Browsing by Issue Date, starting with "2018-04-26"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Estudos das Potencialidades farmacológicas de plantas endémicas /medicinais de Cabo VerdePublication . Cardoso, Nadir Alves; López Rodilla, Jesus MiguelEm Cabo Verde há uma forte prática da medicina tradicional, mas verifica-se pouca informação sobre a composição química de algumas espécies endémicas usadas nesse tipo de terapia. Esse facto motivou o desenvolvimento deste tema dissertativo. Os objetivos principais são (i) analisar a composição química de duas plantas de uso tradicional da medicina popular selecionadas da flora Cabo-verdiana, nomeadamente o Campylanthus glaber Benth ssp glaber e a Globularia amygdalifolia Webb; (ii) realizar extratos em solventes de diferentes polaridades; (iii) proceder ao fracionamento, purificação e isolação dos seus princípios bioativos. Para a identificação e caracterização dos compostos presentes nas plantas procedeu-se à extração sólido – líquido, usando-se três solventes a frio, por ordem crescente de polaridade: n-hexano, acetona e etanol. Na caracterização dos componentes isolados, as suas estruturas foram completamente elucidadas por técnicas comummente utilizadas no campo da fitoquímica, tais como: a Espectrometria de Massa (MS), a Ressonância Magnética Nuclear (RMN), o Infravermelho (IV), o fracionamento em cromatográfico em coluna (CC), a cromatografia em camada fina (CCF) e a cromatografia gasosa com espectrómetro de massa (GC-MS). No estudo efetuado sobre as folhas de Campylanthus glaber Benth ssp glaber verificouse que para além dos compostos principais e maioritários como o Esqualeno (55,17 %), Hentriacontano (37,82%; 31,20%) e o octadecanal (27,51%), misturas de triacilglicerois, cetona artemisa (79,79 %) e de a-tecoferol (Vitamina E) (75,41 %), estas apresentam uma serie de compostos como esteres metílicos, hidrocarbonetos, triterpenoides, fitoesteróis , ácidos fenólicos, ácidos gordos e álcoois gordos de cadeia linear de interesse químico e biológico. Relativamente ao estudo fitoquímico da espécie Globularia amygdalifolia Webb, foram identificados nos extratos de hexano os compostos maioritários ß-sitosterol (87,46%), handianol (cicloartenol), dihidrocalisterol, ß-dihidrofucosterol e ácido z,z-9,12- octadecadienóico , 9, 12, 15 octadecatrienoato de metilo e 9, 12 octadecadienoato de metilo. No estudo efetuado ao extrato de acetona solúvel em clorofórmio e da análise efetuada nas frações obtidas por RMN de 13C e de 1H, verifica-se a existência de um único composto em toda a fração, a globularina, um derivado do catalpol, formado por um iridoide e uma unidade de glucose. Portanto, este é o primeiro estudo sobre a caracterização dos compostos dos extratos de hexano e de acetona para estes géneros. Deste modo, espera-se que os resultados desta pesquisa representem um passo para a realização de mais estudos sobre a atividade biológica dos constituintes químicos presentes nas espécies em apreço.
- Avaliação do comprimento do colo uterino das grávidasPublication . Pintor, Inês Fontes Almeida; Meyer, Fernanda Taliberti Pereto; Oliveira, José António Martinez Souto deINTRODUÇÃO: o encurtamento do colo uterino pode estar associado a vários fatores maternos. A definição de colo curto é muito variável, mas têm sido aceites valores abaixo de 25mm; a medição deverá ser efetuada por ecografia transvaginal, o método com mais aceitação científica. Dentro dos desfechos prováveis associados ao colo curto na gravidez, aquele que tem mais destaque pela sua prevalência e morbimortalidade é o parto pré-termo. OBJETIVOS: compreender a realidade do Centro Hospitalar Cova da Beira no que concerne à problemática do colo curto na gravidez, fatores que condicionam o encurtamento ou que o previnem, a sua relação com o parto pré-termo e comparar os métodos para a medição do colo, confirmando a vantagem do transvaginal. METODOLOGIA: estudo observacional, analítico e retrospetivo, cujos dados foram recolhidos dos processos clínicos das grávidas que tiveram parto com um nado-vivo, nascido entre 1 de julho de 2013 e 30 de junho de 2016 no Centro Hospitalar Cova da Beira. RESULTADOS: a amostra é constituída por um grupo de estudo (118 casos: 17 no grupo de alto risco; 101 no grupo de médio risco) e um grupo de controlo/baixo risco (21 elementos). No grupo de alto risco, a maioria das grávidas era multípara, pertencia ao grupo etário mais elevado e ao grupo de peso mais baixo; Apesar de nenhum resultado ser estatisticamente significativo, fatores como mioma, streptococcus do grupo B, infeção do trato urinário, diabetes gestacional e prematuridade prévia tiveram maior percentagem no grupo de baixo risco; a via mais utilizada para a cervicometria foi a transabdominal (60.4%), mas a maioria (64.7%) dos casos de alto risco foram detetados por via transvaginal. A progesterona foi utilizada em 9 grávidas do grupo de médio risco e 9 do grupo de alto risco; dentro do grupo de médio risco, as grávidas tratadas não tiveram os desfechos adversos estudados, ao contrário das não tratadas. CONCLUSÃO: para diminuir a ocorrência de vieses, deve incentivar-se os trabalhos futuros a: serem elaborados como estudo prospetivo ou mediante questionário; que a amostra seja mais abrangente; utilizar como base para retirada de dados as grávidas que realizaram ecografia e não os nados-vivos. Este estudo não permite tirar conclusões à cerca dos fatores que influenciam o cérvix na população estudada; ainda assim, alerta para a necessidade de continuar a realizar o rastreio do colo curto e a tratar os casos de alto risco com progesterona por via vaginal, para evitar o parto prematuro.
- Information Systems for supporting decision-making process in SME’sPublication . Nikuma, Daniela Barbosa; Azevedo, Susana Maria Palavra GarridoThe present work offers a Systematic Literature Review (SLR) to analyze how information systems could improve decision making in SMEs with a focus on objectives and methods used, types of information systems, benefits and the main impacts associated with the use of IS to support decisions in SMEs. A conceptual framework containing this issues is developed. The literature review is based on articles from journals and conference articles from 2008 to 2018, using B-on, Science Direct and Web of Science databases. Thus, this systematic literature review represents an important contribution to the organizations and researchers, making it possible to clarify approaches and components of IS use to improve decision making in SMEs.
