Browsing by Issue Date, starting with "2016-10-21"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Tratamento Farmacológico da Hipertensão em DiabéticosPublication . Cabrita, Patrícia Rodrigues; Oliveira, Maria Elisa Cairrão RodriguesA presente dissertação encontra-se estruturada em dois capítulos, correspondendo cada capítulo a um dos elementos que integra o estágio curricular do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêutica da Universidade da Beira Interior. O primeiro capítulo expõe a revisão bibliográfica, intitulada “Tratamento Farmacológico da Hipertensão em Diabéticos”. A diabetes e a hipertensão são duas condições com uma prevalência crescente na população mundial, relacionadas a um risco acrescido de desenvolver complicações cardiovasculares. Estas duas doenças crónicas representam problemas de saúde pública emergentes que se encontram frequentemente associadas e inter-relacionadas. Por esta razão, a maioria dos doentes diabéticos apresenta simultaneamente a tensão arterial elevada ou usa concomitantemente medicação anti-hipertensora, o que aumenta de forma significativa o risco de morbilidade e mortalidade. O desenvolvimento desta revisão bibliográfica tem como objetivo principal esclarecer qual a estratégia terapêutica mais adequada para o tratamento da hipertensão em doentes diabéticos. De todas as classes de fármacos analisadas, os modificadores do eixo renina-angiotensina-aldosterona são os mais adequados para os diabéticos hipertensos e, dentro desta classe, os inibidores da enzima conversora de angiotensina parecem ser os mais apropriados. Importa ainda referir que o tratamento farmacológico em regime de associação, sobretudo em dose fixa, confere benefícios à terapêutica. Das diversas combinações de fármacos possíveis, deve-se optar preferencialmente pelas que integram um inibidor do sistema renina-angiotensina-aldosterona. Por sua vez, o segundo capítulo descreve a experiência profissional adquirida na Farmácia Almeida Gonçalves, situada na cidade do Entroncamento. Este estágio curricular em farmácia comunitária é a componente prática que estabelece uma ligação entre o percurso académico e o mercado de trabalho, dando a oportunidade de conhecer o papel do farmacêutico na sociedade, desenvolver atividades subjacentes à profissão farmacêutica e adquirir novos conhecimentos e competências.
- Mercado ibérico de energia eléctricaPublication . Martins, André Pinto Domingos; Mariano, Silvio José Pinto SimõesNas últimas décadas o sector de energia eléctrica sofreu diversas mudanças que se iniciaram com reestruturação levada a cabo no Chile e na Inglaterra, e deu início à alteração dos Sistemas de Energia Eléctrica em todo o mundo. Este processo de reestruturação tinha como intuito a desregulação do sector de energia eléctrica, passando de estruturas verticalmente integradas onde uma empresa controlava todo o sector, para um sistema horizontal, livre e competitivo. Os mercados que agora começaram a aparecer, fruto da reestruturação, viram-se na necessidade de criar entidades responsáveis pela gestão económica dos mercados e pela operação técnica de todo o sistema. A gestão económica ficou a cargo do Operador de Mercado para realizar o despacho económico nos mercados de energia eléctrica, enquanto toda a gestão e operação do sistema recaiu sobre o Operador Independente do Sistema ficando este responsável por garantir a segurança, manutenção e fiabilidade do sistema através da contratação e operação dos serviços de sistema. Este processo de reestruturação ocorreu em Portugal e Espanha levando à criação do Mercado Ibérico de Energia Eléctrica. Este novo mercado foi constituído pela integração dos mercados de energia eléctrica Português e Espanhol, mantendo cada um o seu operador de sistema, mas utilizando o mesmo operador de mercado, o Operador do Mercado Ibérico. O Operador do Mercado Ibérico encontra-se dividido em dois pólos, o Operador de Mercado Ibérico - Pólo Português que gere os mercados a prazo, e o Operador de Mercado Ibérico – Pólo Espanhol que é responsável pelo mercado diário e intradiário de trocas de energia eléctrica. Um dos pontos mais importantes deste Mercado Ibérico são as interligações entre os dois países, que possuem um limite físico que não deve ser atingido. Caso isso aconteça, vai ocorrer o congestionamento das linhas de interligação e o mecanismo de Market Splitting vai ser utilizado. Este mecanismo promove a separação dos mercados, atribuindo um preço diferenciado a cada área de operação. É por isso um dos objectivos do Mercado Ibérico de Energia Eléctrica a diminuição dos períodos de utilização deste mecanismo, de forma a poder operar como um único mercado com um único preço de energia eléctrica.
- Preparações nasais com ação terapêutica no cérebro de sucesso – revisão de dados de farmacocinética clinicaPublication . Santos, Rita Daniela Beirão dos; Santos, Adriana Oliveira dosEste trabalho surge no âmbito da obtenção do grau de mestre em Ciências farmacêuticas, e está dividido em dois capítulos distintos. O primeiro capítulo diz respeito à experiência profissionalizante em farmácia comunitária, que realizei na Farmácia Higiénica da Póvoa de Santa Iria, Lisboa (800 horas), onde presenciei e participei em todas as etapas relativas ao circuito do medicamento (Aquisição e aprovisionamento, receção, armazenamento e dispensa), aconselhamento em puericultura, dermocosmética e nutrição, realizei também a medição de parâmetros bioquímicos, exercitando, e aperfeiçoando sempre, a interação farmacêutico-utente de modo a adquirir a experiência e as competências exigidas neste estágio. O segundo capítulo diz respeito à revisão bibliográfica de dados de farmacocinética clínica de preparações nasais com ação terapêutica no cérebro (opióides, benzodiazepinas e fármacos anti-enxaqueca) que são casos de sucesso, ou seja, encontram-se em fase de aprovação ou já aprovadas. São abordadas as caraterísticas do fármaco e das preparações nasais como fatores de sucesso ou insucesso dessas preparações, que ainda continuam a suscitar o interesse dos investigadores, que continuam a investigar algumas das questões que permaneciam em aberto.
