Browsing by Issue Date, starting with "2016-11-24"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Fiabilidade técnica de sistemas e aeronavesPublication . Jorge, Peter Silva; Saúde, José Manuel Mota Lourenço da; Rangel, Michael AmaralA Manutenção Aeronáutica é constantemente alvo de estudos e alterações para atingir um variado espetro de fins tais como, a redução dos seus custos, o melhoramento da segurança operacional e a aeronavegabilidade. A Fiabilidade anda de mãos dadas com a Manutenção Aeronáutica nestas tarefas. O presente estudo procurou ir ao encontro das necessidadades da entidade com a qual foi desenvolvido, a SATA Air Açores, de forma a dar uma nova visão acerca da fiabilidade de sistemas e uma nova forma de avaliar a fiabilidade de uma frota de aeronaves. O trabalho prático desenvolvido assenta, numa primeira parte, em estudar a fiabilidade intrínseca do subsistema de Extensão do Trem, tendo como base os principais componentes nos sistemas Hidráulico e Trem de Aterragem. Numa segunda parte, avalia-se a fiabilidade de uma frota de 4 aeronaves do tipo Bombardier Dash 8 Q-400 tendo em conta os 10 componentes menos fiáveis, aplicando um método ainda não utilizado pela operadora e definindo níveis de alerta para cada componente. No desenvolvimento deste trabalho utilizaram-se dados disponibilizados pela Bombardier Aerospace e pela SATA Air Açores, no entanto, este estudo permite a utilização destes métodos para qualquer frota de aeronaves.
- Estudo de viabilidade para a implementação de um hangar de manutenção aeronáuticaPublication . Moreira, Marcos Guilherme Martins; Saúde, José Manuel Mota Lourenço da; Garcia, André Gonçalo Abrantes de MenezesImpulsionada pelo crescimento do setor aeronáutico, a manutenção de aeronaves tornou-se uma atividade de negócio bastante competitiva, não só devido ao elevado número de soluções de mercado existentes mas também porque as empresas MRO têm de regenerar constantemente os serviços que oferecem de modo a satisfazer as necessidades do cliente. Estas empresas devem assegurar que a manutenção das aeronaves é realizada em instalações adequadas, tais como uma placa, um hangar ou uma backshop, para todo o tipo de atividades previstas, sejam elas, manutenção de linha, de base ou de componentes. Esta dissertação apresenta um estudo de viabilidade para a implementação de um hangar de manutenção aeronáutica. Inicialmente foram apontados os âmbitos de negócio atuais da empresa e realizada uma pesquisa com o objetivo de selecionar as melhores soluções de mercado para cada área estudada. De seguida, foram definidos conceptualmente as várias áreas funcionais e backshops fazendo cumprir os requisitos apresentados pela empresa e a legislação vigente. Uma hipótese de solução é apresentada com recurso a ilustrações 3D, onde estão já discriminadas as diferentes zonas de manutenção dos mais variados componentes, fornecendo assim uma visão espacial das diferentes áreas de trabalho. Desta forma conseguiu-se estabelecer um conjunto de soluções que cumprem os objetivos desta dissertação.
- Concorrência e preços de companhias aéreasPublication . Fonseca, Inês Mariana Madaleno; Silva, Jorge Miguel dos Reis; Reis, Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dosA estratégia de preços das companhias aéreas tem recebido uma considerável atenção de estudiosos, reguladores e associações internacionais. As estratégias de preços refletem estratégias e modelos de negócio das companhias aéreas. Além disso, fornecem informações valiosas para caracterizar a dinâmica dos mercados e os comportamentos competitivos. Em 2015, o Governo Português liberalizou o acesso ao mercado para aeroportos selecionados nas ilhas dos Açores. As companhias Low Cost - Ryanair e EasyJet - entraram imediatamente no mercado. As empresas operadoras mais antigas - SATA e TAP Portugal - também reagiram, reduzindo os preços e mudando a frequência. Este trabalho apresenta os resultados de um estudo que teve como objetivo compreender e comparar os padrões e as estratégias de preços estabelecidos por companhias aéreas, LCC e Legacy, a operarem em simultâneo em determinadas rotas de um mercado liberalizado recentemente. Foram registados preços diários desde o início de Dezembro de 2015 para datas e rotas selecionadas. Londres, Porto e Lisboa são os aeroportos de origem, e Ponta Delgada (Açores) é o destino. Os preços foram recolhidos a partir dos websites das companhias aéreas Ryanair, EasyJet, SATA e TAP Portugal. Todas as rotas diretas com, pelo menos, duas companhias aéreas foram monitoradas. Além disso, a concorrência indireta, é também considerada através de um terceiro aeroporto hub. As datas foram escolhidas tendo em conta que o mercado dos Açores é fundamentalmente um mercado de férias: baixa temporada (final de Fevereiro), Páscoa (final de Março), Celebração do Santo Cristo dos Milagres (início de Maio), e temporada de verão (meados de Junho). Os resultados confirmam a reação típica das operadoras mais antigas, com uma redução de todas as tarifas. No entanto, uma vez que as obrigações de serviço público ainda estão em vigor, a redução de preços não foi tão abrupta como inicialmente previsto. Além disso, a gestão do rendimento das empresas Low Cost parece mais dinâmica que a das operadoras mais antigas.