Browsing by Issue Date, starting with "2017-6-12"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- UrbLog - Prototype 3: Joint System Concept ProposalPublication . Santos, João Pedro Silva; Silva, Jorge Miguel dos Reis; Gamboa, Pedro VieiraWithin UrbLog project, this dissertation first goal involves the development of a joint system concept to apply on the tubular internal structure of a hybrid airship prototype – Prototype 3. Such concept aims the application of additive manufacturing technologies, taking advantage of all benefits associated to this type of fabrication. Resorting then to the fused filament fabrication (one of the most common type of additive manufacturing technology), and after the development of several ideas using computer aided design software, a functional joint system concept was presented. The clamping mechanism capacity of the developed joint was validated by means of a suspension test. Taking into account a possible application of additive manufacturing technology, more specifically the fused filament fabrication, on Prototype 3 structure, it is necessary to conduct studies on the commercially available materials and on the different printing settings. Therefore, the following dissertation also aimed the execution of flexural and tensile trials to analyse both the mechanical properties of parts printed with three different materials – PLA, ABS, and Carbonfil-, and the impact of the infill printing setting (or in other words evaluate the impact of an internal mass reduction). The obtained results showed that all three materials produce parts with quite distinct characteristics. While PLA parts present the highest strength values, Carbonfil and ABS printed samples are respectively the stiffer and the most ductile. The internal mass reduction study was performed by comparing the mechanical properties of test samples with 100% and 50% infill percentages. For all materials, such reduction led to a decrease on both the stiffness and strength of the printed parts. Regarding, for example the tensile and flexural strength, 50% infill parts showed a reduction of respectively 34% and 19% when comparing with the completely solid samples. It was also observed within this trial, that the infill impact on parts strength is superior comparing with the specific modulus, and that such impact increases along the applied load.
- Comportamento tabágico, experimentação de cigarros eletrónicos e atitudes de controlo de tabagismo dos Estudantes de Medicina da Universidade da Beira InteriorPublication . Soares, Rosa Margarida de Pina; Ravara, Sofia BeloIntrodução: O marketing agressivo dos cigarros eletrónicos (e-cigarette) é uma ameaça ao controlo do tabaco. A educação médica deverá privilegiar a promoção da saúde dos estudantes, realçando o papel crucial dos médicos no controlo do tabagismo, na sensibilização para os riscos associados ao consumo e no tratamento dos fumadores. Objetivos: Avaliar o comportamento tabágico, a experimentação de e-cigarette, e as atitudes de controlo de tabagismo dos estudantes dos primeiros e últimos anos do Mestrado Integrado de Medicina da Universidade da Beira Interior e compará-los com um estudo realizado em 2012. Metodologia: Estudo transversal baseado na aplicação de um questionário de autopreenchimento, em contexto de tutoria, com amostragem de conveniência. Realizou-se uma análise descritiva, inferencial e regressão logística. Resultados: Participantes: 460 estudantes; idade média de 22±3 anos; 72% raparigas. A prevalência de fumadores foi: 36,5% nos rapazes; 16,2% nas raparigas, p<0,001, sendo frequente o consumo ocasional e elevada a experimentação de múltiplos produtos de tabaco. Não foram observadas diferenças significativas de consumo entre os estudantes dos primeiros e últimos anos, nem entre os estudantes dos anos 2012 e 2016. A taxa de experimentação de e-cigarette foi de 9,6%, sendo maior nos rapazes e nos filhos de pais com instrução superior. A maioria concorda que os e-cigarette prejudicam a saúde e com a sua proibição em espaços fechados, discordando da sua eficácia como método de cessação tabágica. Cerca de 90% dos estudantes afirmam que a proibição de fumar é cumprida na FCS e nos serviços de saúde; metade concordam com o alargamento desta lei a todo o campus universitário. 51% refere estar exposto ao fumo ambiental do tabaco (FAT) na FCS; 27% manifesta consistentemente o seu desagrado por essa exposição. Verificou-se uma associação entre ser fumador e ter atitudes mais permissivas em relação ao tabagismo e à exposição ao FAT. Conclusão: A prevalência de tabagismo é alta entre os estudantes de medicina da FCS, sobretudo no sexo masculino, sendo frequente o consumo ocasional e elevada a experimentação de múltiplos produtos. Não foram observadas diferenças significativas de consumo entre os estudantes dos primeiros e últimos anos do curso, nem entre os estudantes do ano 2012 e 2016. A frequência do Mestrado de Medicina não promove a cessação tabágica dos estudantes, nem a prevenção do comportamento tabágico entre os jovens médicos, alertando para a necessidade de uma estratégia abrangente de prevenção e controlo de tabaco em Portugal e envolvendo as Faculdades de Medicina.
- Agenda para a Saúde – mOrganizerPublication . Marques, João Mário Carvalho de Oliveira; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro deIntrodução: A não adesão terapêutica é um problema real, crescente e atual, com impacto na saúde do paciente e na eficiência dos processos terapêuticos. A sua elevada prevalência reflete-se numa maior procura dos serviços de saúde e num maior gasto económico pelo aumento das prescrições e consultas médicas que, de outra forma, seriam desnecessárias e evitáveis caso ocorresse uma gestão mais eficiente dos recursos. Objetivos: Criação de uma aplicação informática móvel (mOrganizer), exemplificativa de um conceito que servirá como ponte entre o paciente e o sistema informático SClínico (sistema informático desenvolvido pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde que visa ser a aplicação transversal a todos os prestadores de cuidados de saúde do Sistema Nacional de Saúde Português na gestão dos processos clínicos). Metodologia: Para o desenvolvimento da aplicação móvel mOrganizer foi necessário utilizar os programas: AndroidStudio, JAVA e JSON. Para efeitos de armazenamento de base de dados recorreu-se a phpMyAdmin, php e HTML para implementar a aplicação WEB. Resultados: A aplicação permite o acesso e a organização do plano terapêutico de acordo com as recomendações médicas, de forma simples e clara, com o recurso à emissão de alertas caso estes sejam desejados. Nesta ‘Agenda de Saúde’ é ainda possível ao utente ter informação acerca da marcação das suas consultas médicas e de enfermagem, do agendamento de análises clínicas ou restantes métodos complementares de diagnóstico, da calendarização das suas vacinações, entre outros aspetos. Para o profissional de saúde, esta aplicação servirá como salvaguarda de que as informações transmitidas ao utente não serão esquecidas ou deturpadas tão facilmente, assegurando-lhe um acesso fácil a essa mesma informação sempre que necessitar. Conclusão: Após o estudo das ofertas de aplicações móveis na área de saúde percebeu-se rapidamente a necessidade de uma ferramenta com estas características para ser mais um argumento contra a não adesão. Concluímos que este modelo tem um valor acrescido na gestão da saúde de cada paciente ao diminuir o viés de interpretação e de esquecimento que possa existir face às recomendações do médico. Com esta aplicação, espera-se alcançar um melhor acompanhamento dos nossos utentes promovendo o seu empowerment, capacitando-os para um papel mais ativo e preponderante numa gestão mais eficiente da sua saúde e numa maior e mais próxima interação com o seu médico.
- Uso de opióides na dor crónica não oncológicaPublication . Azevedo, Alda Sofia Condez Anes de; Santos, Vitor Manuel dosIntrodução: A dor crónica é um problema atual de saúde pública com altos custos individuais e sociais e que afeta uma percentagem considerável da população portuguesa. As principais causas de dor crónica são as patologias do foro osteoarticular e musculosquelético, que são particularmente frequentes nos cuidados de saúde primários. Os opióides são um pilar importante no tratamento da dor crónica não oncológica moderada a forte. No entanto, existe ainda alguma resistência à prescrição de opióides, o que pode levar ao subtratamento da dor e à diminuição da qualidade de vida dos pacientes. Os objetivos desta dissertação são, através de uma revisão bibliográfica da literatura, perceber as crenças e atitudes dos médicos relativamente ao uso de opióides e identificar as razões que levam ao receio de os prescrever. O foco será nos cuidados de saúde primários, por serem os médicos de família os principais responsáveis pelo tratamento da dor crónica. Pretende-se também desmitificar algumas ideias incorretas que ainda existem relativamente à utilização de opióides no tratamento da dor crónica não oncológica. Metodologia: Foi feita uma pesquisa bibliográfica na base de dados Pubmed, na revista DOR e nas plataformas online da Direção-Geral da Saúde, European Pain Federation e International Association for the Study of Pain. Os termos da pesquisa foram uma associação das palavras-chaves: “chronic pain”, “opioids”, “chronic non-cancer pain” e “primary health care”, “opióides”, “dor crónica” e “dor crónica não oncológica”. Foram excluídos os estudos que se focassem em especialidades que não os cuidados de saúde primários e que abordassem apenas dor crónica de etiologia oncológica. Resultados: Nos últimos anos tem-se verificado um aumento global no consumo de opióides. No entanto, apesar das várias guidelines e recomendações existentes, ainda se observa uma grande relutância no uso de opióides para a dor crónica não oncológica, tanto por parte dos médicos, como dos pacientes. As principais razões referidas pelos médicos para a sua resistência na prescrição de opióides são a possível ocorrência de comportamentos abusivos e de adição, e a falta de formação e experiência prática. Esta insuficiente formação parece ser um problema que vem já da formação pré-graduada, pois a maioria das escolas médicas europeias tem um tempo insuficiente dedicado ao ensino sobre a dor no seu currículo. Discussão e conclusão: É urgente o investimento na educação pré e pós graduada relativamente à dor crónica e o seu tratamento, com especial destaque para a prescrição de opióides. Existe ainda evidência fraca relativamente à eficácia e segurança do uso de opióides a longo prazo, sendo assim necessários mais estudos realizados a longo prazo.
- In-flight thrust measuring system using onboard force transducerPublication . Carrola, Pedro Miguel Costa; Gamboa, Pedro VieiraThe present work focused on the implementation and validation of an in-flight thrust measuring system using onboard instrumentation. This system was integrated and tested onboard the 01¬harapo UAV, from the Aerospace Sciences Department of University of Beira Interior, resulting from the need to have a fully equipped and instrumented flying test bed to assess and validate variable span wings prototypes using morphing technologies. This system comprises a force transducer (load cell) and a compatible signal conditioner which filters and amplifies the load cell signal. An infra-red temperature sensor was also added to the system in order to correct the thrust readings for temperature effects. The load cell signal conditioner and temperature sen¬sor communicate with the UAV flight management unit which works as data acquisition system. The in-flight parameters regarding propeller thrust and load cell temperature can be real-time monitored. The load cell was completely characterised in terms of its calibration curves both within and without the compensated range. Then, an assessment was conducted to quantify the UAV transmission shaft friction magnitude. Thereafter, with both the load cell calibration curves and with the friction compensation equation, the final in-flight thrust equations were found and implemented into the UAV flight management unit. At this stage, the entire in-flight thrust measuring system was characterized in terms of its performance, that is, in terms of its non-repeatability, non-linearity, hysteresis and creep. Regarding the system validation process, in-flight and wind tunnel tests were performed. These tests were conducted for different air¬speeds and different throttle settings in order to obtain thrust values for different propeller advance ratios. An uncertainty analysis was also carried out with the aim of attaining the accu¬racy and precision level of the various results obtained. ln general, for lower throttle settings (below 35% of the full throttle), the system seems to have low sensitive to measure low thrust magnitudes. Nevertheless, and despite all the factors that had a negative effect on the mea¬suring system accuracy, for throttle settings above 35% the in-flight thrust values showed a satisfactory agreement with the corresponding wind tunnel ones. For future system iterations, a few enhancements were proposed as well.
- Estará a sub-utilização dos beta-bloqueantes associada a aumento de mortalidade em doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica que desenvolveram Enfarte Agudo do Miocárdio?Publication . Santos, Francisca Cardia; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro deIntrodução As doenças cardiovasculares são muito comuns entre os doentes que sofrem de doença pulmonar obstrutiva crónica. A caracterização da relação entre doença pulmonar obstrutiva crónica e enfarte agudo do miocárdio ainda não está claramente descrita, sendo importante fazer uma análise de várias vertentes, comportamental, sócio-demográfica, comorbilidades associadas e abordagem farmacológica. Desta forma, é pertinente analisar e conhecer a relação entre as referidas patologias, para que possa haver uma melhor abordagem na gestão das mesmas. Objectivos Perceber de que forma a sub-prescrição de beta-bloqueantes, em doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica que desenvolveram enfarte agudo do miocárdio, está relacionada com o aumento de mortalidade nestes doentes. Ficando em aberto a possibilidade de, com este trabalho, se encontrarem áreas de investigação que ajudem na decisão clínica mais adequada. Metodologia Revisão bibliográfica com base em artigos científicos actuais. Resultados Doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica recebem com menos frequência beta-bloqueantes, após enfarte agudo do miocárdio, comparativamente com aqueles sem esta patologia. A maioria dos estudos defende que o uso de beta-bloqueantes diminui a mortalidade após enfarte, todavia estes resultados não são unânimes. Não foi encontrada nenhuma evidência entre o uso de beta-bloqueantes e prejuízo da função respiratória. Registou-se uma preferência pelo uso de beta-bloqueantes cardio-selectivos em detrimento dos não selectivos. Conclusão Vários estudos apontam para melhores outcomes resultantes da administração de beta-bloqueantes, contudo estes resultados não são globais. Doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica, aos quais foram prescritos beta-bloqueantes, encontram-se melhor clinicamente, isto pode implicar que os beta-bloqueantes podem não conferir os mesmos benefícios em adultos idosos que os observados em adultos jovens. A ponderação da administração deste grupo farmacológico deve ser feita caso a caso, dando sempre preferência ao uso de beta-bloqueantes cardio-selectivos.