Browsing by Issue Date, starting with "2020-01-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Re-habitar as Termas RadiumPublication . Gonçalves, Cláudia Vanessa Marques; Campos, Inês Daniel de; Beato, Cláudia Sofia Sao Marcos MirandaEsta dissertação de mestrado tem como base o estudo de um edifício abandonado existente na região Centro, mais precisamente em Sortelha, denominado de Termas de Águas Radium. Atualmente encontra-se em ruína, destacando-se na paisagem pela sua imponente construção em granito. Este lugar é encarado como um espaço importante na memória coletiva da população, que guarda tristeza e mágoa pelo desprezo a que o local e as ruínas estão submetidos atualmente, devido sobretudo a terem perdido a importância de outrora. O edifício em questão remonta o início do século XX. Através de uma análise sobre a reabilitação de edifícios considerados património, isto é, que contêm um grande potencial histórico, local e cultural, pretende-se demonstrar que estes não devem ser deixados cair no esquecimento e que o seu reaproveitamento é uma mais valia para a atratividade das regiões. Cada vez mais é essencial pensar nas preexistências e não apenas construir de raiz, e ao mesmo tempo repensar este tipo de espaços para a nossa atualidade, sem nunca criar perturbações ao que já existe. Assim, desenvolve-se uma proposta de um Hotel, criado a partir das ruínas das Termas Radium, que irá promover o desenvolvimento desta zona do Interior e do próprio turismo. O complexo procura as necessidades do turista de hoje, mantendo a memória do lugar.
- Resolução de Conflitos: as ações do Conselho de Segurança das Nações Unidas no processo de paz em Angola (1989-1999)Publication . Suamo, Vasco Alberto Quitela; Pires, Samuel de PaivaA descolonização no continente africano, a Guerra Fria e a diversidade étnicalinguística solidificaram o jogo de alianças e disputas em Angola, propiciando um ambiente pleno para a eclosão de uma guerra civil de alta intensidade (1975-2002) entre as principais forças políticas do país: União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) – embora esta terceira força abandonar o conflito ainda no princípio. Influenciado diretamente por forças externas como a África do Sul, os Estados Unidos da América e a União Soviética/Rússia, o conflito angolano necessitou de medidas concretas no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU), por intermédio do seu Conselho de Segurança, que resultaram em três missões UNAVEMs e MONUA, bem como a abertura do caminho de pelo menos dois dos três principais acordos de paz, em que a ONU participou, que marcaram a tentativa de cessar-fogo e implementação de paz em Angola: São os Acordos de Gbadolite (1989), Acordos de Bicesse, e o Protocolo de Lusaka (1994), cuja apreciação constitui o nosso objetivo específico, tendo como objetivo geral a análise do papel do Conselho de Segurança na assinatura e na implementação dos Acordos de Paz de Angola. A bibliografia analisada indica que as ações executadas pelo Conselho de Segurança da ONU, embora importantes, foram insuficientes para proporcionar o cessar-fogo e implementar a paz definitiva em Angola.
- Conhecimentos e atitudes face à sexualidade dos idosos e à homossexualidadePublication . Pires, Joana Filipa Bernardo; Esgalhado, Maria da Graça ProençaA presente dissertação, encontra-se inserida no 2º ano de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, é constituída por um artigo, um anexo teórico e uma discussão geral. Tem como principais objetivos avaliar e comparar os conhecimentos e atitudes de jovens e idosos, relativamente à sexualidade dos idosos e à homossexualidade (lésbicas e gays), explorando assuntos que podem ser tabus para a sociedade e que se encontram a associados preconceitos e estigmas. Este trabalho visa também observar se existem diferenças nos conhecimentos e atitudes, em função do género, pelo facto do sujeito se identificar ou não com alguma religião e em função do nível escolaridade. Pretende-se ainda observar se existem correlações entre as atitudes e os conhecimentos sobre a sexualidade nos idosos e a homossexualidade. A sexualidade é fundamental ao ser humano, acompanhando as suas manifestações em todas as fases da vida, sendo vivenciada de formas diferentes, tanto na juventude como na velhice (Guacira, 2000). Visa o prazer e o bem-estar, tornando-se assim essencial à vida dos seres humanos (Francis & Vieira, 2013). O estudo é transversal, de natureza quantitativa, de tipo descritivo, inferencial e correlacional. A amostra foi obtida por conveniência, através da aplicação de um protocolo elaborado para o efeito, em formato papel. Participaram 167 sujeitos, divididos em duas faixas etárias, jovens (n=97) dos 18 anos aos 25 anos e idosos (n=70) com mais de 65 anos. Foram utilizados como instrumentos, um questionário socio demográfico para a caracterização da amostra, a escala traduzida para a população portuguesa Aging Sexual Knowledge and Attitudes Scale (ASKAS) (Senra, 2013) e procedeu-se à tradução das escalas Knowledge about Homosexuality Questionnaire (KHQ) (Corrêa-ribeiro, Iglesias, & Camargos, 2018) e Attitudes Toward Lesbians and Gay Men Scale (ATLG) (Cárdenas & Barrientos, 2008). Conclui-se com o presente estudo que os jovens demonstram atitudes mais positivas face à sexualidade na terceira idade e face à homossexualidade em comparação com os idosos. No que diz respeito aos conhecimentos, permitiu verificar que não existe diferenças entre os jovens e os idosos perante os conhecimentos sobre a sexualidade na terceira idade, mas que os jovens revelam maior conhecimento sobre a homossexualidade. Adicionalmente, verificouse que quanto maior for o conhecimento menores serão as atitudes negativas.
