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- Low Reynolds Number Fowler Flap DesignPublication . Oliveira, André da Silva; Silvestre, Miguel Ângelo RodriguesAir Cargo Challenge is an international competition promoting innovation in the field of small scale unmanned aircraft development, evaluating the participating aircraft through performance indicators such as maximum payload, and limiting some of its characteristics such as maximum wingspan and propulsion system. Given the frequent participation of Department of Aerospace Sciences from University of Beira Interior in this competition, and considering the lack of information concerning the use of high lift devices for low Reynolds number applications (60,000
- A influência da existência de nervuras num processo de DDTPublication . Ludovino, David Miguel Monteiro; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaA indústria propulsiva é confrontada cada vez mais com maiores exigências ao nível de desempenho e emissões. A busca incessante por dispositivos propulsivos que sejam mais eficientes e em simultâneo tenham menor peso, dimensões e emissões leva a que uma maior diversidade de dispositivos seja agora explorado. Este é o caso dos dispositivos PDE, que têm sido alvo de estudos como promissora substituição dos sistemas propulsivos existentes nos dias atualmente, sobretudo na indústria aeronáutica. Para compreender a viabilidade de um determinado dispositivo é necessário conhecer ou prever o seu desempenho. Para tal existem duas formas: construção de protótipos ou realização de simulações computacionais. A primeira das duas é demasiado dispendiosa para a indústria, pela segunda opção torna-se mais viável. Neste estudo é abordada a forma como diversos modelos numéricos resolvem simulações computacionais, escolhendo-se um deles para a simulação de um tubo combustor. O tubo combustor é dimensionado com o objetivo fazer transitar uma deflagração para detonação – processo de DDT. Pretende-se saber se a existência de nervuras espaçadas de forma regular no interior do tubo promove o processo de DDT. São realizadas, com a ferramenta Fluent da ANSYS, duas simulações computacionais semelhantes, em que varia apenas a geometria do tubo – um dos tubos tem nervuras e o outro não. É usada uma mistura pobre de etano-ar para as duas simulações. Ambas as simulações são repartidas em 4 etapas: (1) regime estacionário sem introdução de espécies; (2) regime estacionário com introdução de espécies; (3) regime transiente com as mesmas propriedades que a etapa anterior; e (4) regime transiente com ignição de escoamento. São comparados os resultados das simulações para as etapas (1), (2) e (4) e retiram-se conclusões.
