Browsing by Issue Date, starting with "2015-7-7"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- On the Relationship between Religiosity, Human Capital and IncomePublication . Viegas, Ricardo Manuel Neves; Sequeira, Tiago Miguel Guterres NevesA recent empirical literature has addressed the relationship between income and religion. The argument that links religion to income is mainly based on the positive effect religious beliefs has on labor productivity (Weberian argument) or on the negative effect that attending religious services has on decreasing labour supply. Thus human capital is the production factor which is potentially most affected by religion. Despite of that, the relationship between human capital and religion at the aggregate level has been overlooked. I present a new nonlinear influence of religious attendance by children in the formation of human capital. This relationship is robust to country heterogeneity and variable stationarity and to the existence of nonobservable beliefs. Once reverse causality is taken into account, a robust positive effect of religion on human capital subsists, in opposition to the most recent results, which seem to point to a negative effect. Most studies are based on microdata, and macroeconomic analysis of the issue that has largely ignored the potential heterogeneity between countries. Using retrospective data on church attendance rates for a panel of countries between 1925 and 1990, I apply heterogeneous panel data estimators and reveal that the effect of participation in religious activities on income per capita is mostly non-significant. This is consistent with some of the recent research that casts doubt onto the influence of religion on income, once causality is taken into account.
- Empreendimentos de Construção e ReabilitaçãoPublication . Torres, Ana Cristina Leite; Lanzinha, João Carlos GonçalvesA reabilitação de edifícios torna-se cada vez mais recorrente no setor da construção tanto em Portugal como nos restantes países da Europa. Os incentivos à reabilitação têm ajudado a um crescente interesse por parte de investidores neste setor da construção civil, pois existe um grande potencial económico deste tipo de intervenções em função do expressivo parque edificado vazio e em degradação nos centros urbanos das grandes cidades. Apesar deste contexto, as particularidades relativas à execução de obras de reabilitação em edifícios não têm sido abordadas de uma forma correta. Efetivamente, tem-se vindo a constatar um profundo desconhecimento sobre a dinâmica de organização deste tipo de empreendimentos, o que torna pouco homogénea a participação dos proprietários, dos promotores e das empresas de construção, sobretudo ao nível do detalhe do projeto e dos preços praticados. O principal objetivo desta dissertação é estudar o processo construtivo quer de obras novas quer de reabilitação, analisando as diferentes etapas e os custos associados às mesmas. No caso das obras de reabilitação, os custos considerados englobam a aquisição do terreno, toda a legalização e licenciamento, e também os custos de execução e certificação final. Esta análise é realizada tendo em conta cinco casos de estudo na cidade da Covilhã, fazendo três comparações dos valores obtidos para os empreendimentos de reabilitação com os valores relativos ao preço de referência para construção de habitação, ao valor patrimonial tributário e ao valor médio de avaliação bancária. A partir da síntese dos resultados obtidos, pode concluir-se que para a amostra estudada e para o concelho onde se localizam as obras analisadas, o custo total de um empreendimento de reabilitação é em geral mais reduzido quando comparado com a construção nova.
- Estudo e implementação do mecanismo de direção mais eficiente no protótipo UBICARPublication . Oliveira, André Rafael Coutinho de; Fael, Paulo Manuel OliveiraNeste trabalho são estudados quatro tipos de mecanismos de direção possíveis de implementar no UBICAR mediante os seguintes fatores: menor erro possível, menor peso, maior facilidade de fabricação, fiabilidade e pouca sensibilidade. Para encontrar o mecanismo com menor erro foi elaborado e utilizado um programa em MATLAB para fornecer os tamanhos ideais para as barras do mecanismo. O melhor mecanismo e o que foi implementado foi o mecanismo do triângulo, que levou a uma melhoria de resultados em prova.
- Otimização do Sistema de Injeção Eletrónica de um Motor de Combustão InternaPublication . Fernandes, Luís Miguel Teixeira; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaDesde a conceção e construção do primeiro motor de combustão interna, diversos sistemas de injeção e ignição da mistura ar-combustível têm vindo a ser desenvolvidos. Com o avanço tecnológico, a inclusão de dispositivos eletrónicos tem possibilitado otimizar o rendimento e ainda reduzir o impacto ambiental causado por estes motores. O presente trabalho surge no âmbito da prova internacional Shell Eco-Marathon, na qual o objetivo será percorrer o maior número de quilómetros com o menor consumo de gasolina possível. Para isto a partir do motor original foram efetuadas algumas alterações, nomeadamente a remoção do carburador para a inserção da injeção eletrónica. Foi ainda testada a possibilidade da modificação do sistema de ignição convencional para avanço de ignição eletrónico, mas sem sucesso. O motor escolhido para a realização deste trabalho, é o Honda gx120, um motor monocilíndrico a quatro tempos, e pretendeu-se otimizar o desempenho, nomeadamente o consumo específico como dito anteriormente, sendo este o parâmetro mais importante. Os ensaios efetuados para alcançar os objetivos traçados foram efetuados num banco de ensaios, com o motor acoplado num dinamómetro. Em que a partir de um mapa base de combustível foram efetuados vários ensaios com diferentes caraterística em relação ao mapa base, em várias condições de funcionamento, para concluir através da análise de cálculos e gráficos qual dessas condições era mais vantajosas para o motor operar com melhor performance. A gestão dos diversos parâmetros do motor, com o intuito de melhorar os sistemas eletrónicos anteriormente referidos, foi efetuado através da ECU (Unidade de Comando Eletrónico), esta controla a formação da mistura ar-combustível e a faísca que forma a combustão. Para isto, a ECU recebe o sinal de diversos sensores acoplados ao motor, o que permite, através dos dados lidos destes, determinar a condição instantânea de funcionamento. A ECU utilizada foi uma Haltech E6h.
- Growth determinants: empirical evidence from surviving and non-surviving SMEs in PortugalPublication . Carvalho, Rodolfo Manuel Ferreira de; Nunes, Paulo Jorge MaçãsBased on two samples: 1) 1830 surviving SMEs; and 2) 406 non-surviving SMEs, this paper contributes to the literature on SME growth, checking the differences between the growth determinants of surviving SMEs and non-surviving SMEs. The multiple empirical evidence obtained allows us to conclude that there are significant differences in the relationships between determinants and growth in surviving and non-surviving SMEs: 1) Gibrat`s Law is rejected in the context of surviving SMEs, but it is not in that of non-surviving SMEs; 2) in surviving SMEs, age is a restrictive determinant of growth, with R&D expenditure, debt, government subsidies and labour productivity being determinants stimulating growth, whereas in non-surviving SMEs, R&D expenditure and debt are restrictive determinants of growth, but age, government subsidies and labour productivity are neither positive nor restrictive determinants of growth; and 3) cash flow is a positive determinant of growth in both surviving and non-surviving SMEs, but it is of greater importance for the growth of non-surviving SMEs than for that of surviving SMEs. The empirical evidence obtained allows us to make suggestions to SME owners/managers and political decision-makers.
- A comunicação facebookianaPublication . Quintanilha, Wagner da Costa; Serra, Joaquim Mateus PauloO presente trabalho teve como objeto as relações existentes entre os sujeitos juvenis, o Facebook e a política partidária. Para estudarmos esse objeto, fizemos uma imersão no universo juvenil, com o objetivo de entendermos as identidades, suas nuances, seus conceitos e suas movimentações. Isto porque, do nosso ponto de vista, as transformações fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivíduo moderno são o resultado do momento sócio/tecnológico pelo qual atravessa a sociedade. A pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, de cunho descritivo. Foram realizadas observações dos perfis do Facebook de uma amostra de jovens do curso de comunicação social do Ceulp/Ulbra - Palmas, Capital do Estado do Tocantins-Brasil e entrevistas semiestruturadas com os mesmos. Os jovens envolvidos em nossa pesquisa vivem intensamente o universo da cibercultura, se encontram, formam pares, se relacionam; trocam informações e conteúdos, enfim, se completam no mundo do ciberespaço. Embora os envolvimentos juvenis nas redes sociais representem o grande destaque das intervenções sociais/tecnológicas, quando se fala das relações juventude/Facebook/ política, conclui-se que a interação já deixa a desejar, ou seja, esses jovens não se aliam a interesses comuns de consumo político, sendo ainda capazes de discutir criticamente as intervenções político-partidárias no Facebook e nas redes sociais.
- Numerical analysis of flow around a fan blade of a CFM56-3Publication . Pereira, Bernardo Correia; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro Proença; Ferreira, AntónioThis work was performed in cooperation with TAP maintenance and engineering, speci cally the engine shop’s engineering team. The main goal is to analyze the ow around a fan blade of a CFM56-3 engine. The ow analysis around a blade intends essentially to learn the relations between the chord variation and the consequent changes in the ow properties, particularly two, mach number and total pressure, and doing after a results validation process using the TAP-ME test bench readings as a reference. The Navier-Stokes equations for compressible and adiabatic ow are the governing equations of this problem. However, it was necessary to adapt these equatios for a reference moving frame, so as to be adjusted to a rotating fan problem. The averaged Navier-Stokes equations are resolved along with the K-W SST turbulence model. The control volume of this problem was divided in three domains (inlet, blade and outlet) and three different blade chords were created (small, medium and Large). After control volume construction the grids were created using the software Turbomesh, two domains use structured grids and the third uses an unstructured grid and the suitable boundary conditions are applied. It was chosen the commercial software ANSYS CFX 15 as the most suitable for this study, then six simulations are performed, three of those simulations were executed in take-off regime and the other three in maximum continuous. After the completion of the simulations and the results obtained, the most relevant for this investigation are selected. The numerical solutions were analyzed in detail for the convergence and accuracy in order to guarantee the quality of those solutions. The results are then presented for all simulations in several views and for two essential properties, mach number and total pressure. Then a comparative analysis is performed for two parameters in order to learn the differences between variations in blade chord and different regimes. Subsequently, there is an analysis to validate the numerical model, in which the numerical solutions are compared with experimental data taken from one of the databases of the TAP-ME test bench. The comparison is made for some parameters that can be measured on the test bench and is then completed and the validity of the model is proofed since there is good agreement between values. Finally, are present the main ndings of this research and are also indicated some proposals for future works as well as work that is currently under development, which aims to apply the results of this work.
- As neotribos de Palmas e suas interações com as tecnologias da informação e comunicação em seus processos de socializaçãoPublication . Bonilha, Samila Valentin; Serra, Joaquim Mateus PauloEsta investigação se insere na discussão das práticas das tribos urbanas no contexto cibercultural, no universo concreto da Capital do Estado do Tocantins - Palmas, Brasil. Foram investigadas três neotribos, que se assumem como tribos de Hip Hop, e que circulam pelo ciberespaço. A metodologia utilizada na pesquisa foi a netnografia, decorrente de uma abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas a observação e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados permitiram concluir que as neotribos de Hip Hop, existentes em Palmas - TO, no espaço virtual Facebook, fazem da cultura Hip Hop - dos gêneros artísticos da música e da dança -, uma escolha existencial, numa construção narrativa de suas orientações, ideologias e expectativas, utilizando do ciberespaço para legitimar e expressar quem são e o que são perante o mundo e eles mesmos.