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- Insuficiência Cardíaca e Obesidade: duas entidades gémeas?Publication . Fonseca, Ana Francisca Gaudêncio da; Carvalho, Luis Carlos Bronze dos SantosA Insuficiência Cardíaca é uma patologia sistémica multifatorial de prevalência crescente. Clinicamente, manifesta-se por sintomas como, dispneia e fadiga e sinais como, aumento da pressão venosa jugular, fervores de estase e existência de edemas periféricos. (1) A Obesidade, reconhecida como uma epidemia na atualidade, consiste num acúmulo excessivo de tecido adiposo, especialmente em localizações ectópicas, que incrementa o risco de desenvolver diversas patologias, realçando-se as do foro cardiovascular. Esta patologia constitui um fator de risco reconhecido para o desenvolvimento de Insuficiência Cardíaca. (2) No entanto, uma relação imprevisível denominada de “Paradoxo da Obesidade” tem sido observada entre estas duas patologias. Efetivamente, Índices de Massa Corporal elevados (IMC’s) estão associadas a um melhor prognóstico nos pacientes com Insuficiência Cardíaca estabelecida e uma perda de peso pelos mesmos pode desencadear um agravamento do quadro clínico.(3)(4) As guidelines estabelecidas pela Sociedade Europeia de Cardiologia em 2016, estabelecem recomendações específicas para a prevenção da Obesidade com o intuito de prevenir o desenvolvimento de Insuficiência Cardíaca associada, mas não estabelecem orientações específicas para a abordagem de um paciente obeso com Insuficiência Cardíaca estabelecida.(3) A presente monografia, pretende revisar a bibliografia atual referente às duas patologias mencionadas bem como à relação aparentemente contraditória entre as mesmas, explorando as possíveis implicações na abordagem e terapêutica dos pacientes.
- A Cor como Intenção no Design de ComunicaçãoPublication . Magalhães, Nuno Miguel Rodrigues de Sousa; Estêvão, Sara VelezA presente dissertação tem como problemática os conceitos e práticas do uso da cor em projetos de design, em particular a intencionalidade da sua aplicação. Para tal escolheu-se como estudo de caso a presença da cor nas edições dos jogos olímpicos de verão desde que estes passaram a integrar programas de identidade. O design e a cor assumem um papel determinante, pois através deles, o ser humano experiencia e perceciona o seu meio envolvente, atribuindo significados em função das culturas, tradições, simbologias ou marcas. Para esclarecer estes conceitos e procurar ainda de que forma a cor contribui para o problema num projeto de design, são abordados fatores relativamente à cor e ao design como meio de comunicação. Consequentemente, fez-se uma exposição de diferentes linhas teóricas em torno dos conceitos de cor, fazendo a ponte para conceitos como a psicologia, perceção e simbologia da cor. Posteriormente e mantendo uma ligação coesa como tema inicial, são abordados aspetos relativamente à área do design, que sendo visto com a finalidade de poder informar, identificar, persuadir, consciencializar e devendo também ser capaz de se configurar a cada nova necessidade do ser humano é feito um levantamento histórico sobre design gráfico como um meio de comunicação. São abordados aspetos quanto à utilização da cor no design gráfico, determinando ainda qual o papel que a cor desempenha numa identidade visual. Assim, para reforçar a questão central de estudo, foram analisadas 15 edições de jogos olímpicos de verão com o intuito de estabelecer uma relação entre design e cor e, percebendo de que forma a cor é usada e encaminhada num projeto de design.