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- Contributos para uma aprendizagem experiencial na disciplina de filosofia no Ensino SecundárioPublication . Teodósio, João Augusto Vilela; Domingues, José António Duarte; Santos, Ana Leonor Serra Morais dosA publicação do documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, que deu origem ao Despacho n.º 6478/2017 de 26 de julho, apresenta as principais linhas de força a considerar na estruturação da Educação para o século XXI e aí são indicados os princípios, a visão, os valores e as competências-chave. O documento vem, aliás, na sequência da apresentação da visão global da UNESCO para a Educação que evidencia implicações no sentido de preparar os alunos para as competências e saberes-fazer do século XXI, bem como de outras organizações europeias com responsabilidades na área da educação. Sublinha-se a necessidade absoluta de se alterar o paradigma da Educação ainda vigente e considera-se que as aulas orientadas por modelos tradicionais não se adequam à visão que se pretende para a Educação, sendo necessário preparar os alunos, para além de para os saberes, para competências essenciais: a promoção da criatividade, a capacidade de comunicação, o pensamento crítico, a inovação e a capacidade de resolver problemas através da cooperação. Esta proposta implica necessariamente "alterações de práticas pedagógicas e didáticas de forma a adequar a globalidade da ação educativa às finalidades do perfil de competências dos alunos." A partir destas referências foi desenvolvido um trabalho de investigação e reflexão que sugere, sempre que possível, a possibilidade de uma aprendizagem experiencial na disciplina de filosofia ancorada em três dimensões: a valorização das experiências pessoais dos alunos na consolidação dos conteúdos, a aplicação prática dos conteúdos da disciplina em situações reais e, finalmente, o envolvimento dos alunos em projetos de valor organizados com base nas aprendizagens e reflexões ocorridas na disciplina. Pretende assim contribuir-se para que os alunos se possam formar no âmbito dos princípios, visão, valores e competências-chave defendidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, sem perder de vista o treino das operações intelectuais fundamentais da filosofia: a conceptualização, a problematização e a argumentação, bem como o trabalho de análise, interpretação e comentário de um texto escrito e respetiva dissertação. As reflexões aqui presentes pretendem também apresentar-se como um apelo à necessidade de inovar na didática da filosofia tendo em vista os valores que, de acordo com os documentos referidos, os jovens devem ser encorajados a por em prática: a responsabilidade e integridade; a excelência e exigência; a curiosidade, reflexão e inovação; a cidadania e participação e a liberdade.
- Moda e PolíticaPublication . Ferreira, Manoela Bernardi; Grando, Rafaela NoroO presente trabalho, de caráter investigatório no âmbito do vestuário, procura explorar sobre como se efetivou a disseminação e o domínio da moda francesa e inglesa em Portugal no final do XVIII e início do século XIX, principalmente os reflexos oriundos da Revolução Francesa em Portugal. Desta maneira, procurou-se verificar se a mentalidade revolucionária influenciou na dinâmica social feminina das portuguesas fidalgas durante o período de 1789 a 1807, e como isso se refletiu nos trajes. Discorre-se também a relação da Inglaterra com Portugal, em como esta interveio e manteve sua relação na sociedade portuguesa, modificando os costumes e o hábitos. Tal investigação teve por base não só a análise dos trajes femininos de corte do acervo Museu Nacional do Traje, disponíveis em exposição presencial e em catálogo online, como também do Museu Victoria & Albert em exposição presencial, do Museu do Louvre em exposição presencial, além de outros museus e acervos de coleções particulares, disponíveis em domínios públicos e livros. Perante os estudos que articulam a História e a Moda, este trabalho pretende contribuir com a ampliação das possibilidades de abordagem do tema proposto, instigando novas pesquisas e questionamentos da história da sociedade, dos espaços da mulher e da cultura material (e imaterial) de moda “em português".