Browsing by Issue Date, starting with "2019-03-28"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Perceção da Qualidade de Vida e Estratégias de Coping numa Amostra de Pessoas Adultas com AsmaPublication . Ferreira, Renata Marques; Carvalho, Paula Susana Loureiro Saraiva deO presente estudo insere-se no âmbito do Projeto “Determinantes de Adaptação à Doença”, que pretende contribuir para o desenvolvimento de conhecimento científico que suporte a definição de estratégias de intervenção nas doenças, com vista a melhorar a adaptação e bem-estar psicológico do(a)s doentes, focalizando-se em diferentes níveis e contextos. Assim, este trabalho teve, como objetivo geral, avaliar a qualidade de vida e a forma como as pessoas lidam com a doença numa amostra de pessoas adultas diagnosticadas com asma, em seguimento nas consultas de pneumologia do Centro Hospitalar Cova da Beira, E.P.E. Nesse sentido, foram administrados o questionário sociodemográfico, o WHOQOL-bref (Canavarro, Pereira, Moreira & Paredes, 2010) e o Brief-COPE (Pais Ribeiro & Rodrigues, 2004). A amostra é constituída por 50 pessoas com asma, sendo que 33 (66%) são do género feminino e 17 (34%) são do género masculino e a média de idades foi de 55,94. De um modo geral, nas características sociodemográficas, relativamente à qualidade de vida, encontraram-se diferenças estatisticamente significativas para a idade, enquanto que relativamente às estratégias de coping foram evidenciadas diferenças estatisticamente significativas, em algumas dimensões, nomeadamente para as habilitações literárias, o estado civil e a idade. Ao nível das características clínicas, foram verificadas diferenças estatisticamente significativas para o tempo de seguimento, existência de outro problema de saúde crónico, acompanhamento psicológico/psiquiátrico e diagnóstico de asma em familiares, em relação à qualidade de vida e, no que concerne às estratégias de coping, foram encontradas diferenças estatisticamente significativas para o tempo de seguimento, existência de outro problema de saúde crónico, acompanhamento psicológico/psiquiátrico, diagnóstico de asma em familiares e tipo de medicação. Relativamente à avaliação da existência de algum tipo de associação entre a qualidade de vida e as estratégias de coping, verificou-se que existem correlações positivas e correlações negativas, para algumas dimensões. Tendo em consideração os resultados obtidos, afigura-se essencial a existência de mais estudos para identificar as estratégias de coping mais adaptativas que estão relacionadas com um bom controlo da asma, de forma a fornecer orientações para o desenvolvimento de intervenções interdisciplinares capazes de atuar ao nível biopsicossocial, de modo a promover uma melhor qualidade de vida.
- Optimization of gold core-mesoporous silica shell functionalization with TPGS and PEI for cancer therapyPublication . Rodrigues, Ana Carolina Félix; Reis, Catarina A.; Moreira, André; Ferreira, Paula; Correia, I.J.Photothermal therapy (PTT) has captured the attention of different researchers around the world, since the application of NIR light responsive-nanomaterials has shown promising results in cancer therapy. Gold-core mesoporous silica shell (Au-MSS) nanoparticles allow the combination of gold mediated PTT with the drug delivery in order to improve their therapeutic potential. In this study, two different methodologies, electrostatic or chemical linkage, were explored to functionalize Au-MSS nanorods with TPGS and PEI. For that purpose, the TPGS and PEI were chemically coupled to each other or modified with 3-(triethoxysilyl)propyl isocyanate. The produced Au-MSS nanorods display a uniform morphology and a well-defined gold nucleus and silica shell. Further, the particles surface charge was dependent on the synthesis methodology. The particles modified by electrostatic interactions (Au-MSS/TPGS-PEI) were slightly negative (−16.9 and −5.1 mV) whereas the formulations produced by chemical linkage (Au-MSS/TPGS/PEI) resulted in positively charged nanoparticles (30.9 and 6.8 mV). The successful incorporation of the polymers was confirmed by Fourier Transformed Infrared spectroscopy and thermogravimetric analysis. Moreover, the Au-MSS functionalization did not affect the particles PTT capacity. However, the Au-MSS/TPGS/PEI nanorods displayed a decreased drug encapsulation efficiency. In vitro assays demonstrated the cytocompatibility of Au-MSS up to concentrations of 200 μg/mL, however the positively charged formulations only remained biocompatible until 100 and 125 μg/mL. Overall, the attained data confirm the successful modification of Au-MSS nanorods with TPGS and PEI as well as their applicability as PTT and drug delivery agents.
- Treino Desportivo em Futebol - Vitória Sport ClubePublication . Teixeira, Estéfano Almeida; Vicente, António Manuel NevesO nosso Estágio no âmbito do 2º Ano do Mestrado em Treino Desportivo foi realizado na modalidade de Futebol nos escalões de Petizes A (Sub-7) como Treinador Adjunto e nos Infantis (Sub-12) como responsável pela Análise e Observação dos jogos do Vitória Sport Clube ao longo da época desportiva 2017/2018. Durante o nosso Estágio, tivemos a oportunidade de acompanhar a equipa de Petizes A, composta por 46 jogadores com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos, em 114 treinos e 66 jogos. Elaboramos ao longo da época 114 planos de treino, 42 relatórios de treino e 66 de jogo. Relativamente à equipa de Infantis realizámos a observação de 37 jogos, 8 de pré-época e 29 de campeonato, elaborando 52 relatórios de jogo para análise conjunta com a respetiva equipa técnica (Houve jogos que não foram filmados, pois por vezes havia jogos de Petizes A à mesma hora dos Infantis, e nesses casos, tínhamos de nos dirigir para os jogos dos Petizes A e não havia mais ninguém disponível para filmar os jogos). Ainda no âmbito deste Estágio, e como trabalho de investigação, o nosso interesse (fruto também dos problemas identificados e vividos ao longo da época) foi na tomada de decisão em jogadores da equipa de Infantis que acompanhámos e com idades compreendidas entre os 10 e os 11 anos. Tivemos como objetivo verificar se seria possível melhorar a tomada de decisão em jogo, mais precisamente na ligação de 2ª para 3ª fase de construção (de acordo com os referenciais do clube), analisando situações relativas aos passes e desmarcações de rutura procurando compreender se os exercícios realizados especificamente para estes objetivos realmente influenciariam a tomada de decisão dos jogadores em situação de jogo, nomeadamente procurando compreender se estes identificavam os momentos em que poderiam realizar o passe e se identificavam os espaços disponíveis para jogar. Os resultados evidenciaram melhorias nas situações de jogo em apreço.
