Browsing by Issue Date, starting with "2020-03-11"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- The impact of renewable energy sources on the Portuguese electricity pricesPublication . Rodrigues, Pedro Afonso Leitão Ventura de Sousa; Marques, António Manuel CardosoThe Renewable Energy Sources (RES) have been treated as a key instrument to accomplish the international energy goals without compromising the sustainable development of each country and the humankind wellbeing. However, the effects that the penetration of RES have on electricity prices must be considered. The Merit order Effect (MOE) is the expected reduction of the wholesale electricity prices caused by the penetration of the RES. This study quantifies the MOE in Portugal, for the years of 2009 to 2018. The data frequency is monthly, and the applied methodology was a GARCH (2,1). Additionally, the expected savings in the wholesale prices are compared to the expected costs in the retail prices, in order to see if the RES penetration translates into a benefit or a cost to the end consumer. The findings suggest a MOE of 21,24€/MWh which translates into a €1,93 billion savings for the consumer during the years of 2009 to 2018.
- Potenciais Usos da Mirtazapina em Dependência de Substâncias, Ansiedade e Distúrbios RelacionadosPublication . Loureiro, Cláudia Raquel Cardoso; Cardoso, Norberto Loureiro; Alba, Maria Eugénia GallardoO presente documento encontra-se dividido em 3 capítulos que correspondem à vertente de investigação, vertente de farmácia hospitalar e vertente de farmácia comunitária. No capítulo I é realizada uma revisão crítica sobre a eficácia da mirtazapina no tratamento da dependência de substâncias, ansiedade e distúrbios relacionados, a fim de ser um guia prático para ajudar médicos, farmacêuticos bem como outros profissionais de saúde. A mirtazapina é um fármaco aprovado para o tratamento da depressão que demonstrou ter um início de ação mais rápido e maior eficácia do que os restantes antidepressivos. O seu mecanismo de ação difere dos demais antidepressivos, dado que é um potente antagonista dos recetores de serotonina 5-HT2 e 5-HT3 e dos recetores adrenérgicos a2 ao nível central, sem envolver a inibição do transportador de serotonina. Também bloqueia o recetor histaminérgico 1 e esta propriedade, conjuntamente com o antagonismo do recetor 5-HT2A, melhora o sono e torna-o mais restaurador, existindo ainda um aumento do apetite relacionado com o bloqueio do recetor 5-HT2C. Devido a esse mecanismo de ação, o uso da mirtazapina vai além de sua ação antidepressiva. De facto, é eficaz em subgrupos específicos de pacientes deprimidos, particularmente pacientes ansiosos e com depressão melancólica. No entanto, a gama de aplicações clinicamente úteis da mirtazapina inclui melhoria do sono, benefícios antieméticos, aumento do apetite e ganho de peso, e é eficaz no tratamento da depressão e ansiedade associadas à dependência do álcool, em pacientes idosos agitados e controlo da dor, entre outros. O farmacêutico é um profissional de saúde capaz de prestar cuidados de saúde diferenciados e de promover o uso responsável do medicamento. Deste modo ajuda a potenciar os ganhos na saúde o que leva a uma melhoria da qualidade de vida na população. Quer seja dentro ou fora de um hospital, o farmacêutico possui diferentes capacidades técnico-científicas que lhe permitem atuar em várias áreas. No capítulo II são descritas as atividades desenvolvidas, relacionadas com farmácia hospitalar, no Centro Hospitalar Tondela-Viseu E.P.E. no distrito de Viseu, entre 22 de janeiro e 8 de março de 2019. O capítulo III diz respeito ao estágio realizado em farmácia comunitária, na farmácia Oliveira, no distrito de Viseu, entre 11 de março e 2 de junho de 2019.
- Cultura da vigilância em Portugal: perceções e práticasPublication . Faustino, Délcio Otávio Azevedo; Pereira, Maria João Leitão Simões AreiasA vigilância eletrónica pode ser entendida como qualquer processo de recolha, em contexto eletrónico, sistemático, rotineiro e concentrado de dados pessoais para um determinado propósito. Como revelou Edward Snowden, atualmente a vigilância eletrónica já não é somente direcionada a alvos considerados suspeitos, abarca quase todos os cidadãos. Num contexto onde a quantidade de dados que são gerados pelos utilizadores é gigantesca, o acesso a esses dados é cada vez mais importante para diversas entidades. O facto da National Security Agency (NSA), uma entidade governamental, já possuidora de uma enorme quantidade de dados, ter conseguido aceder a dados fornecidos por diversas empresas multinacionais como, por exemplo, o Facebook e a Google, chocou e alertou ainda mais o mundo para a vigilância eletrónica. Porém, os cidadãos já não podem ser vistos apenas como agentes passivos no contexto desta, tanto podem, em certa medida, negociá-la ou tentar resistir-lhe como também exercê-la sobre outros, como ocorre nos casos da vigilância inversa e lateral. Nesta investigação seguiu-se, em grande medida, as questões levantadas pela conceção teórica da vigilância como cultura, procurando-se explorar o papel dos cidadãos nesta. Os objetivos desta investigação são: por um lado, captar o modo como as pessoas percecionam e experienciam a vigilância eletrónica, e por outro, analisar as suas práticas face à vigilância. A metodologia adotada é de carater qualitativo, tendo-se utilizado a entrevista semiestruturada como técnica de investigação.
- Análise Térmica de uma Máquina Assíncrona Baseada em Metodologias MultifísicasPublication . André, Pedro Cabral; Cardoso, António João Marques; Adouni, Amel Mohamed SalahO motor de indução trifásico é uma das máquinas elétricas mais utilizadas na indústria, pelo que, o conhecimento detalhado do seu funcionamento torna-se essencial. Em muitas aplicações, o motor de indução trifásico opera num ambiente de pequenasdimensõese elevadatemperatura ambiente. Todas estas condições permitem uma rápida concentração de calor. Em caso de altas temperaturas, alguns componentes serão deteriorados. Portanto, a análise térmica reveste-se de grande importância no estudo desta máquina. A análise térmica pode ser realizada através de métodos analíticos, como o método dos parâmetros concentrados, ou através de métodos numéricos, como o método dos elementos finitos, ou ainda através da dinâmica de fluídos computacional. No presente trabalho édescrito o comportamento térmico de um motor de indução trifásico operando sob condições saudáveis e com um desequilíbrio no sistema de alimentação,através de uma abordagem multifísica. A análise térmica érealizada através da construção de uma rede térmica de parâmetros concentrados,em ambienteMatlab\Simulink, que descreve as transferências de calor existentes na máquina. As transferências de calor dependem das perdas existentes no motor, pelo que, estas necessitam de ser determinadas. Uma máquina elétrica em funcionamento apresenta três tipos de perdas: perdas por efeito de Joule, perdas no núcleo da máquina e perdas mecânicas. Todos estes fenómenos foram quantificados de forma a obter uma caracterização térmica fiável. De forma a validar os resultados obtidos através da rede térmica desenvolvida, foirealizado um estudo experimental da máquina em condições saudáveis e em condições de desequilíbrio das tensões de alimentação.
- Criação de marca própria, na valorização de acessórios de moda feminina com Identidade AfricanaPublication . Sambo, Cláudia Jandira Ramos; Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraNo contexto atual dos mercados globais, entender o consumo do consumidor e dominar a as bases e estratégias práticas de marketing tornou-se uma ferramenta essencial para a sobrevivência de qualquer marca/organização. Sendo assim, este projeto teve como objetivo criar um plano de marketing para uma nova marca, nomeadamente, de acessórios femininos com identidade africana em Portugal, no sentido de construir uma marca forte denominada “Ntima”. A nova marca é uma extensão da marca “Mulher Autêntica”, presente no mercado Português desde 2017 e tem como core business a produção e comercialização de cosméticos naturais, para cabelos crespos e cacheados. Neste contexto, pretendeu-se compreender os diferentes modelos de plano de marketing e propostos pela literatura e implementar os conceitos que o compõem, como a segmentação, posicionamento, imagem, estratégia e diferenciação, de formas a construir um branding mais robustos e aplicar estratégias de posicionam a marca em posição de diferenciação e ganhe visibilidade diante do publico alvo. A nível operacional, o plano de marketing compreendeu avaliar as envolventes internas e externas da empresa e do mercado, a definição dos objetivos, estratégias e os planos de ação, para finalmente passar a implementação e controle.