atuação mais reduzido, não é sinónimo indubitável de sucesso. Por outro lado, as mudanças políticas e sociais verificadas nos últimos anos, a liberalização ocorrida no sistema comercial multilateral, a Internet, a consolidação da língua inglesa nos negócios internacionais e o crescimento da disponibilidade dos recursos humanos com competência no domínio internacional, fizeram com que o mundo “encolhesse”, enfraquecendo o poder explicativo da distância geográfica na escolha dos mercados de atuação das empresas. Ainda assim, não devemos considerar que o mundo se tornou homogéneo, pois continuam a subsistir diferenças consideráveis em campos fundamentais do desenvolvimento dos negócios internacionais, nomeadamente na esfera das relações interpessoais, inibidoras, em muitos casos, da compreensão de ambientes externos, dos consumidores e da deteção de oportunidades. As lacunas ainda existentes continuam a impossibilitar a penetração e construção de relações de confiança com parceiros integrados em redes internacionais. Ora, o interesse em desenvolver um estágio Curricular na Theralab manifestou-se pelo interesse de expansão para novos países de uma empresa já, ela, internacionalizada. O estágio realizado é o resultado de seis meses de experiência na prospeção de mercados externos no segmento dos suplementos alimentares. Este relatório surge como objeto final de avaliação para a conclusão do Mestrado em Relações Internacionais.
