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- UV-B Filter Octylmethoxycinnamate Induces Vasorelaxation by Ca2+ Channel Inhibition and Guanylyl Cyclase Activation in Human Umbilical ArteriesPublication . Lorigo, Margarida; Antunes, Carla; Lemos, Manuel C.; Oliveira, J. Martinez de; Granadeiro, Luiza Breitenfeld; Cairrão, ElisaUltraviolet (UV) filters are chemicals widely used in personal care products (PCPs). Due to their effect as endocrine disruptor compounds (EDCs), the toxicity of UV filters is a current concern for human health. EDC exposure may be correlated to cardiovascular diseases (CVD), but to our knowledge, no studies assessed the UV filters effects as human EDCs at the vascular level. Octylmethoxycinnamate (OMC) is the world's most widely used UV-B filter, present in more than 90% of PCPs. Due to its demonstrated multiple hormonal activities in animal models, this substance is also suspected to be a human EDC. The purpose of this study was to assess the rapid/short-term effects of OMC on arterial tonus and analyse its mode of action (MOA). Using human umbilical arteries, the endocrine effects of OMC were evaluated in in vitro (cellular and organ) experiments by planar cell surface area (PCSA) and organ bath, respectively. Our data show that OMC induces a rapid/short-term smooth muscle relaxation acting through an endothelium-independent MOA, which seems to be shared with oestrogens, involving an activation of soluble guanylyl cyclase (sGC) that increases the cyclic guanosine monophosphate (cGMP) intracellular levels and an inhibition of L-type voltage-operated Ca2+ channels (L-Type VOCC).
- Simulação numérica do funcionamento do motor de PistãoPublication . Fiau, Fortunato Ncalo Romão; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaA simulação do comportamento de máquinas, em geral, e de motor de pistão, em particular (combustão interna), é muito importante para que se possa prever o seu funcionamento, mesmo antes da fabricação, bem como os problemas que possam prejudicar sua operação. Isto resulta numa redução significativa nos custos de desenvolvimento e na antecipação do início da produção. O modelo Honda GX35 é apresentado neste trabalho para a simulação numérica do funcionamento de um motor de pistão, operando nos ciclos Diesel ou Otto, de dois ou quatro tempos, naturalmente aspirados ou turbo alimentados, com qualquer número de válvulas, dutos, junções. Para efeito de simulação, o motor é dividido em elementos: câmara de combustão, cárter, duto, carburador, junções, abafadores de ruído, etc. Para cada um desses elementos é possível desenvolver um modelo numérico. O desempenho do motor é obtido através da aplicação das leis de conservação a cada elemento e da compatibilização das propriedades do escoamento nas interfaces de elementos adjacentes, resolvidas através de um programa computacional. Os padrões de segurança dos motores e a fiabilidade envolvida no fabrico dos seus componentes são de elevada exigência. No caso particular de peças integrando o motor (geralmente de combustão interna), o sucesso do bom desempenho em serviço depende de apurada investigação. Neste trabalho foi selecionado o estudo da simulação numérica do funcionamento de um motor de pistão. Para este projeto, foi efetuada simulação numérica a partir de software dotado da componente teórica necessária à caracterização do campo de temperaturas. As situações consideradas referem-se ao caso de combustão dita normal e com detonação, em que aqui o regime de pressões e temperaturas é muito severo, afetando a curto ou médio prazo a duração e integridade do componente.