Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-11"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Projeto e caracterização de um material gradiente funcional para escudos térmicos aeroespaciaisPublication . Babo, Débora Rafaela Telha de; Silva, Abílio Manuel Pereira da; Gamboa, Pedro VieiraO uso de revestimentos de barreiras térmicas (TBC’s) em componentes da área aeronáutica e aeroespacial é fundamental para a proteção dos materiais em condições de serviço severas. Estes TBC’s protegem os componentes das elevadas temperaturas e minimizam o seu desgaste e corrosão. Na área aeronáutica a temperatura de serviço está limitada usualmente a 1200ºC, enquanto que na área aeroespacial, em especial no caso de aeronaves tripuladas, o escudo térmico também necessita de ser melhorado (mais leve e reutilizável). Neste contexto, é necessário o desenvolvimento de novos materiais. Diversos estudos apontam o compósito cerâmico baseado em zirconato de cálcio como uma alternativa viável para ambientes hostis (elevada temperatura, corrosão, desgaste e erosão). A adição de óxido de magnésio, através de uma solução sólida, permite obter um compósito cerâmico CaZrO3 – MgO (CZ-M) com melhores propriedades. Assim, foram desenvolvidas, fabricadas e caracterizadas amostras com diferentes composições (1:3, 1:1 e 2:3 de CZ-M). Além destas, fabricaram-se materiais com variação da sua composição lamelar (FGM). Obteve-se materiais densos, de microestrutura homogénea e com tamanho reduzido de grão. Os materiais monolíticos apresentam uma dureza de 9,8 a 10,1 GPa, uma tenacidade à fratura de 1,6 MPa.m1/2 a 2,1 MPa.m1/2, uma condutividade térmica de 0,59 W/mK a 0,79 W/mK e uma energia de superfície de 43,27 mN/m a 51,39 mN/m. Estes resultados estão de acordo com a literatura e com os valores obtidos na composição lamelar. Assim, conclui-se que este compósito cerâmico de gradiente funcional é um bom candidato para revestimentos de barreiras térmicas.
- Comportamentos saudáveis e indicadores de ansiedade e depressão em estudantes universitáriosPublication . Melfe, Dalila Maria Marrocano; Silva, Cláudia Maria Gomes Mendes daA presente investigação tem como principal objetivo a análise da relação existente entre os comportamentos de saúde adotados pelos estudantes universitários, da Universidade da Beira Interior, e a presença de indicadores de ansiedade e depressão. Esta investigação toma a forma de um estudo descritivo, correlacional e transversal, conseguido através de instrumentos de autorresposta [Questionário Sociodemográfico, Questionário de Atitudes e Comportamentos de Saúde (QACS) e Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS)] aplicados a alunos de primeiro e segundo ciclo de estudos. No total, a amostra conta com 328 participantes, dos quais 62% pertencem ao género feminino. A média de idades dos participantes é de 21 anos, 50% são naturais da região centro de Portugal Continental, 77% frequentam o primeiro ano do primeiro ciclo (licenciatura) e 23% frequentam o primeiro ano do segundo ciclo (mestrado). Os resultados obtidos indicam que se verifica uma maior presença de indicadores de ansiedade no género feminino, bem como nos estudantes de segundo ciclo. Além disso, verificam-se influências significativas ao nível da relação existente entre os diversos comportamentos de saúde, nomeadamente no que concerne ao facto de que os estudantes que dormem menos, tomam mais refeições por dia. Não obstante, salienta-se ainda a baixa qualidade de sono e perceção de saúde em estudantes com indicadores de depressão. Desta forma, realça-se o papel do contexto académico na contribuição para estilos de vida mais saudáveis nos seus estudantes, para além da necessidade de existência de medidas preventivas e de apoio a alunos que revelem a presença de indicadores de perturbações mentais, como ansiedade e depressão.
- Importância da afetividade no sucesso escolar a Matemática no ensino primário em AngolaPublication . Ramos, Hernany Lucas José; Simões, Maria de Fátima de JesusEsta dissertação constitui o produto do esforço de investigação acerca da importância da afetividade no sucesso escolar da matemática no ensino primário. O objetivo primordial era o de analisar a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem e na relação pedagógica professor-aluno. Porém, este objetivo encontra-se em consonância com o estado da arte, que está focado, essencialmente, no papel da afetividade no sucesso escolar, partindo de várias perspetivas teóricas e destacando o papel da afetividade na sala de aula e na atuação dos professores. De facto, o bom professor e o sucesso do aluno na sala de aula encontram na ludicidade um caminho para o sucesso em Matemática. Assim, o problema de investigação e a discussão são enriquecidos por uma abordagem empírica que contou com a participação de cerca de 93 sujeitos, primando por uma metodologia inovadora que coadune a investigação com a problematização, o que justifica o estudo quer do papel da afetividade na sala de aula, quer do comportamento do professor. Por fim, a discussão dos dados conduz à conclusão de que a afetividade é a base da construção da personalidade do aluno nos primeiros anos de escolaridade. Apesar da complexibildade dos resultados da observação, temos um texto fácil de ser compreendido, pois sobressai a capacidade de problematizar. E, será sem duvidas profícuo para professores e alunos, particularmente para quebrar o tabu de a Matemática ser uma disciplina difícil de compreender.
- Sustainable urban mobility in European citiesPublication . Costa, Cátia Pinto da; Marques, António Manuel CardosoTo conceive the performance of the sustainability level in relation to transport infrastructure and systems, the economic, social and environmental composite indicators (CIs) were created. Each one was composed by 3 sub-indicators. To do that, data of 16 European cities were analyzed for the year 2015. With the creation of these indicators it is possible to discern which characteristics stand out in terms of sustainability in the transport system. The whole sample play a key role in these procedures, once the analysis of each dimensions in each city depends of the sample dimension. The perception of the forces and weaknesses at the transport level was performed through the CIs, and the cluster analysis. Additionally, the Pearson’s correlations were performed to compare some city’s specifications with the created indicators. The main findings prove that, cities that are small and denser show better results in terms of sustainability. Furthermore, richer cities tend to have a better performance in sustainability. This way, it is intended to better understand the flaws and to create more specific and efficient policies for the improvement of urban mobility.
- Proposta do Sistema de Conversão e Controlo Electrónico de Postos de Carregamento com Recurso a Energia SolarPublication . Luemba, Alfredo Sango Buzi; Calado, Maria do Rosário AlvesAtualmente, os veículos eléctricos têm sido indispensáveis no crescimento da sociedade moderna, e têm ganhado espaço no ramo da indústria, de maneira a substituir os veículos de combustão interna, devido ao grande impacto ambiental que estes veículos têm causado ao meio ambiente. No entanto, espera-se que num futuro próximo, os veículos de combustão interna, possam ser substituídos por veículos eléctricos. A bicicleta eléctrica desempenha um fundamental papel na sociedade atual, sendo um meio de transporte ambientalmente amigável, e não só. Também pelo facto de ser barato e de utilizar energia limpa. Este meio de transporte tem sido adotado por muitas pessoas, especialmente em cidades muito congestionadas. A bicicleta eléctrica é um veículo constituído por motor eléctrico, que é o responsável pela tração da bicicleta; a bateria, que fornece a energia eléctrica para alimentação do motor, e outos componentes integrados nela. Faz-se uma abordagem da tecnologia dos sistemas fotovoltaicos e da crescente evolução dos mesmos. Porém, os módulos fotovoltaicos são os responsáveis em gerar a energia eléctrica para poder alimentar as bicicletas. A partir desta abordagem, efetuou-se um estudo onde são descritos os componentes utilizados na instalação do sistema fotovoltaico, tais como os módulos fotovoltaicos, o inversor, as baterias, etc. O inversor representa um fundamental papel no processo de conversão de energia em DC produzida pelos módulos fotovoltaicos para AC, para que possa ser injetada na rede eléctrica pública. Além de injetar a energia na rede, o inversor fornece energia às baterias para poder armazenar energia. As baterias têm sido um recurso importante para o armazenamento de energia nos sistemas fotovoltaicos, quando os módulos fotovoltaicos produzem mais energia do que a necessária para alimentar a carga. Essa energia armazenada é utilizada para poder alimentar a carga, quando a produção é inferior à demanda.
- Energy consumption and investments for economic growth in Southern Africa Development Community (SADC)Publication . Waite, Cleidy Nádia Abrão; Marques, António Manuel CardosoThis study analyses the relation between the renewable and fossil energy consume and the economic growth, as well as the relation that the total investment has with the economic growth in 10 countries from the Southern Africa Develop Community (SADC). The autoregressive method (ARDL) was used to capture the effects on a short and long run and the Driscoll Kraay estimator was used to obtain robust results. As for the remaining complementary tests it is verified the presence of heteroscedasticity, contemporaneous correlation, autocorrelation of first order and cross sectional dependence. The result shows that the fossil fuel energy consume on a short run, has been contribution to the economic growth. While the renewable energy consume in a long run presents a negative result in economic growth, this effect can be caused by the application of energy from renewable sources in non-productive activities. The total investment shows that it can be a big boost to economic growth of the countries under this study on a short and long run. The preliminary version of this work was presented in the 3th Annual Conference about Energy Transition: European and Global Perspectives, organized by Hellenic Association for Energy Economics (HAEE) in Greece.
- Performance Implications For the Use of Virtual Machines Versus Shielded Virtual Machines in High-Availability Virtualized InfrastructuresPublication . Chindele, Evaldo dos Prazeres Saraiva; Freire, Mário MarquesUse of virtualization in datacenter or service providers or even in cloud computing environments brings many benefits. Virtualization, whether it is for services, applications or servers, is no longer a trend to be a reality in many industries and areas, whether in or outside the technology area. Therefore, with this emergent use of virtualization companies have been asking a lot about the performance and security of using virtual machines in a highly availability infrastructures. Controlling the access to Virtual Machines is a security issues that all the hypervisors haves, such as, VMware vSphere, Hyper-V or KVM. To make virtual machines more secure Microsoft has introduced the concept of Shielded virtual machines. Taking this into account, this dissertation presents a study on key concepts behind virtual machines, Guarded Fabric, Host Guardian Service, Guarded Hosts and shielded virtual machines. A Shielded VM is a Generation 2 feature (supported on Windows Server 2012 and later) that comes with a virtual Trusted Platform Module (TPM), which can only run on healthy and approved hosts in the fabric and is encrypted using BitLocker. In order to support our study an experimental bed test has been setup, involving a failover cluster with native virtualization at the hardware level with Windows Server 2016 Hyper-V. In the test environment, a failover clustering, FreeNAS Storage, ISCSI Target, VMs, Guarded Fabric and Shielded virtual machines have been implemented and configured. After the implementation of the bed test, a set of tests and experiments haves been made in order to study the performance implications for the use of virtual machines versus shielded virtual machine in High Availability Virtualized Infrastructures. Finally, an analysis at the results worked through the tests has been made, according to the Background made in the first part and the bed test deployed. A set of experiments has been made in virtual machines and shielded virtual machines in order to evaluate its performance in terms of CPU, RAM and writing speed. The results show that the use of shielded virtual machines leads to a small degradation of performance compared to the use of regular virtual machines, but, on the other hand, it has also been shown that the shielded virtual machines allows to restrict access to the virtual machines only for run on trusted hosts, and prevent unauthorized administrators and malwares from compromising the virtual machine.
- As perceções de professores do Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade 11 de Novembro sobre as práticas pedagógicas na formação inicialPublication . Sambo, José Lemos; Guimarães, Sandra Carina MachadoÉ notório os esforços que têm sido desenvolvidos pelo estado angolano no setor educacional, mas, ainda assim, há necessidade de redobrar os esforços e investimentos com vista a garantir maior oferta e qualidade na educação em particular na formação de professores por ser o ponto de partida no exercício da prática docente. As realidades das instituições de formação de professores em Angola têm sofrido profundas mudanças de acordo com as reformas educativas do presente contexto educacional, havendo ainda um longo percurso a desenvolver na construção da identidade profissional dos professores. Importa, por isso, compreender as perceções daqueles que diretamente mais contribuem para a formação dos futuros professores, como os responsáveis pelas práticas pedagógicas, sobre a sua ação educativa e como desenvolver as competências e a eficácia de futuros profissionais da educação. Com esta investigação pretende-se compreender quais são os métodos, estratégias e recursos utilizados pelos professores do Instituo Superior de Ciências da Educação da Universidade 11 de Novembro no processo das práticas pedagógicas, as necessidades de mudanças e conhecer mais da relação que é construída entre o supervisor, o professor cooperante e o estudante aspirante a professor. Para materializar estes desígnios, de acordo com o suporte teórico de vários autores sobre a problemática das práticas pedagógicas e com fundamentos em pesquisa de abordagem qualitativa, recolheu-se dados através de entrevistas semiestruturadas que foram realizadas a catorze (14) professores com idades entre os 35 e os 64 anos de idade e com média de experiência profissional como professor universitário de 20 anos. Concluiu-se nas entrevistas que existem diferenças entre os professores mais novos e mais velhos, no modo como compreendem a importância das práticas pedagógicas na formação inicial, revelando, os menos experientes, opiniões menos negativas às mudanças nas condições de exercício da profissão em comparação com os professores mais velhos que embora mais reflexivos, apresentam um discurso mais resistente às mudanças privilegiando o modelo tradicionalista. Esta investigação alerta-nos para a necessidade de promover o desenvolvimento de competências e a consolidação de conhecimentos nas disciplinas de práticas pedagógicas traçando-nos o perfil do professor responsável, um profissional com agregação pedagógica e idoneidade comprovada em termos de práticas.
- Viabilidade tecno-económica de telhas fotovoltaicasPublication . Justo, Constantino Dário; Calado, Maria do Rosário AlvesA energia elétrica está na base do desenvolvimento das sociedades, por isso, a busca por novos recursos energéticos é atualmente uma incessante tarefa. Por conta disto, investigações focadas na exploração da energia solar têm assistido a um crescimento considerável, por se tratar de uma fonte limpa e renovável. Evidencia-se, no entanto, a produção fotovoltaica por meio de sistemas fotovoltaicos de pequena ou grande dimensão, garantindo uma redução significativa a nível global da exploração dos combustíveis fósseis. Assim, a investigação nesta área deverá ser potenciada para que estes sistemas possam ser cada vez mais eficientes, permitindo avaliar diferentes possibilidades de exploração do recurso solar, tanto a nível doméstico como industrial. Esta dissertação visa apresentar uma análise sobre a possibilidade de instalação de um sistema BIPV em ambiente doméstico, mais concretamente, um sistema fotovoltaico baseado em telhas fotovoltaicas, sendo elaborados estudos de viabilidade energética e económica do mesmo. Para tal, em primeira instância, é apresentada uma visão geral sobre o interesse mundial na exploração do recurso solar, levando a um desenvolvimento cada vez mais crescente das tecnologias de conversão – as células fotovoltaicas. Este interesse tem suscitado a análise de diversas facetas desta tecnologia, entre elas, a BIPV. Assim sendo, foram abordadas as vantagens e as barreiras relativas à sua implementação, bem como os vários tipos de tecnologias inerentes a ela. Neste seguimento, com o intuito de poder simular esta tecnologia num caso prático, são primeiramente estudadas as condições veladas pela legislação portuguesa no que concerne à geração de eletricidade por meio de fontes renováveis, com maior destaque para a energia solar, sendo abordados os pressupostos legais necessários para a implementação de uma unidade de produção fotovoltaica. Depois, após ter sido apresentada a metodologia teórica para a implementação de um sistema fotovoltaico ligado à rede elétrica, é simulado sob condições e dados reais, dentro da categoria BIPV, um sistema que garante a geração de energia por meio de telhas fotovoltaicas.
- Estudo Comparativo entre Retinoscopia de Mohindra e Refração Subjetiva, em Jovens Adultos com Excesso de AcomodaçãoPublication . Almeida, Cátia Nunes; Nunes, Amélia Maria Monteiro FernandesIntrodução: O excesso de acomodação é a disfunção binocular mais prevalente entre os estudantes universitários. Nestes pacientes, devido à hiperacomodação, há a tendência de uma excessiva correção miópica. De entre as várias técnicas de refração objetiva, aquela que é referida na literatura científica como a que apresenta resultados mais próximos da refração cicloplégica é a Retinoscopia de Mohindra. Objetivos: Comparar os resultados de três técnicas refrativas: Auto-refratómetro (AR), retinoscopia de Mohindra (RM) e exame Subjetivo, em jovens adultos, e averiguar se existem maiores diferenças entre as técnicas objetivas e a subjetiva, em sujeitos com excesso de acomodação. Estimar a frequência do excesso acomodativo, na amostra estudada. Comparar o resultado dos testes de resposta acomodativa, Método de Estimação Monocular (MEM) e Auto-refratómetro de campo aberto, e averiguar se apresentam resultados semelhantes. Métodos: Efetuaram-se medidas refrativas com AR de campo aberto (Grand Seiko WAM-5500), Subjetivo Monocular e RM, e medidas acomodativas relativas à Flexibilidade Acomodativa e ao MEM. Excluíram-se estrabismos, ambliopias e sujeitos com medicação que interferisse na acomodação, bem como voluntários que usassem lentes de contacto aquando das medições refrativas. Trataram-se apenas os resultados dos olhos direitos dos sujeitos. A amostra final contou com 85 voluntários (22,26 ± 2,43 anos), 47,1% com acomodação normal, 11,8% com excesso de acomodação definitivo, 28,2% com suspeita de excesso acomodativo e 12,9% com outras alterações acomodativas. Resultados: A comparação dos resultados refrativos, na amostra total, mostrou diferenças estatisticamente significativas na componente de equivalente esférico e a comparação múltipla de médias revelou que as diferenças são significativas entre as três técnicas. A RM apresenta resultados mais hipermetrópicos e o AR resultados mais miópicos. A respeito das componentes astigmáticas não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre as técnicas refrativas. Quando analisados os resultados em função do estado acomodativo, não se encontraram diferenças estatisticamente significativas entre os sujeitos com excesso de acomodação e os sujeitos com acomodação normal, para nenhuma das técnicas. Relativamente aos testes de resposta acomodativa, encontraram-se diferenças estatisticamente significativas entre o resultado do MEM e do AR, com o AR de campo aberto, em visão próxima, a sobrestimar o lag acomodativo. Conclusão: Estes resultados revelaram diferenças estatisticamente significativas entre as três técnicas refrativas, em jovens adultos, independentemente do estado acomodativo. O AR de campo aberto tende a estimular algum grau de acomodação durante a medição da refração ocular e a RM é a que apresenta resultados refrativos mais positivos, mesmo em sujeitos com a função acomodativa normal. Relativamente às componentes astigmáticas todas as técnicas forneceram resultados similares. O teste MEM e o AR de campo aberto, em visão próxima, não fornecem resultados equiparáveis, sendo que o AR em visão próxima tende a apresentar uma resposta acomodativa mais atrasada do que o MEM.