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- Adaptabilidade não Supervisionada Independente da Língua, ao Perfil Linguístico do UtilizadorPublication . Pedro, Ramos Eduardo; Pais, Sebastião Augusto Rodrigues Figueiredo; Cordeiro, João Paulo da CostaVivemos atualmente num período de grande entusiasmo, devido ao exponencial do surgimento de diversas ferramentas associadas às normas e tecnologias agregadas às adaptabilidades não supervisionadas, independentes da língua do utilizador. Apesar disso, o uso dessas ferramentas não está acessível a todos os utilizadores, sendo que se assume como um obstáculo. Assumindo que o sucesso de qualquer tecnologia se encontra dependente da sua aceitação por parte dos seus utilizadores, a presente investigação pretende contribuir para uma exposição de conceitos, normas e tecnologias associadas às sociedades adaptáveis, com métodos e técnicas que permitem uma maior familiarização das interfaces adaptáveis, não supervisionadas ao perfil dos utilizadores. Este trabalho propõe um estudo sobre a análise de uma adaptabilidade não supervisionada independente da língua não supervisionada para um perfil linguístico com uso de métodos e técnicas de processamento de linguagem natural (PLN) usando a similaridade assimétrica com o uso de técnicas de extração de textos e, posteriormente, avaliar as similaridades encontradas. Foram utilizados métodos linguísticos e técnicas uniformes, baseados no perfil linguístico do utilizador, enquanto medida comparada na variedade de línguas com base num vasto leque de línguas potencialmente heterogéneas variáveis, onde se focaliza especificamente uma caraterística metodológica baseada na adaptabilidade não supervisionada independente da língua do perfil linguístico do utilizador. Devido à grande quantidade de informação disponível atualmente no meio eletrónico, uma das tarefas consiste na classificação adaptável do perfil de um utilizador e na extração de termos relevantes e não relevantes que tem vindo a ganhar importância nas pesquisas realizadas nas áreas de extração de termos e na recuperação de informações. A média apresenta melhores resultados do que as combinações baseadas na estratégia de classificação de melhores resultados. O método proposto parece ser útil para desambiguar uma grande percentagem de consultas temporais para os utilizadores.
- KAPABLEPublication . Able, Mélissa Yabah Domingues; Mendes, António Manuel Campos; Miguel, Rui Alberto LopesNas últimas décadas, o conceito de sustentabilidade tem vindo a trazer mudanças de comportamento nas marcas e no consumidor. A nível do negócio, a sustentabilidade parece ficar para trás e vice-versa. Muitas marcas utilizam a sustentabilidade como estratégia de marketing, enquanto outras, realmente sustentáveis, atingem preços exorbitantes. Sendo suportada por três pilares (económico, ambiental e social), a sustentabilidade consegue ser muito subjetiva no ponto de vista empresarial. A criação desta marca tem como objetivo desafiar a teoria de que apenas um vence, e unir o negócio à sustentabilidade. Realizando um estudo junto ao consumidor, para compreender as lacunas do mercado. Este estudo visa identificar e avaliar as características necessárias para uma marca ser considerada sustentável e atraente aos olhos do seu público-alvo, e ainda sobreviver durante décadas. Por fim, espera-se que esta análise contribua para a criação e aparecimento de mais iniciativas sustentáveis, que compreendam o conceito na sua totalidade e o saibam aplicar ao negócio.
- Interface Ubíqua, Interoperativa e Escalável para uma Plataforma de Serviços PLN em Big DataPublication . Chitongua, Fátima Joana Dantas Gonçalves; Pais, Sebastião Augusto Rodrigues Figueiredo; Cordeiro, João Paulo da CostaOs sistemas de aquisição, armazenamento, processamento, recuperação e divulgação da informação, apresentam uma complexidade indiscutível, existindo por isso, uma grande necessidade académica e científica de criar mecanismos que permitam a pesquisa e o tratamento de dados e informações de forma eficaz. Com o aumento explosivo de dados, o processamento textual torna-se cada vez mais difícil e em alguns casos, onerosos. Apesar dos avanços quanto a criação de ferramentas para a extração de informações relevantes, há uma clara falta de ferramentas ou Corpora online multilingues para extrair automaticamente tais informações em documentos. Observou-se que o vasto conjunto criado e disponíveis na Web apresenta limitações à nível linguístico, áreas de domínio e às regras de utilização e acesso. Neste contexto, o estudo realizado no presente trabalho visa desenvolver uma plataforma que disponibilize serviços de PLN em Big Data, sem fins lucrativos. Para tal foi criado o Hultig-C e desenvolvida a plataforma para a disponibilização dos serviços que o mesmo poderá oferecer, proporcionando o acesso aos mais variados dados de diferentes temáticas e idiomas, o que permite a extração de informações relevantes, descomplexificando a recuperação seletiva da informação e consultas de forma geral. Cujo objetivo é dar suporte ao processamento automático da linguagem humana e providenciar recursos de alto nível para a investigação e desenvolvimento de tecnologias em PLN. O estudo apresenta como proposta uma nova abordagem não supervisionada e independente da língua para extrair termos relevantes (específicos) em um documento até Trigram e através destes determinar os termos mais gerais de um documento, fazendo uso da abordagem da Implicação Textual por Generalidade. Vários experimentos foram realizados e com base neles podemos afirmar que o método de extração de termos relevantes proposto na presente Dissertação alcança bons resultados, cujo grau de eficácia revela-se elevado quando comparado com abordagens semelhantes e que fazem uso dos algoritmos mais sofisticados de extração de termos relevantes sem supervisão como o Yake e o Rake. A abordagem apresentada neste trabalho faz uso dos recursos fornecidos pelo próprio texto, tornando-a independente em relação às técnicas de PLN, acrescido ao facto de ser não supervisionada e independente da língua a torna adequada para outros Corpora dos vários domínios e idiomas ao contrário das abordagens supervisionadas dependentes de um Corpus de treinamento.
- Is there any correlation between voice and human ovulation?Publication . Santos, Sofia Martins Silva; Pombo, Nuno Gonçalo Coelho Costa; Garcia, Nuno; Staric, Kristina DrusanyThis dissertation describes the problems of the current methods of ovulation detection and reviews scientific papers that support the connection between voice and ovulation. For this study´s approach it was necessary to develop an initial application to collect audio data. This mobile application has been distributed to women (test participants) so that they would record a predefined phrase, daily, during the ovulation cycle for a period of two months. After the collection, the data, will be treated and analyzed to establish if there is indeed any correlation between voice variation and ovulation. If the results obtained confirm the authenticity of the published data, it will be possible to develop an application based on this information in a future project. If the authenticity of the published data does not occur, a more indepth study and analysis of the data must be done in order to establish any relation between the voice variation and ovulation cycle.
- Sandwich for aeronautical applicationsPublication . Sousa, Nuno Neves de; Gamboa, Pedro Vieira; Pereira, João Pedro NunesCarbon fiber laminates and sandwich structures are widely used due to their extraordinary mechanical performance (high specific strength, specific modulus, resistance to corrosion and resistance to fatigue), in the case of sandwiches, the high performance of the carbon laminates can be increased by the low density of the core. Besides that, carbon fiber is a conductive material, beyond its mechanical advantages, it has the potential to be used as a self-sensing material. This work aimed to analyze the use of sandwich composite structures in aircraft, to manufacture, and to study the mechanical and electrical properties of a sandwich composed of two carbon fiber faces and a structural foam core. The experimental work started with a study on the foam core, to access the impact of the adhesive curing temperature in the foam’s mechanical behavior. There was an increase on the ductility of the foam, but the flexural strength did not suffer significant changes. Posteriorly, three-point bending tests were carried out on carbon fiber laminates, with two different geometries, so compressive and tensile failures could be studied. The specimens that failed to compression showed a flexural strength of 1066.21±4.7% MPa, while the ones that failed under a flexural stress of 1238.49±7% MPa. The sandwich specimens with different adhesive bonds and geometries were tested and the short samples with reinforced bond failed to compression under a flexural stress of 100 MPa ± 5%, while the long samples showed several failure modes under a flexural stress of 86 MPa ± 7%. An electromechanical analysis was conducted to study the piezoresistive response of the sandwich skins. From this analysis was possible to show that there is indeed a relation between the electrical resistance and the applied strain.
- Sites de Redes Sociais para as Marcas de ModaPublication . Jesus, Elisabete Pires de; Mendes, António Manuel Campos; Pereira, Maria Madalena RochaO mercado da moda está cada vez mais competitivo, existindo uma grande necessidade das marcas se diferenciarem para atrair o seu target. Hoje o consumidor já não é passivo e a sua opinião passa a ter um papel crucial para as marcas. Para além de aceder a todas as informações que precisa, também partilha as suas opiniões com outras pessoas que acedem à Internet e aos sites de redes sociais. O consumidor apresenta-se completamente informado, mantém-se socialmente conectado com o mundo, e confia na opinião de outros utilizadores presentes nos sites de redes sociais (TEIXEIRA, 2017). Devido a toda a evolução do consumidor e ao desenvolvimento da Internet e dos sites de redes sociais, o marketing também teve de se adaptar e desenvolver. Deste modo, existiu uma imensa necessidade de adaptar todas as questões de marketing à realidade que se vive na atualidade, utilizando o marketing digital, onde as marcas de moda se devem posicionar de forma a comunicarem com os consumidores a partir da Internet e de outros meios digitais, como os sites de redes sociais (SELMAN, 2017). Nesta era digital em que vivemos, também o Influencer Marketing tem uma grande relevância. O recurso a digital influencers é cada vez mais comum e importante para as marcas de moda (POPHAL, 2016). Para além disso, os sites de redes sociais estão em constante evolução, oferecendo cada vez mais características que impulsionem todas estas novas estratégias de marketing. Deste modo, existe a necessidade de se conhecer as caraterísticas técnicas que cada site de rede social possui e que permitem que as marcas de moda possam obter resultados satisfatórios junto do consumidor. Para além disso, devido a toda a evolução do consumidor, existe a necessidade de conhecer a sua perspetiva relativamente às marcas de moda e digital influencers nos sites de redes sociais. Devido ao rápido crescimento do Instagram (ROBERTSON, 2018), pretende-se também analisar, através de um questionário online ao consumidor, se este será o site de rede social a apostar no futuro tendo em conta o estudo realizado e a perspetiva do consumidor.
- O e-commerce como impulsionador das marcas de modaPublication . Rodrigues, Cláudia Patrícia dos Santos; Rousseau, José António Pereira; Pereira, Maria Madalena RochaSabemos que o extraordinário boom da Internet considerado um fenómeno global verificado, ao longo dos tempos, originou e implicou grandes e profundas mudanças, que consequentemente e de forma indelével e irreversível marcaram para sempre a nossa sociedade, suscitando novas relações e inter-relações a vários níveis. Neste âmbito, subjacente e agregado a este desenvolvimento, surge concomitantemente um conjunto de oportunidades, quer no que concerne ao mundo dos negócios, como ao do consumidor e consequentemente, alguns desafios. Com o emergir do mundo digital este tornou-se, não só uma prática de comércio eletrónico, mas também uma fonte de informação para o consumidor que pretende realizar a sua compra offline. É neste contexto que, surgem o e-commerce e os modelos de negócio eletrónicos a si agregados, aparecendo como uma forma de explorar a informação tecnológica, ultrapassando as limitações do negócio tradicional e apresentando um variado número de benefícios face ao consumidor, estabelecendo uma relação mais próxima e clara com o mesmo. Neste contexto, perante as diversas formas de compra existentes na atualidade, tornase crucial entender o papel do novo cenário da sociedade digital, como este interage e reage aos avanços tecnológicos e essencialmente como o comércio eletrónico vem, por sua vez, facilitar o negócio e igualmente o funcionamento das marcas de moda. Assim, consideramos de extrema importância, a realização do nosso estudo, cujo objetivo essencial é perceber e aprofundar o impacto que o comércio eletrónico tem na intenção da compra online, no consumidor e consequentemente nos modelos de negócio. No que concerne aos resultados, o estudo efetuado revela que na maioria é notório que os consumidores portugueses não gostam e não adotam a prática de compra online, não apresentando tendência de comprar roupa online, como uma prática de compra frequente. Porém, sobressai uma consciência positiva, no que concerne à importância da loja online, a que as mulheres aderem mais que os homens, sendo ligeiramente mais impulsivas e uma consciência positiva relativamente à conveniência/tempo, no comportamento de compra online, que emerge sobretudo nos homens. Consequentemente podemos inferir que os consumidores portugueses não demonstram uma tendência de compra futura exercida, apenas através do canal online.