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- A Quality of Recognition Case Study: Texture-based Segmentation and MRI Quality AssessmentPublication . Rodrigues, Rafael; Pinheiro, Antonio M. G.Muscle texture may be used as a descriptive feature for the segmentation of skeletal muscle in Magnetic Resonance Images (MRI). However, MRI acquisition is not always ideal and the texture richness might become compromised. Moreover, the research for the development of texture quality metrics, and particularly no-reference metrics, to be applied to the specific context of MRI is still in a very early stage. In this paper, a case study is established from a texture-based segmentation approach for skeletal muscle, which was tested in a thigh Dixon MRI database. Upon the obtained performance measures, the relation between objective image quality and the texture MRI richness is explored, considering a set of state-of-the-art no-reference image quality metrics. A discussion on the effectiveness of existing quality assessment methods in measuring MRI texture quality is carried out, based on Pearson and Spearman correlation outcomes.
- Revisão da aplicação clínica de benzodiazepinas pela via intranasal no tratamento da epilepsiaPublication . Melo, Dora Fátima Neves de; Santos, Adriana Oliveira dos; Pires, Patrícia Sofia CabralEste trabalho encontra-se dividido em duas partes, sendo que o primeiro capítulo remete para o trabalho de investigação, que consistiu numa revisão bibliográfica acerca da administração de benzodiazepinas pela via intranasal no tratamento de crises epiléticas, e o segundo capítulo remete para o relatório do estágio, realizado em Farmácia Comunitária. O primeiro capítulo, referente ao trabalho de investigação, é uma revisão bibliográfica dos ensaios clínicos com administração intranasal de benzodiazepinas para o tratamento de crises epiléticas. Entre 1989 e o presente ano foram encontrados um total de 44 ensaios clínicos, em que as benzodiazepinas em estudo foram o clonazepam, o lorazepam, o diazepam e o midazolam. Na análise efetuada, foi dada especial atenção às vantagens da via intranasal, comparativamente às outras vias de administração, e às estratégias de formulação, tendo-se procurado perceber quais os inconvenientes ou quais as formulações que se mostraram mais promissoras. No conjunto de ensaios revistos, a via nasal foi comparada com a via intravenosa, intramuscular, retal e bucal. A via intranasal oferece várias vantagens, como a fácil administração, a não invasividade e um rápido início de ação. Quanto às formulações, das várias estudadas é possível perceber que o uso de solventes orgânicos, como o propilenoglicol ou o glicofurol, puros ou em elevada percentagem, não é bem tolerado nesta via de administração. Quanto aos efeitos adversos, não se verificou a ocorrência de efeitos graves com as várias formulações, portanto estes efeitos não impediram o prosseguimento dos tratamentos. Existe uma formulação de diazepam bem tolerada e com resultados promissores, e outra que recentemente começou a ser comercializada nos Estados Unidos da América, o Nayzilam®, desenvolvido pela Proximagen, LLC, que consiste numa formulação de midazolam intranasal. O segundo capítulo remete para o estágio realizado em Farmácia Comunitária, na Farmácia Picoense, entre o dia 21 de janeiro e 31 de maio de 2019, com um total de 800 horas, sob a orientação da Dr.ª Susana Vasconcelos. Foi possível realizar várias tarefas, desde o atendimento de utentes à receção de encomendas, bem como a gestão do receituário e a prestação de vários serviços farmacêuticos, como a medição da glicémia e do colesterol. Este estágio foi muito útil pois foi o primeiro contacto com a realidade da prática farmacêutica e permitiu-me consolidar os conhecimentos obtidos ao longo dos 5 anos de curso. Permitiu-me também entender o papel do farmacêutico comunitário na comunidade e o que ele representa para os utentes.
- Vogue PortugalPublication . Araujo, Larissa Marinho Ramos Silva; Ribeiro, Liliana Simões; Pereira, Maria Madalena RochaConsiderando a dimensão do mercado de moda e o alcance económico e social que uma revista com status que a Vogue tem, e visto ainda o novo posicionamento que sua edição portuguesa possui. O presente trabalho analisa a percepção do público, consumidor e não consumidor, e dos profissionais da área da comunicação de moda, sobre o impacto da mudança da comunicação da revista na sua imagem de marca. Para isso o trabalho faz uso de metodologias quantitativas e qualitativas e de dados recolhidos por meio de entrevistas e questionários. A amostra utilizada neste estudo é restrita, entretanto relevante, dessa forma o resultado a que se chega neste estudo é que é o público inquirido e entrevistado percebe alterações na forma de comunicar da marca Vogue Portugal tiveram impacto positivo na sua imagem de marca.