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- Análise do Ciclo de Vida de Produtos LácteosPublication . Nunes, Óscar Soares; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis OliveiraNa atualidade, observa-se uma crescente valorização dos mercados na atribuição de um rótulo ecológico aos produtos. Tendo em conta que todos possuem um impacto ambiental associado à sua produção, torna-se fundamental analisar todos os processos de produção para uma melhor perceção dos impactos de cada um. No presente estudo são analisados os impactos ambientais de um produto regional, o Queijo da Beira Baixa, sendo esta a maior região nacional de efetivo leiteiro ovino. Para tal, é desenvolvida uma Análise do Ciclo de Vida (ACV) e correspondente tratamento dos dados na ferramenta computacional GaBi, permitindo analisar os impactos ambientais das alterações climáticas, acidificação terrestre e eutrofização das águas de todos os processos produtivos, não somente da queijaria, mas também de uma exploração leiteira típica da região onde se inclui a análise à fábrica fornecedora da ração animal. Neste sentido, analisam-se as entradas e saídas de cada sistema segundo uma fronteira de berço-à-portão, com o intuito de obter os impactos ambientais deste queijo tradicional regional. Na tentativa de tornar este produto mais ecológico, constituíram-se cenários alternativos recorrendo à utilização de energias renováveis na queijaria. Tal como era expectável de outros estudos semelhantes, os resultados revelam que é na produção de leite da exploração leiteira onde ocorrem os maiores impactos das quatro categorias selecionadas, sobretudo devido ao cultivo da alimentação por forragens e também necessária na produção da ração animal, onde estão contidos os processos de fertilização e de preparação dos terrenos. Também a fermentação entérica dos animais, bem como a gestão dos estrumes apresentaram contribuições relevantes. Esta análise detalhada permite concluir que no panorama global, o impacto da queijaria é praticamente insignificante. As soluções apresentadas nos cenários alternativos apresentam melhorias reduzidas. Ainda assim, este resultado pode ser colocado a favor da queijaria, redirecionando o marketing e a publicidade para uma vertente ambiental cuidada e pouco impactante dos processos produtivos da queijaria, e consequentemente dos produtos nela produzidos.
