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- Veículo híbrido de transporte pessoalPublication . Martins, Marco António Figueiredo; Fael, Paulo Manuel OliveiraUm velomobile corresponde a um veículo de propulsão humana com carenagem parcial ou completa e uma posição confortável de condução reclinada ou semi-reclinada. Esta definição abrange os carros a pedais que surgiram inicialmente como uma alternativa mais económica ao automóvel. O primeiro carro a pedal e com carenagem bem documentado foi o Velocar de Charles Mochet, utilizado como veículo de transporte próprio e testado em corridas de bicicletas onde a sua instabilidade em curva a velocidades mais elevadas facilmente atingíveis provou ser uma desvantagem. Para colmatar este facto, foi desenvolvido por Mochet um veículo de duas rodas com uma posição reclinada de condução designado de Velo Velocar (atualmente conhecido como bicicleta reclinada). Ambos os veículos, Velocar e bicicleta reclinada, estão hoje associados ao termo velomobile moderno projetado para ser um veículo prático e seguro. Como exemplo de velomobile moderno temos o Allweder, cujo princípio de construção serviu como base de inspiração para o desenvolvimento de outros velomobiles cuja velocidade se tornou no principal foco de produção, sacrificando características funcionais importantes como a estabilidade em curva, capacidade de travagem, tração na roda traseira, acesso ao veículo, visibilidade e manobrabilidade. Neste sentido, surge a necessidade de projetar um velomobile com a capacidade de colmatar estas desvantagens. Os veículos Tilting three-wheeler representam o conceito mais promissor, pois possuem um mecanismo que lhes confere a capacidade de inclinação e, por conseguinte, maior estabilidade em curva a velocidades mais elevadas. No entanto, a baixas velocidades estes veículos tornam-se instáveis e no momento da sua imobilização, o condutor é obrigado a colocar os pés no chão. Desta forma, um velomobile com um sistema que o permita inclinar em curva independentemente da velocidade a que circule, torna-se uma excelente solução alternativa aos problemas de instabilidade em curva. Para desenvolver um velomobile deste tipo, foram implementados um conjunto de especificações tais como: uma configuração Tadpole, uma posição de condução reclinada, um sistema de direção do tipo Under seat steering, um sistema de suspensão de duplo triângulo onde foi adaptado um mecanismo em paralelogramo que permite a inclinação do veículo em curva, uma carenagem envolvente, um motor elétrico auxiliar, um sistema de transmissão por corrente e dois sistemas de travagem hidráulica independentes. O veículo desenvolvido de acordo com os parâmetros selecionados parece ser o ideal para colmatar os problemas de insegurança gerados por um típico velomobile.
- Simulação computacional do ciclo de OttoPublication . Neves, Ana Rita Bento da Silva; Fael, Paulo Manuel OliveiraTodos os dias buscamos o conhecimento e tentamos melhorar algo que já existe, para que vá de encontro às nossas necessidades. Nos motores de combustão interna, este pensamento não é exceção. Esta dissertação apresenta um estudo dos motores de combustão, nomeadamente do ciclo de Otto, para que possa ser utilizada como uma boa base para futuros trabalhos relacionados com o tema em questão. Todo o estudo do ciclo de Otto é feito através de uma ferramenta de simulação computacional, o Excel e o principal foco deste estudo é introduzir as forças de inércia ao mecanismo e perceber de que forma é que estas influenciam com a variação de diversos fatores.