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- Desenvolvimento de procedimento para avaliação de extraíveis e lixiviáveis presentes em embalagens primárias de produtos cosméticosPublication . Passos, Íris Alexandra Gonzalez de; Oliveira, Ana Cristina Palmeira de; Borges, Lígia Maria Baptista Calado; Amaro, Albertina Maria Mendes Marques BentoGrande parte dos sistemas de embalagem, entrega, administração e processamento dos produtos farmacêuticos, alimentares e cosméticos, são feitos a partir de materiais plásticos, como elastómeros e polímeros, podendo ainda ser adicionados aditivos químicos. Estes sistemas, necessitam de ser adequados ao uso pretendido e devem apresentar certos atributos, tais como ter a capacidade de proteger e ao mesmo tempo serem compatíveis com o produto farmacêutico, alimentar ou cosmético.1 De forma a comprovar a compatibilidade destes sistemas, são realizados estudos de extraíveis e lixiviáveis. Estão disponíveis diferentes Normas Internacionais e protocolos, para a realização destes estudos e apesar de existirem diferenças entre estudos de extraíveis em embalagens de produtos farmacêuticos e estudos de embalagens em contacto com os alimentos, a estratégia de avaliação é comum e tem em consideração três fases do estudo: a primeira fase tem como objetivo reunir informações atualizadas do fornecedor, sobre a composição dos materiais plásticos e das suas especificações de controlo de qualidade; a segunda fase consiste na avaliação da migração global; a terceira fase baseia-se na avaliação dos extraíveis, ou seja, é realizada uma migração específica com o intuito de identificar os extraíveis e avaliar os seus potenciais riscos. Estes são avaliados recorrendo a processos de extração agressivos e a métodos de identificação com base em múltiplas metodologias analíticas. Caso os compostos observados estejam acima do limite de segurança, é necessário recorrer à identificação e avaliação da toxicidade e é necessário realçar que, para muitos aditivos não existem dados toxicológicos.2 Quando se realiza pela primeira vez um estudo sobre os extraíveis, pode-se ter uma ideia limitada do que procurar e quais as técnicas de extração e os métodos analíticos que devem ser usados para a identificação e avaliação de possíveis lixiviáveis.3 Assim, com a realização deste projeto pretende-se implementar ensaios otimizados e validados para estudos de extração e de lixiviação.
- Análise de Dados de Sinistralidade Rodoviária nas Zonas em Obras com Recurso à Regressão Logística MultinomialPublication . Vieira, Adriana Coelho; Santos, Bertha Maria Batista dosOs locais onde decorrem as ações de construção, manutenção e reabilitação necessárias à conservação dos activos rodoviários, designados de zonas em obras, são pontos sensíveis da rede em termos de sinistralidade, os quais exigem a necessária atenção por parte das agências de transporte em todo mundo. Estes locais são considerados perigosos tanto para os trabalhadores como para o tráfego que os atravessa, já que envolvem o encerramento de vias e desvios do tráfego, variação dos limites de velocidade, congestionamentos do trânsito e distracções. Tendo em conta as particularidades destas zonas, o trabalho proposto tem como objectivo identificar os principais fatores com impacto na gravidade e na natureza de acidentes ocorridos nas zonas em obras, bem como suas consequências. Para atingir esse objectivo será aplicada a técnica estatística de regressão logística multinomial, aos dados de natureza mista oficiais da sinistralidade rodoviária nacional (Portugal - Continental) relativos ao período compreendido entre os anos de 2010 a 2015. Os modelos desenvolvidos, natureza do acidente e tipo de envolvimento, apresentam globalmente alguns fatores contribuintes predominantes como o ambiente urbano, traçado em planta (reta), boas condições de aderência, envolvimento de pesados, conduzir em marcha normal e velocidade excessiva para as condições existente. A identificação destes fatores possibilita a programação das intervenções na rede em ambientes mais seguros, minimizando assim a probabilidade de ocorrência destes acidentes e por consequência, o número de vítimas envolvidas. Esse tipo de análises evidenciam as lacunas críticas existentes no conhecimento das questões de segurança nas zonas em obras, bem como os desafios da abordagem associada à modelação deste tipo de dados.