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- Cultura arquitectónica identitária: do cânone ao mestiço contemporâneoPublication . Matias, Carlos José Vasconcelos; Beato, Cláudia Sofia Sao Marcos MirandaO presente trabalho tem por objetivo estudar a cultura enquanto elemento essencial da linguagem arquitectónica, tendo-se desenvolvido uma série de artigos - que num conjunto formam a presente dissertação -, cujo objectivo é fazer a base para uma possível compreensão de como passámos de uma cultura de cânones, para uma cultura mestiça. A globalização talvez seja o principal impulsionador para o sucedido, uma vez que hoje não existem fronteiras e a informação não se encontra mais contida, mas sim livre para deambular pelo território e por quem se manifestar interessado. O âmbito do estudo incluiu uma revisão dos conhecimentos que se iniciou com reconhecimento in situ, em vários ambientes usados para a compreensão do que se pretendia dissertar, bem como a leitura, e, análise de artigos, bem como de livros e até imagens. Esta dissertação pretende-se constituir como uma interrogação sobre a questão identitária e o seu comportamento no território contemporâneo. Este, visto por muitos como um conjunto de fragmentos acoplados a uma decadência e por outros como um espaço de oportunidades - o lugar onde a possibilidade não é uma mera ilusão. A investigação concentra-se numa tentativa de construção mental, no leitor, onde este conseguirá obter uma melhor compreensão do território contemporâneo e as suas metamorfoses integradas não só na cultura passada como na corrente - considerada em parte a mais relevante para o presente e futuro das sociedades.1 Mesmo ao dissertar sobre temas bastante díspares, tentou demonstrar-se sempre uma preocupação humanista com a organização do espaço em geral, seja na escala arquitectónica ou urbana. O interesse central está no estudo das manifestações pelas quais o homem organiza o seu espaço, seja este uma cabana primitiva ou a cidade contemporânea. Ao longo dos textos, são expostos os conteúdos “simbólicos” das sociedades e das cidades, as diferenças culturais, religiosas, psicológicas, e, principalmente, a simbologia das formas resultantes. Em oposição clara à Carta de Atenas, que pretendia eliminar as diferenças e conflitos da cidade moderna, que são precisamente no que se faz centrar o tema desta dissertação - a questão identitária. Para J. Rykwert estas diferenças e, ou peculiaridades regionais/nacionais, são exatamente o que tornam as cidades, lugares mais sedutores.2 Tenta-se assim que o “Moderno” seja um conceito omnipresente para a interpretação de toda a dissertação, uma vez que concentra nele a importância de ter feito de charneira, em muitas culturas, entre o vernáculo e o moderno, e consequentemente, hoje, o contemporâneo. As transformações ocorridas no território, são analisadas como o resultado de um conjunto de agentes, sejam eles privados ou públicos - de certa forma, os “propulsores” do crescimento das cidades. A relação sempre difícil entre estes dois agentes, juntamente com a imigração/ emigração, em procura de casa, convocam a arquitectura para uma resposta consequentemente e necessariamente nova. No passado, aos arquitectos pedia-se-lhes3 uma resposta rápida e racional. Estes autores, mais do que uma solução estilística, responderam com uma perspectiva urbana – uma visão que para além da resolução de um problema continha uma componente ideológica. Hoje, o problema centra-se na falta de um modelo de ordem/beleza para gerar um entendimento identitário de local, e de união do povo. Compreendeu-se que de facto para que se compreenda a situação existente nas cidades contemporâneas, não poderia haver uma centralização num modelo, como no passado, mas precisamente na diferença, que Rykwert tanto defende como bela e correcta. No fim, a preocupação centra-se no apontamento de um possível descontrolo, uma vez que na falta de um modelo não existe um controlo para além das burocracias aristocráticas e, em certos casos, corruptas. O presente e futuro ocupam o último capítulo, como tema conjunto, e detém aí a sua centralidade teórica, fazendo assim o somatório e análise dos artigos anteriores, de modo a gerar o enfoque no tema da questão identitária, na sua complexidade e incompreensão.
- Previsão de trajetórias de veículos aéreos pela abordagem da máquina de suporte vetorialPublication . Lopes, Simão Mendes; Bousson, KouamanaO presente trabalho visa conciliar a temática das redes neuronais artificiais à previsão de trajetórias de aeronaves. Especificamente, centra-se à volta da aplicação de métodos de regressão através de algoritmos de Máquina de Suporte Vetorial com base nos Mínimos Quadrados (ou LS-SVM Least-Square Support Vector Machines) na previsão de trajetórias de quatro dimensões de uma aeronave comercial. Inicialmente, é feito um enquadramento da temática de aprendizagem automática e redes neuronais através de uma contextualização teórica, progredindo para um desenvolvimento de algumas funções aplicadas no tema das redes neuronais artificiais. Dentro destas funções, destacam-se o Método Kernel e as Funções de Bases Radiais (ou RBF - Radial Basis Function), aplicadas também na obtenção de resultados práticos. Na segunda parte deste capítulo, são desenvolvidos os temas de LS-SVM, projeto SESAR (responsável pela implementação de trajetórias 4D no céu europeu), e um dos métodos de aquisição de dados de trajetória em aeronaves comerciais, o Automatic Dependent Surveillance-Broadcast (ADS-B). Toda esta explicação teórica, dá lugar à apresentação dos conteúdos formais e matemáticos por detrás dos métodos implementados, tais como: Condições de Otimalidade, Geração de Erro Gaussiano, Funções Kernel aplicadas, bem como uma explicação de como a Localização Aeroespacial decorre numa aeronave comercial. Por fim, os dados foram simulados e validados num contexto de Previsão de Trajetória, permitindo assim obter, no final, uma função que preveja a trajetória da aeronave em todo o seu percurso. Para isso, foram utilizadas três trajetórias distintas, criadas através da implementação do Algoritmo de Simulação Numérica RK-Butcher, bem como um ambiente de navegação de quatro dimensões, em que a aeronave define a sua trajetória inicialmente, através de um conjunto de waypoints definidos anteriormente. No final, é possível observar não só o sucesso da implementação desta metodologia, bem como fazer um estudo comparativo entre os diferentes métodos utilizados. Após uma reflexão sobre os resultados obtidos, e analisando o conteúdo de todo o trabalho através de vários prismas, é possível fazer uma apreciação bastante positiva do projeto desenvolvido. Não só os resultados foram de acordo com o pretendido, tendo sido obtidas todas as funções de previsão com sucesso, mas também foi possível obter uma visão geral acerca da vasta aplicação que estes métodos detêm, não só na área da Engenharia Aeronáutica, mas como em qualquer setor de investigação científica.
- 4D Fuel Optimal Trajectory Generation from Waypoint NetworksPublication . Ahmed, Kawser; Bousson, KouamanaThe purpose of this thesis is to develop a trajectory optimization algorithm that finds a fuel optimal trajectory from 4D waypoint networks, where the arrival time is specified for each waypoint in the network. Generating optimal aircraft trajectory that minimizes fuel burn and associated environmental emissions helps the aviation industry cope with increasing fuel costs and reduce aviation induced climate change, as CO2 is directly related to the amount of fuel burned, therefore reduction in fuel burn implies a reduction in CO2 emissions as well. A single source shortest path algorithm is presented to generate the optimal aircraft trajectory that minimizes the total fuel burn between the initial and final waypoint in pre-defined 4D waypoint networks. In this work the 4D waypoint networks only consist of waypoints for climb, cruise and descent phases of the flight without the takeoff and landing approach. The fuel optimal trajectory is generated for three different lengths of flights (short, medium and long haul flight) for two different commercial aircraft considering no wind. The Results about the presented applications show that by flying a fuel optimal trajectory, which was found by implying a single source shortest path algorithm (Dijkstra’s algorithm) can lead to reduction of average fuel burn of international flights by 2.8% of the total trip fuel. By using the same algorithm in 4D waypoints networks it is also possible to generate an optimal trajectory that minimizes the flight time. By flying this trajectory average of 2.6% of total travel time can be saved, depends on the trip length and aircraft types.
- FacebookerPublication . Ferreira, Júlio Lucena; Elias, Herlander AlvesCom a evolução da tecnologia surgem ferramentas e recursos que permitem às pessoas muitos processos de interligações, na ação evolutiva decorrente da tecnologia da comunicação os meios e as pessoas passam por procedimentos de convergência, onde os dados e as informações colidem em um único ambiente, a Internet. Ao ser estabelecida, a Web 2.0 transforma a Internet em um ambiente de relações humanas, onde o indivíduo passa a ser o centro de tudo, a partir dele as coisas passam a acontecer em uma realidade digital e analógica, em que as fronteiras dos universos online e offline deixam de existir, onde pessoas e marcas passam a estar gradualmente mais interligadas. Em um planeta cada vez mais ocupado pelas Rede Sociais onde utilizadores por toda parte estão a se encontrar em ambientes digitais, surgem relações cada vez mais padronizadas, o Facebook se destaca como a rede com maior número de utilizadores no mundo ocidental. Nesse sentido surgem hábitos ligados à Cibercultura os quais refletem nas relações dos utilizadores das Redes Sociais; assim chegamos a um novo indivíduo o Facebooker, um descendente do Nativo Digital, com costumes e hábitos que convertem para o relacionamento, a produção de conteúdos e a prática do uso do Facebook como vitrine da sua vida. Este indivíduo estabelece ações e comportamentos, os quais o tornam agente colaborador e alvo das marcas.
