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- Estudo paramétrico do motor Eurojet EJ200 para velocidades supersónicas e altas altitudesPublication . Romão, Fábio de Jesus; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaDesde o momento em que a primeira aeronave realizou o primeiro voo controlado até à presente dada, tem-se assistido a uma constante evolução do setor aeronáutico, quer no ramo civil quer no militar. Essa evolução tem-se verificado em todas as áreas da aeronáutica com a procura de maiores desenvolvimentos tecnológicos das aeronaves e, em particular na área propulsiva, com a procura de motores mais eficientes, menos dependentes de grandes quantidades de combustível e que emitam menos poluentes. Com o início da era do motor a jato, o tipo de motor mais utilizado era o turbojato simples, no entanto a transição para o motor turbofan no ramo civil rapidamente começou e o setor militar também não foi exceção. Atualmente, praticamente todas as aeronaves modernas de combate são equipadas com motores turbofan com baixa razão de bypass. Desde modo, este trabalho foca-se essencialmente no estudo de um motor turbofan de baixa razão de bypass para altas altitudes e velocidades supersónicas, de modo a avaliar a influência que certos parâmetros como a temperatura de entrada na turbina, a razão global de pressões do motor, o acionamento do afterburner e a altitude e velocidade de voo têm no desempenho do motor. Para esse fim, utilizou-se o programa MATLAB® no qual se definiu uma rotina de cálculo desde as condições iniciais da atmosfera padrão, passando pelos vários componentes do motor até ao bocal propulsivo onde se extraiu as variáveis de desempenho do motor, o consumo específico de tração e a tração total do motor. Os resultados mostram que certos parâmetros, tais como a temperatura de entrada na turbina, a velocidade de voo e a razão global de pressões do motor apresentam um impacto considerável tanto na tração total como no consumo específico de tração. Por outro lado, a altitude de voo não apresenta nenhuma influência considerável nestes parâmetros. O acionamento do afterburner levou a um acréscimo médio de aproximadamente 64% no valor da tração total do motor e de cerca de 154% no consumo específico de tração.
