Browsing by Issue Date, starting with "2020-10-02"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação Além-FronteirasPublication . Rocha, Rafael Augusto Masson; Gonçalves, Gisela Marques PereiraEsta dissertação estuda a comunicação online das empresas de tecnologia Amazon, Google e Microsoft através do Twitter, nos Estados Unidos da América, Brasil, Itália e Reino Unido. Busca-se compreender e comparar as estratégias comunicacionais destas empresas e a comunicação online destas empresas em diferentes países. Para tal, recorreu-se a um método de recolha de dados automatizado entre janeiro e maio de 2020, com a coleta de 6.995 publicações do Twitter. O estudo fundamenta-se nas teorias das Relações Públicas, na vertente da gestão de relacionamentos entre público e organizações, mais especificamente, na teoria da comunicação dialógica de Kent e Taylor (1998; 2002). Elabora-se um conjunto de categorias de análise para analisar uma semana de posts com base nos estudos aplicados da teoria da comunicação dialógica nas redes sociais de Rybalko e Seltzer (2010) e de estudos que analisam a construção de relacionamento interpessoais através do Twitter, como Li e Wu (2018). Para esta análise utiliza-se a metodologia proposta por Wang e Yang (2020) de criação de uma semana de referência (amostra) com publicações selecionadas para cada conta do Twitter, para identificar a presença das categorias de análise. Os resultados demonstram que as categorias de comunicação dialógica estiveram presentes em 34,8% das publicações e que as categorias de construção de relacionamentos interpessoais estiveram presentes em 17,1% das publicações. Os dados analisados também apontam que a comunicação online difere em maior grau na comparação entre países do que entre as empresas selecionadas.
- Rural and agri-entrepreneurial networks: A qualitative case studyPublication . Adro, Francisco José Nave do; Franco, MárioThe Queijo Serra da Estrela, DOP is the oldest Portuguese cheese recognized internationally. The objective of this paper is to analyse a rural, agri-entrepreneurial network created by a young, female, craft cheese producer located in an area of low population density in the inland central region of Portugal. For data collection, several qualitative semi-structured phone and face-to-face interviews were held with the partners of the network. This paper contributes by helping to understand how a rural agricultural network in the specific sector of a Protected Denomination of Origin (PDO) product works and what its motives, success factors and benefits are. The results indicate that trust, confidence and regular payments are essential to make this network viable and create added value for business in a traditional sector threatened by climate changes, the age of shepherds and importation of exotic breeds of sheep. Some theoretical and practice contributions will be also presented.