Browsing by Issue Date, starting with "2019-03-12"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Suspeita de Distrofia de Fuchs, Excesso de Convergência, Adaptação de Lentes de Contacto Rígidas Permeáveis aos GasesPublication . Coelho, Alexandra Rafaela Esteves; Duarte, Luís Miguel da Luz CaixinhaO presente relatório é o resultado de oito meses de estágio curricular no Centro Clínico e Experimental em Ciências da Visão, da Universidade da Beira Interior. São apresentados três casos clínicos, os exames de diagnóstico e complementares de diagnóstico efetuados, assim como as respetivas análises e discussões. É apresentada uma suspeita de Distrofia de Fuchs, um excesso de convergência e por último, uma adaptação de lentes de contacto Rígidas Permeáveis aos Gases.
- Estudo da regra ISNT numa população normalPublication . Pedro, Sónia Carina Curto; Soares, Ivo Miguel da Fonseca Gravito; Almeida, Vasco Miguel Nina deO glaucoma é uma neuropatia ótica progressiva, geralmente associada a um aumento da pressão intraocular (PIO), que resulta em danos estruturais na cabeça do nervo ótico (CNO) e perda funcional do campo de visão. O diagnóstico precoce das alterações da CNO é de extrema importância, já que estas alterações antecedem, muitas vezes, a perda de visão. Em pacientes considerados normais verificou-se que o anel neurorretiniano obedece a um padrão específico em termos de largura. A borda Inferior é a mais larga, seguida da borda superior, da borda nasal e, por fim, a borda temporal. Este padrão é codecido como regra ISNT sendo muito utilizado na avaliação da CNO. Mais tarde, verificou-se que a regra ISNT também se aplica à espessura da camada das fibras nervosas da retina (CFNR) em indivíduos normais. Como a diminuição de espessura da CFNR pode ser um sinal de glaucoma, violações da regra ISNT na CFNR podem indicar uma alteração morfológica glaucomatosa. A grande variabilidade do bordo nasal levou ao aparecimento das variantes da regra ISNT, todas elas sem o envolvimento do bordo nasal. Tem sido bastante estudada a prevalência da regra ISNT e as suas variantes numa população normal. Apesar disso, verifica-se uma grande discrepância na aplicação da regra ISNT entre os vários estudos. Estas discrepâncias baseiam-se essencialmente nas marcações do anel neurorretiniano e nos métodos utilizados. O objetivo principal deste trabalho consiste em estudar a prevalência da regra ISNT numa população normal. De uma forma mais específica consiste em estudar diferentes formas de anotação e medição e perceber o impacto que estas têm na validade da regra ISNT e suas variantes.
- Segredo TransmontanoPublication . Afonso, Margarida Castro; Fernandes, Farley Millano de MendonçaAlfândega da Fé é uma pequena vila do Interior Norte Português, que sofre de problemas de desertificação e de uma taxa crescente de envelhecimento da população. Estes problemas, em conjunto com falhas de divulgação deste território, e a falta de informação relevante ao mesmo, não ajudam o crescimento turístico da região. Assim sendo, tornou-se uma necessidade superar estes obstáculos e dinamizar o setor turístico dos territórios alfandeguenses. Desta necessidade de dinamização, suportada por estudos de mercado, resultou a criação de “Segredo Transmontano”, e a gamificação de parte de Alfândega da Fé, como forma de partilhar o património natural e cultural da vila. De modo a atingir estes objetivos, o aspeto de gamificação deste projeto foi desenvolvido com base em jogos como Pokémon Go (Niantic, 2016), a franchise Assassin’s Creed (Ubisoft, 2007-2018), e o conceito de Mirror Worlds apresentado por David Gelernter, no seu livro Mirror Worlds or: The day software puts the Universe in a shoebox… How it will happen and what it will mean (Gelernter, 1991). O processo de desenvolvimento teve um início bastante positivo, contudo, tornou-se rapidamente evidente que este tinha de estar mais aberto ao input do utilizador, uma vez que o que eu tinha como simples, poderia não o ser para outros utilizadores. De forma a garantir que o protótipo de jogo, a ser criado, era o mais acessível e user-friendly possível, e de modo a evitar desenvolver algo apenas observado e testado por uma única pessoa – o desenvolvedor – tornou-se necessário implementar diversos métodos de testes de utilizador, tanto para a interface gráfica, como para o gameplay. O método de Think Aloud, e o método de Usabilidade Comparativa provaram ser bastante eficientes em tornar o protótipo mais usável e acessível, independentemente do grau de conforto (para jogos e plataformas móveis) do utilizador. Foram aplicados três ciclos de testes, os quais forneceram insumos de melhorias que foram iterativamente incluídos no desenvolvimento do protótipo. Como qualquer jogo na sua fase de prototipagem, foram encontrados obstáculos de desenvolvimento, tanto a nível da interface de utilizador, como a nível das mecânicas de gameplay. Além destes pontos, também apresentamos os próximos passos para o protótipo enquanto jogo em desenvolvimento como também como empreendimento no contexto turístico de Alfândega da Fé.