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- Construção e Ensaio Estático de um Pulsojato sem VálvulasPublication . Duarte, Miguel Ângelo Lopes; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaA recuperação do conceito de propulsão pulsojato, pontualmente utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, parece estar a conquistar, nos dias de hoje, um novo interesse no meio aeronáutico. O elevado ruído, bem como as vibrações excessivas características deste tipo de propulsão, conduziram a que a aplicação no meio aeronáutico civil viesse a ser abandonada. No entanto, a ausência total ou parcial de partes móveis, a facilidade e baixo custo de produção, têm direcionado a implementação do pulsojato para o mercado dos Veículos Aéreos Não Tripulados (UAV’s). Apesar de esta ser uma tecnologia com bastantes anos, ainda restam dúvidas quanto à operação e desempenho dos pulsojato, por este motivo, ainda são necessários estudos que desmistifiquem o funcionamento destes motores. No sentido de dar continuidade ao estudo numérico do dimensionamento de um motor pulsojato sem válvulas, realizado no Departamento de Ciências Aeroespaciais da UBI, a presente dissertação pretende proceder à construção física do modelo simulado numericamente, bem como avaliar o seu desempenho, através da realização de ensaios estáticos. O estudo experimental demonstrou, após exaustivas tentativas, ser necessário um aumento de 18,5 cm do ducto de escape, de forma a permitir o efeito pulsante autossustentável e, além disso, uma adição de 4,7 cm no ducto de admissão, no sentido de torná-lo acelerável. Esta investigação permitiu perceber também, a importância do divergente instalado sobre a tubeira de escape, pois sem este componente a combustão autossustentada não se verifica. De forma a testar o comportamento do pulsojato em diferentes cenários, sete caudais mássicos de propano foram injetados ao longo do ducto de admissão: 1,4, 1,8, 3,3, 3,9, 4,6, 7,1 e 7,7 g/s. Para cada um dos testes, foram gravados os dados relativos à tração, temperatura da admissão, escape e câmara de combustão, frequência e nível de pressão sonora. A tração estática máxima produzida pelo pulsojato foi de 26,14 N, superando os 24,80 N obtidos nas simulações numéricas, ainda assim, este valor ficou aquém dos 58,90 N idealizados para o motor. A frequência operacional do pulsojato sem válvulas variou de 111 a 125 Hz, consoante o caudal mássico injetado. Durante os testes experimentais verificou-se que, mesmo com dois reservatórios de propano em paralelo e com acelerador totalmente aberto, a combustão autossustentada no interior do pulsojato permaneceu ativa. Isto indicia que, se caudais mais elevados fossem testados, a força de tração seria, eventualmente, amplificada.
- Atitudes dos Profissionais em relação à Homossexualidade de Pessoas Idosas InstitucionalizadasPublication . Almeida, Daniela Sofia Pereira; Afonso, Rosa Marina Lopes Brás Martins; Posada, Feliciano Villar; Fernandes, Ana Paula André MartinsAs pessoas idosas LGBT são, frequentemente, alvo de dupla discriminação. Por um lado, devido à idade e, por outro lado, devido à orientação sexual. Este tipo de atitudes e comportamentos poderão comprometer a saúde e o bem-estar e, inclusivamente, os direitos das pessoas, nomeadamente, no contexto de prestação de cuidados a idosos. Nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI’s), tende a ser mais difícil a expressão dos interesses sexuais dos residentes, principalmente, dos idosos homossexuais, uma vez que, vivem com mais desafios. A discriminação face a pessoas idosas homossexuais, poderá levar à negação da sua orientação sexual e à permanência ou regresso ao “armário”. O principal objetivo deste estudo é analisar as atitudes e comportamentos dos profissionais que trabalhem em ERPI’s em relação a pessoas idosas homossexuais institucionalizadas. Tratase de um estudo quantitativo, exploratório e transversal. Participaram no estudo 538 profissionais que trabalham em ERPI’s portuguesas. A maioria dos inquiridos são do género feminino (90%), com média de idades de 41.29 (DP=11.70), casadas ou em união de facto (61.2%), com o 12º ano de escolaridade (33.5%), auxiliares (55%) e com formação profissional em envelhecimento (37.9%). Foi utilizada a Escala de Atitudes em relação à Sexualidade de Pessoas Idosas Institucionalizadas (Villar, Celdrán, Fabà & Serrat, 2017), traduzida para a população portuguesa no âmbito deste estudo. O mesmo avalia a forma como os profissionais que trabalham em ERPI’s percecionam e vivenciam a sexualidade e a homossexualidade de pessoas idosas institucionalizadas. Os resultados revelam que quando se procede à comparação das respostas em relação a situações de relações sexuais heterossexuais e homossexuais, existem atitudes mais benevolentes, permissivas e tolerantes em relação às relações sexuais heterossexuais do que às homossexuais, principalmente se se tratarem de relações sexuais gays. Os profissionais consideram que a reação mais frequente, quando colegas se confrontam com situações de relações sexuais heterossexuais, é “Comentar o sucedido com a supervisão ou direção”, seguida de “Pedir desculpa aos utentes” e “Aconselhá-los a fazerem-no de forma mais privada”. Todavia, quando se trata de relações sexuais homossexuais, além das reações mencionadas, também, é frequente, assinalarem as opções de resposta, “Tomar ou exigir medidas para que não volte a acontecer” e “Chamá-los à atenção/ralhar-lhes”. Este estudo contribui para o conhecimento das atitudes dos profissionais de ERPI’s em relação à sexualidade dos utentes e, mais especificamente, sobre as vivências homossexuais, assinalando a necessidade de formação e apoio aos profissionais sobre estas temáticas. São necessárias práticas, atitudes e políticas sensíveis e inclusivas para que as pessoas possam desfrutar do seu direito à sexualidade e intimidade em contextos institucionais.
- Safety and quality based traceability system for food supply chainsPublication . Curto, João Paulo Gonçalves da Silva; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis OliveiraThe onset of new technologies and new procedures for food production has reduced the familiarity and capability of consumers to discern the quality of products bought, as well as being unable to verify if all health and safety regulations were complied with. Traceability can be a tool for safety and quality assurance for perishable food as well as for process optimization and economic gain. However, it is often considered mere bureaucracy and an economic burden. Such is prevalent in micro and small-sized (MSE) enterprises. As they constitute most of food sector, the adoption of traceability systems is quite slow and mostly to satisfy legal requirements. In order to determine the main advantages and disadvantages of traceability models, implementation and technologies, a literature review and MSE focused analysis was performed. Economic gains, more quality and safety, better efficiency and a more direct contact with consumers are some of the main advantages. High implementation costs, poorly defined benefits, lack of compatibility, consumer focused perspective and exposure of sensitive information are some of the main issues. With the result of that analysis, a an open-source traceability framework was developed. The framework includes an external communication model and is accompanied by software capable of fulfilling all tasks required for quality assurance both internally and externally. It encompasses whole food supply chains and maintains records of quality and safety while not necessitating mature IT capabilities, uncommon characteristic of MSE’s. It is imperative for traceability systems to have a common structure for information exchange. Without it, these systems lose much of their utility as they will only be usable internally and will have reduced capacity to add value to products and manage recalls. It is also imperative to develop this type of framework by focusing it on existing resources such as HACCP flowcharts to define gateways for quality evaluation. With that in mind, the volume of information is divided between all stakeholders according to their necessities and funding capacities. Most of the information is stored by regulators as they have access to more funding. This improves the ease and flexibility of implementation of traceability systems by the companies. Using all developed tools an hypothetical food supply chain was simulated. The objective of this simulation was to observe all quality variations and capacity to transmit information. It was verified that the developed system was able to evaluate quality throughout an entire chain and to effectively communicate all necessary information.
- Desenvolvimento, construção e estudo de um módulo solar térmico, fotovoltaico e termoelétricoPublication . Matias, Flávio Figueiredo; Pires, Luis Carlos Carvalho; Silva, Pedro Nuno Dinho Pinto daTem-se verificado nos últimos anos um importante aumento das preocupações relacionadas com as consequências do efeito antropogénico no meio ambiente. A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, tal como as marés, as ondas, o vento e o sol, têm contribuído de uma forma muito positiva de forma a controlar e a minimizar a emissão de gases poluentes. Contudo, certos aproveitamentos renováveis apresentam taxas de conversão baixas, ou seja, face ao rendimento apresentado existem hesitações face à sua implementação. Face a tal, o tema desta dissertação revela-se muito promissor para atingir rendimentos superiores aos atuais conseguidos. Neste caso em particular, pretende-se aumentar o rendimento de módulos fotovoltaicos, simultaneamente incrementar a potência elétrica com o acoplamento de módulos termoelétricos e finalmente realizar o aproveitamento térmico da energia solar incidente, esta que é totalmente desprezada pelos típicos módulos fotovoltaicos, além de afetar de forma negativa os valores da conversão fotovoltaica. O presente trabalho de âmbito experimental, apresenta todos os conhecimentos teóricos- explicativos de uma forma coesa através de uma correta organização de ideias bem como a revisão bibliográfica é realizada a par e passo mediante a apresentação dos diferentes conceitos. Esta dissertação cujo foco incide precisamente no desenvolvimento e construção de um protótipo e do seu respetivo estudo, de forma a apresentar resultados práticos que permitem concluir acerca da rentabilidade do mesmo. A principal variável em estudo é o rendimento total do módulo híbrido solar construído, que consequentemente irá permitir avaliar a fiabilidade do módulo. Com o intuito de otimizar o sistema e aumentar a potência elétrica despendida e graças ao gradiente térmico existente entre o módulo fotovoltaico e o módulo térmico, acoplou-se um conjunto termoelétrico. Por outro lado, a otimização é efetuada realizando o aproveita- mento térmico. Realçando assim o quão importante é aproveitar o máximo possível toda a energia solar incidente, seja no aproveitamento elétrico ou térmico. Todos os resultados obtidos, via experimental, foram obtidos durante o final da primavera do ano de 2019. Para cada ensaio foi registada a temperatura ambiente, bem como as temperaturas da face frontal e traseira do módulo fotovoltaico, entre outras, de forma a caracterizar e compreender totalmente o módulo construído. Além das variáveis elétricas, tensões e correntes dos circuitos elétricos que compõem o módulo solar, foi também registada, através da utilização do solarímetro, a intensidade da radiação solar natural. Sendo posteriormente, calculados os valores práticos das potências elétricas visadas, bem como a potência térmica, sem esquecer as diferenças de temperatura sentidas ao longo de todo o módulo que condicionam e regem o rendimento, principalmente do conjunto termoelétrico. Com estes parâmetros de desempenho calculados e apresentados, foi possível retirar uma diversidade de conclusões referentes ao desempenho do protótipo construído.
- Caixa de velocidades automática para veículo de ultra-baixo consumoPublication . Lopes, Danilo Francisco Nereu; Fael, Paulo Manuel OliveiraA vulnerabilidade energética agregada à problemática ambiental tem despertado ao longo dos anos à conscientização para a problemática dos recursos energéticos não renováveis, predominantes a nível mundial, estando esta temática cada vez mais na ordem do dia. Neste panorama nasceu a Shell EcoMarathon, concurso de âmbito académico, realizado anualmente a nível mundial, com o objetivo de promover tanto a eficiência energética como também a investigação a meios alternativos de aproveitamento energético. Esta competição, fundada nos anos 80, visa promover a tónica da eficiência energética e ambiental por meio da competição de protótipos automóveis desenvolvidos por estudantes das mais diversas Universidades a nível mundial, onde a Universidade da Beira Interior tem marcado presença regular, desde o ano 2000, com o desenvolvimento do UBIcar, sendo este já premiado por diversas vezes. O UBIcar, protótipo desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Eletromecânica, vem sendo aperfeiçoado ao longo dos anos, sendo este preparado anualmente para sua participação na Shell EcoMarathon Europa. Esta conceção do veículo envolve a participação dos estudantes em diversas vertentes visando o seu melhoramento a cada ano, tornando-o cada vez mais eficiente, nas diferentes vertentes de um automóvel, tendo em conta o âmbito da competição. Nesta vertente tem-se a elaboração do presente trabalho, objetivando o aperfeiçoamento do sistema de transmissão do veículo, com o desenvolvimento de um conceito de caixa de velocidades, uma vez que este não dispõe deste mecanismo. Neste seguimento, a conceção deste elemento focou-se no estudo de sistema viáveis de implementação no veículo em causa e que permitem um funcionamento automático, culminando assim na abordagem a mecanismos centrífugos, embraiagens centrifugas.