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- Simbiose entre Design e Emoção: será a cor o espelho da alma?Publication . Rodrigues, Mafalda Carvalho; Mendes, Maria do Carmo Raminhas; Nascimento, Carla Sofia Lucas doA partir do século XX, a Emoção começou a ser um objeto de estudo importante, sendo, inclusive, equiparada à Razão. Embora a Emoção seja um constructo que está constantemente presente nas relações interpessoais, na comunicação e na interação com tudo o que nos rodeia parece existir, na sociedade atual, dificuldade no reconhecimento e expressão de emoções, denominado de alexitimia. A Cor, elemento basilar da Arte e do Design, é uma área que também tem interessado vários autores, sendo que alguns se dedicam a compreender qual a sua relação com a Emoção, tentando perceber que estados emocionais esta consegue evocar. Desta forma, a investigação aqui apresentada tem como objetivo geral a análise e compreensão de uma possível relação entre as cores e emoções. Tendo por base este objetivo, selecionou-se uma amostra por conveniência da população estudantil da UBI composta por 248 participantes com idade superior a 18 anos, de nacionalidade portuguesa, de modo a: (i) analisar a relação entre a paleta cromática selecionada e as emoções; (ii) verificar se a relação entre cor e emoção, presente no modelo desenvolvido por Plutchik, apresenta as mesmas interações na nossa amostra; (iii) analisar as diferenças na relação entre cores e emoção em sujeitos com pontuações baixas e elevadas no TAS-20. Recorreu-se para tal a um questionário sociodemográfico, à TAS-20 e criou-se o CEQu. A análise dos dados foi elaborada com recurso ao programa SPSS. Dos resultados obtidos é de referir que cerca de 43.1% dos participantes apresentam pontuações nos extremos do TAS-20 (13.7% categoria Baixa e 29.4% categoria Elevada). A generalidade dos participantes identificou corretamente as cores alvo com exceção da cor Magenta que foi maioritariamente identificada como Rosa (80.2%). As correlações de Spearman entre a emoção sentida e a emoção associada face às cores alvo, são positivas e significativas (.50<=rs<=.78, p<.01) para todas as cores alvo. Não surgiu neste estudo relação entre as cores e as emoções Antecipação, Raiva e Tristeza. Assim, no âmbito da amostra em estudo e independentemente das pontuações do TAS-20 e das variáveis sociodemográficas, verifica-se que a associação cor-emoção não ocorre com a mesma relação proposta por Plutchik, o que nos leva a considerar que podem existir fatores de aprendizagem e características socioculturais subjacentes a esta temática.
