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- Natural Resources, Globalization and Sustainable Economic WelfarePublication . Faria, Samuel da Silva; Fuinhas, José Alberto Serra Ferreira RodriguesGross Domestic Product (GDP) has been the most widely accepted measure of economic performance, but it fails to accurately measure economic development, overlooking key aspects of quality of life and sustainability. Over the last few years, concern about the future of our planet and sustainability of human activity rose among public eye and political institutions, due to the increased natural resources exploitation, and the intensification and deepening of globalization. Thereby, the Index of Sustainable Economic Welfare (ISEW) emerges as the dominant alternative. This paper aims to: (i) compare both GDP and ISEW as measures of economic performance; and (ii) establish the effects of natural resources exploitation, and globalization on both economic growth and sustainable development. The research question is: Are globalization and natural resources exploitation harmful to economic development? Diagnostic tests show presence of cross-section dependence, heteroskedasticity and serial correlation. Thus, Driscoll-Kraay estimator is performed due to its robustness in the presence of these phenomena. A Panel Autoregressive Distributed Lag approach is used, which allows to check for short and long-term effects of the variables. The panel is composed by 14 OECD countries, and uses annual data for the time span from 1995 to 2013. Results show that natural resource rents have a positive effect on GDP per capita in the short-run and a negative effect on ISEW per capita both on short- and long-run. These results reveal that enhancing GDP does not account for the impacts of changes in natural capital and that natural resource exploitation may represent a hazard to sustainable development. Trade openness has a positive impact on short-term economic growth and a negative impact on long-term sustainable development. Other results show that social globalization has a positive impact on long-term economic growth and that political integration is positive for economic welfare. Policy makers ought to consider ISEW as an alternative and more accurate measure of economic development, should implement policies that reduce the depletion of natural resources, and confine the harmful effects of globalization to enhance economic development and create more welfare.
- Ferramenta computacional de dimensionamento e avaliação do desempenho térmico e eficiência energética de câmaras de frioPublication . Marques, João António Patrício; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis OliveiraO processamento de alimentos e a sua conservação representam fatores decisivos para a sustentabilidade do planeta, dado o crescimento significativo da população mundial nas últimas décadas. Por esse motivo, a refrigeração dos produtos alimentares tem vindo a ser objeto de estudo e aperfeiçoamento de modo a ser possível garantir o abastecimento de alimentos com boa qualidade, controlando as especificações da refrigeração/congelação durante os processos de fabrico e armazenamento. Os sistemas de refrigeração e/ou congelação, para além de serem os maiores consumidores de energia elétrica de uma indústria agroalimentar, são denominados consumidores intensivos, pois este consumo é contínuo. A necessidade de racionalizar energia, resultado do aumento do consumo energético, tem levado à procura de novas metodologias e soluções, a fim de otimizar processos industriais para promover a eficiência energética. Com o intuito de promover uma melhoria do desempenho energético das indústrias agroalimentares, desenvolveu-se uma ferramenta computacional com base na linguagem de programação Java e Netbeans, para análise das cargas térmicas e elétricas de câmaras de frio. Esta ferramenta permite que sejam analisadas as cargas de, no máximo, seis câmaras de frio, refrigeração e/ou congelação, de uma indústria agroalimentar. É requerida a introdução de informações referentes às características técnicas destas câmaras, permitindo assim calcular as cargas térmicas associadas à envolvente, infiltração de ar, sistemas de descongelação, empilhadores, iluminação, produtos, pessoal, evaporadores e outras perdas. Os dados introduzidos permitem também determinar as cargas elétricas dos evaporadores, condensadores, compressor, sistema de descongelação, iluminação, e outras perdas. Esta ferramenta possui uma opção que permite o uso de um ficheiro climático, uma vez que as cargas associadas à envolvente, infiltração de ar e do sistema de descongelação são influenciadas por fatores que variam ao longo do ano, permitindo assim obter uma análise dinâmica da variação das cargas o longo do ano. Os resultados referentes às cargas dos componentes das câmaras são apresentados, individualmente, em tabelas e também é possível serem observados graficamente, onde é apresentada a percentagem do impacto de cada componente, por forma a facilitar a sua análise, tornando-a mais simples e expedita. No que toca à validação de resultados, duas empresas do sector agroalimentar, uma da fileira das carnes e outra da fileira dos lacticínios, foram analisadas e os valores obtidos na ferramenta computacional foram comparados com os resultados de outra ferramenta computacional disponível para validação de resultaods. Através desta comparação, verificou-se diferenças mínimas no que diz respeito às cargas calculadas, o que atesta a precisão da ferramenta e fundamenta a sua utilização nas empresas nacionais do setor agroalimentar com o intuito de promover reduções no consumo energético, quer seja por medidas técnicas ou por aplicação de boas práticas, que se possam traduzir num aumento de competitividade do setor.
- Simulação Numérica de um Veículo AéreoPublication . Trindade, Luís Guilherme Monteiro Mouquinho; Silva, Jorge Miguel dos Reis; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaTendo como intuito responder a problemas de mobilidade, nomeadamente aqueles que se relacionam com o transporte de mercadorias em meio urbano, nasceu em 2014, na cidade da Covilhã, na região da Beira Interior, em Portugal, o projeto UrbLog que viria a evoluir para um Sistema de Transporte Aéreo Multifuncional sujeito a pedido de patente nacional e internacional. Os dirigíveis foram amplamente utilizados entre 1920 e 1930, tendo cessado essa utilização generalizada, após o desastre de ”Hindenburg”, a 6 de maio de 1937. Nos últimos anos, ressurgiu o interesse por este tipo de veículos, nomeadamente com o caso do P-791 da ”Lockheed Martin” ou o ”Hybrid Air Vehicles” (HAV) 304 ”Airlander”, a nível industrial. Estes dois projetos representam os chamados veículos dirigíveis híbridos, que obtêm a sua sustentação a partir do movimento do corpo pelo vento relativo, conjugado com a sustentação estática providenciada pelo hélio e ainda a sustentação direta obtida pelos rotores. Com o aumento exponencial da capacidade de processamento dos computadores, nomeadamente os pessoais, começou a ser possível simular diversos tipos de escoamento, inclusivamente escoamentos impossíveis de obter em túnel de vento. Este trabalho tem como objetivo obter as curvas de coeficiente de sustentação, de resistência aerodinâmica e de momento de arfagem para um veículo aéreo dirigível. É realizada uma revisão de literatura acerca da configuração de veículos dirigíveis, a fonte de todas as forças aerodinâmicas assim como as curvas típicas de cada um dos coeficientes avaliados. É também abordada a metodologia utilizada num estudo de Dinâmica de Fluidos Computacional, assim como os modelos de turbulência utilizados. No caso de estudo é referido o modo de implementação de uma estação de trabalho do zero, as definições aplicadas durante o processo de geração de malha e o modo como foram processadas as simulações em ”cluster”. [...]
