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- Authentication and Identity Management for the EPOS ProjectPublication . Manteigueiro, José Pedro da Paula; Crocker, Paul Andrew; Barrico, Carlos Manuel Chorro SimõesThe increase in the number of online services emphasizes the value of authentication and identity management that we, even without realizing, depend on. In EPOS this authentication and identity management are also crucial, by dealing and being responsible for large amounts of heterogeneous data in multiple formats and from various providers, that can be public or private. Controlling and identify the access to this data is the key. For this purpose, it is necessary to create a system capable of authenticating, authorizing, and account the usage of these services. While services in a development phase can have authentication and authorization modules directly implemented in them, this is not an option for legacy services that cannot be modified. This thesis regards the issue of providing secure and interoperable authentication and authorization framework, associated with correct identity management and an accounting module, stating the difficulties faced and how to be addressed. These issues are approached by implementing the proposed methods in one of the GNSS Data and Products TCS services, that will serve as a study case. While authentication mechanisms have improved constantly over the years, with the addition of multiple authentication factors, there is still not a clear and defined way of how authentication should be done. New security threats are always showing up, and authentication systems need to adapt and improve while maintaining a balance between security and usability. Our goal is, therefore, to propose a system that can provide a good user experience allied to security, which can be used in the TCS services or other web services facing similar problems.
- Análise e comparação de Desempenho de Containers em Docker e em Apache MesosPublication . Ferreira, David Miguel Prata; Freire, Mário MarquesO conceito de virtualização está na origem do paradigma da computação em nuvem e é amplamente utilizado no mundo da tecnologia. A virtualização tem tido uma forte adesão por parte das empresas e instituições a nível mundial, nos mais diversos domínios pois esta oferece maior flexibilidade, melhor utilização de recursos, maior escalabilidade e adaptabilidade e redução de custos. A utilização de containers inclui um conjunto de tecnologias que evoluíram a partir do espaço de virtualização e que fornecem flexibilidade na infraestrutura de gestão e nos aplicativos como é o caso do Apache Mesos e do Docker. O Apache Mesos e o Docker são dois dos principais produtos disponíveis no mercado, que fornecem níveis de capacidade para o mundo virtualizado. Esta dissertação pretende avaliar e comparar o desempenho das infraestruturas de virtualização Apache Mesos e Docker comparando-os em relação a seu desempenho. Alicerçámos a investigação em duas partes distintas e complementares, a primeira parte é composta pela fundamentação teórica e a segunda parte consiste no desenvolvimento na instalação das ferramentas de virtualização e testes de desempenho (CPU, File I/O, memória e MySQL). A fundamentação teórica encontra-se definida no capítulo 2 – “Background da Virtualização” Procurámos, através da fundamentação teórica, demonstrar a pertinência da investigação, transmitir algumas teorias pertinentes e introduzir, sempre que possível, investigações existentes na área. A segunda parte do trabalho foi dedicada, à instalação das ferramentas de virtualização e realização de testes. Evidenciámos os métodos de instalação das ferramentas e apresentámos as suas funcionalidades. Por fim refletimos sobre os resultados, de acordo com o enquadramento teórico efetuado na primeira parte.
- Questões de Género no Vestuário Sem Género: Tendência versus ParadigmaPublication . Reis, Benilde Mendes dos; Pereira, Maria Madalena Rocha; Jerónimo, Nuno André Amaral; Azevedo, Susana Maria Palavra GarridoNo que diz respeito a moda, vestuário e género, os investigadores de vestuário há muito tempo que são fascinados pelas diferenças entre roupas e a aparência de homens e mulheres – mesmo antes da introdução do conceito de género como um padrão socialmente construído, separado do sexo biológico. De facto, é quase impossível estudar o vestuário sem considerar o género. Quando uma peça de vestuário é vista numa coleção no museu, uma das primeiras categorias em que é classificada é 0 sexo do utilizador, (Paoletti, 2018). Tendo sido escolhido um objeto de estudo específico relacionado com a moda contemporânea, pretende-se estudar o vestuário sem género a partir de uma abordagem sociológica, acerca dos tipos de género, das suas diferenças e do comportamento do consumidor de moda. Como consequência desta opção, obter-se-á uma investigação com uma perspetiva interdisciplinar. Neste contexto de vestuário sem género é importante abordar, não apenas a pesquisa de Design de Moda, mas também de áreas científicas como Sociologia e Marketing (comportamento do consumidor), bem como diversos subtemas inseridos nesses campos do conhecimento. O presente estudo foca-se em compreender e analisar questões e aspetos atuais da sociedade, relativamente a questões de género no vestuário, quer nas coleções de moda dos criadores e das marcas, quer dos consumidores. Procura-se ainda aferir se a moda sem género será um paradigma ou apenas uma tendência. O enquadramento da temática será feito através de uma detalhada revisão da literatura sobre questões de género, comportamento do consumidor e o vestuário sem género em Design de Moda. A investigação realizada usa uma combinação de metodologias, qualitativa e quantitativa, por meio da utilização do método da triangulação (qualitativa-quantitativa-qualitativa), para tratar os dados recolhidos através de uma análise de imagens, do desenvolvimento de um questionário e de uma coleção cápsula. Para a análise de imagens foram selecionadas sete marcas/designers, que tenham feito coleções, ou as suas marcas sejam classificadas como unissexo ou sem género, dos quais foram recolhidas 117 imagens, para uma análise feita através do software MaxQDA. O questionário desenvolvido foi colocado online para o consumidor de vestuário da população portuguesa, numa amostra não probabilística e de conveniência. Desta forma, foram obtidas 650 respostas válidas para se proceder a uma análise multivariada e univariada. Nesse sentido, numa fase final desta investigação e face aos resultados obtidos da análise de imagens e dos resultados da análise do consumidor desenvolveu-se uma coleção cápsula de peças de vestuário sem género, das quais, por meio de detalhes na modelagem, estas pretendem vestir tanto no corpo de mulher como de homem, que podem oscilar entre diversos tamanhos. Diante dos resultados obtidos, o trabalho desenvolvido constitui um ponto de partida para futuras investigações e discussões no vestuário sem género. Particularmente a estrutura aplicada mostrou ser útil para o estudo do vestuário sem género e dos seus consumidores. O trabalho desenvolvido apresenta também contribuições teóricas pertinentes para uma evolução do conhecimento do consumidor de vestuário na atualidade e para o vestuário sem género, que podem ser relevantes não só para o meio académico como também do ponto de vista prático para marcas e designers da indústria do têxtil e do vestuário. Para que no desenvolvimento de projetos e coleções, marcas e designers que tenham um determinado segmento tenham em consideração um conjunto de atributos e fatores valorizados pelo consumidor de vestuário, em que alguns deles diferem em termos de valorização em função das características demográficas-sociais.