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- Acho que o Flora está com Frio!?Publication . Belo, Tatiana Raquel Amaral; Simó Cachorro, ÁguedaPara a criação deste projeto, um álbum ilustrado infantil, com faixa etária dos três aos sete anos, mostra-se fundamental uma abordagem temática à ilustração no geral, à ilustração nas obras para a infância, e às aplicações do design gráfico na ilustração. A investigação elucida-nos para a evolução da ilustração no geral que, ao longo da mudança dos séculos, evolui de um mero atributo decorativo do texto para alcançar uma posição de igual importância ao mesmo, e a ilustração considerada infantil deixa de lado a sua função totalmente pedagógica e de proliferação de fé e morais para mostrar novos mundos, como a arte e a ciência. No que toca ao design gráfico, apesar de bastante recente em comparação às temáticas anteriores, mostra-se revolucionário na educação do design nas escolas à volta do globo, e também com bastante diversidade, partilhando fundamentos com a ilustração. Para criar um livro infantil, esta área tem que ser considerada, uma vez que a ilustração precisa do design gráfico para sobreviver, e essa consideração tem que ser realizada de forma a conseguir alcançar o melhor resultado possível. No final, este estudo também nos leva à simbiose entre a ilustração e o design gráfico, que ligação existe entre eles, que passa bastante pelas origens que compartilham, das primeiras pinturas rupestres ou dos pergaminhos antigos até à invenção e evolução da imprensa e o seu estado atual, uma vez que a ilustração de livros infantis não vive bem sem o design. Conseguimos verificar, com base num estudo de livros ilustrados selecionados, como se encontra o mercado português em relação a este tipo de obras, estrangeiras ou de autoria portuguesa, que constitui um forte crescimento para o mundo das obras literárias ( apesar de a ilustração, ao invés do design gráfico e da literatura, ainda não permitir conseguir ser, no geral, uma profissão primária), e onde os exemplos analisados mostram tipos diferentes de livros ilustrados, indo de um álbum ilustrado narrativo (as linguagens escrita e visual têm uma relação equilibrada e harmoniosa) a um livro ilustrado (em que a linguagem escrita é mais predominante à visual), acompanhados com imagens das páginas que os constituem. Para finalizar, e já na parte prática deste relatório, vemos o comprido processo que levou ao objeto final, o álbum ilustrado: sabemos que veio da necessidade de desenvolver novas capacidades e de um interesse pelas áreas, e que o que inicialmente era para serem duas histórias, em sentidos opostos, passou a ser uma história e a seleção de algumas das ilustrações dessa mesma narrativa, mas em forma de desenho para colorir, sendo que estas continuam a assumir o sentido oposto à narrativa, como na ideia inicial. As personagens ganharam protagonismo diferente com a mudança para uma só história, mas a adaptação a tal foi relativamente fácil.