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- Percurso e narrativa no espaço museológicoPublication . Araújo, Élvio Lourenço Silva; Marum, Jorge Humberto CanastraA presente dissertação propõe um projeto de arquitetura para uma unidade museológica na ilha da Madeira, para acolher a coleção de arte moderna e contemporânea do colecionador português José Berardo. Esta obra tem por objetivo interpretar o conceito, a função, a evolução, o propósito e as características dos museus, em particular abordando a questão do percurso e a relação narrativa como fios condutores da obra museológica. Deste modo, conduz-se a um projeto que expressa desde a sua génese a relação entre narrativa e percurso no seu espaço. Consequentemente a peça arquitetónica, reconhece e tenta responder às importantes questões das problemáticas levantadas por autores e especialistas do universo museológico. Este documento escrito consiste na íntegra numa memória descritiva e justificativa do projeto do museu para a Coleção Berardo, sobre o qual faz uma abordagem sobre a contextualização geográfica, conceito, articulação do programa e tecnologias e construção.
- Repensar o Espaço do ArquitetoPublication . Martins, Cátia Sofia Pires; Jular, Jorge Eduardo RamosA relação reciproca entre o arquiteto e o seu espaço de trabalho, atenta discussões e reflexões sobre o tipo de ocupação que cada arquiteto exerce sobre o seu próprio espaço. Inevitavelmente estas reflexões remetem para questões ideológicas da ocupação do lugar. O local de trabalho do arquiteto funciona como um espaço de produção de ideias. Porém é importante saber de onde é que surgiu e de que forma se tem concebido ao longo dos anos. Assim, a presente dissertação vai abordar o seu surgimento, as suas características, e as suas especialidades. Esta dissertação irá fornecer um estudo elaborado daqueles que foram os principais ateliês e qual a influência que tiveram no mundo da arquitetura. O seu estudo e análise refletem ser importantes para entender como o espaço do arquiteto funciona. Num primeiro momento, é importante proceder a uma reflexão teórica numa tentativa de perceber qual a evolução a que o espaço do arquiteto esteve sujeito, de que forma deve ser percebido o lugar como refugio e retiro, e que importância tem para o ensino enquanto aprendiz de arquitetura. Na perspetiva de criar um espaço ideal para este trabalho é necessário saber de que forma ele se comporta nos diversos autores, saber quais sãos os principais espaços que o constituem e de que forma se compreendem, dependendo do lugar onde estão inseridos. Numa contextualização geral, o ateliê é definido por um conjunto de espaços que permitem o bom funcionamento. Assim, todos os casos de estudo serão contextualizados de acordo com este modelo. Pretende-se reestruturar este espaço para que ele consiga adaptar-se a todos os lugares e a todas as pessoas. Procura-se entender de que forma isso é possível, tornam-no num espaço ideal. Teoricamente, pretende-se que seja um espaço capaz de se gerar por si próprio e na prática capaz de ser transportado para qualquer lado. Finalmente, propõe-se desenvolver um protótipo de ateliê que, através da sua estrutura seja capaz de responder as necessidades específicas que surgem nos dias de hoje, e seja capaz de criar dinâmica na construção do espaço.
- O Jardim Japonês como Elemento Moderador do Espaço e do LugarPublication . Dias, Cristiano Aurélio Sousa; Jular, Jorge Eduardo RamosA presente dissertação assenta na realização de uma proposta para um Centro Cultural Japonês, localizado no centro de Tóquio, como forma de resposta e adaptação de um programa atribuído no site de concursos BeeBreeders. Falar numa intervenção numa cidade ancestral como Tóquio, implica falar da sua História, do seu quotidiano, da sua herança cultural e da interação desta com o resto do Mundo. Os acontecimentos históricos que mais contribuíram para a abertura desta cidade do Império do Sol Nascente ao mundo, ocorreram sobretudo a partir dos finais do século XIX, intensificaramse no período pós-guerra e conduziram a uma modernização e interacção com novas culturas, como a ocidental. Por sua vez, esta expansão cultural despertou interesse e curiosidade pelo estudo das diversas características e peculiaridades próprias deste povo. Pretende-se conhecer e explorar alguns elementos conceptuais, simbologia e significados de aspectos da cultura e estética japonesas, e reflectir sobre a temática do Jardim e do lugar onde está inserido, adaptando-os para o campo da arquitectura. Desta forma, a presente dissertação surge como uma proposta para um Centro Cultural Japonês, sito no “coração” de Tóquio, mais propriamente no distrito de Chiyoda. Tem como base um local de intervenção e um programa atribuídos no site de concursos BeeBreeders, onde se pretende a realização de um espaço lúdico. Como consequência da envolvente do local de intervenção, o tema foi adaptado e ampliado de forma a que se pudesse entender melhor o “Jardim” e a sua relação com o “Espaço e o Lugar” que o circunscreve.
- Análise de secções de betão armado com base no modelo de treliça com amolecimentoPublication . Cerquido, Bernardo Miguel Dias; Bernardo, Luís Filipe Almeida; Horowitz, BernardoNeste trabalho é estudado o comportamento de vigas de betão armado solicitadas à torção combinada com flexão, com base no modelo de treliça com amolecimento. Para tal, é utilizado o modelo Combined Action Softened Truss Model (CA-STM) para prever o comportamento global de vigas ensaiadas à combinação de esforços especificada anteriormente e cujos resultados experimentais foram recolhidos na bibliografia consultada. Para isso, tendo em conta que o CA-STM é baseado no modelo Rotating-Angle Softened Truss Model (RA-STM), numa primeira fase é estudado o RA-STM, onde são introduzidas novas relações constitutivas dos materiais, baseadas em estudos mais recentes, com o intuito de melhorar a previsão do modelo e estender as suas previsões ao comportamento pós-pico de painéis ao corte. As alterações introduzidas são validadas com base nos resultados experimentais de 19 painéis de betão armado, ensaiados a um estado de tensão de corte puro e cujos resultados foram recolhidos na bibliografia. Posteriormente, as alterações introduzidas no RA-STM são incorporadas também no CA-STM, sendo validadas através da comparação das previsões deste modelo com os resultados experimentais de 72 vigas de betão armado, recolhidos na literatura, ensaiadas à torção pura e à torção combinada com flexão. Como procedimento de solução para ambos os modelos anteriormente referidos, em substituição dos procedimentos originais, onde a solução é obtida por tentativa e erro, é adotado um procedimento eficiente proposto recentemente e que se mostrou apropriado para os objetivos deste trabalho.