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- Funcionamento psicológico positivo em adultos pertencentes à Geração Sandwich em contexto de pandemia Covid 19Publication . Ascensão, Sofia Tomás; Afonso, Rosa Marina Lopes Brás Martins; Ramos, Ludovina Maria de AlmeidaPertencem à Geração Sandwich (GS) indivíduos que prestam simultaneamente cuidados a duas gerações distintas, tais como filhos e pais. Apesar de se tratar de uma geração com uma sobrecarga elevada a nível físico como psicológico, existem aspetos positivos no cuidado multigeracional. Trata-se e um grupo crescente, mas ainda pouco investigado, principalmente em relação aos aspetos positivos de cuidar. Atualmente estes cuidadores confrontam-se com a prestação de cuidados em contexto pandemia COVID-19, que tem exacerbado medos no mundo inteiro e exigido distanciamento físico entre familiares. Esta investigação pretende avaliar aspetos positivos do funcionamento psicológico de cuidadores informais pertencentes à geração sandwich e descrever o impacto psicológico do contexto da pandemia nos cuidadores GS. Participaram no estudo 15 cuidadores pertencentes à GS (12 do sexo feminino e 3 do sexo masculino). Os dados foram recolhidos através de entrevista semiestruturada com questões sobre: cuidados prestados aos filhos, cuidados prestados aos idosos, experiência de vitalidade subjetiva, impacto da situação de pandemia e ganhos do cuidado multigeracional. Foi realizada uma análise qualitativa dos mesmos. Os resultados forneceram importantes indicadores do funcionamento psicológico positivo dos cuidadores da geração sandwich, tendo, igualmente, sido identificadas dificuldades como é o caso da necessidade de apoio, tanto a nível governamental como a nível familiar, mas também os inúmeros ganhos e aspetos positivos que esta geração tem ao cuidar, como é o caso da maior união familiar, satisfação em cuidar e os exemplos familiares e aprendizagens que advém do cuidado multigeracional.
- A influência dos objetivos de realização, emoções positivas e personalidade no Flow em alunos de músicaPublication . Aurélio, Diana dos Santos; Ramos, Ludovina Maria de AlmeidaCsikszentmihalyi introduziu a ideia de que música e Flow estão estritamente relacionados. Do mesmo modo, outras investigações na área têm apontado não só esta relação entre a música e o Flow, como também para a importância das emoções vivenciadas, dos objetivos de realização, que podem depender de diferenças individuais, mais especificamente referentes com a personalidade. Este conjunto de variáveis podem propiciar sentimentos de bem-estar nos estudantes de música. O presente estudo tem como principal objetivo investigar a influência das Dimensões de Personalidade, da experiência de Emoções Positivas e Negativas, e dos Objetivos de Aprendizagem de alunos de música nos seus níveis de Flow. De forma complementar analisou-se, ainda, o papel de algumas variáveis contextuais. Os dados foram recolhidos de forma presencial, a partir do preenchimento de um protocolo constituído por um questionário sociodemográfico, pela Escala Disposicional Curta de Avaliação do Estado de Flow, pelo Inventário de Personalidade NEO-FFI-20, pela Escala de Padrões Adaptativos de Aprendizagem: Orientação para os Objetivos em Contexto de Realização (EOOCR) e pela Escala de Positividade. Participaram no estudo 218 alunos de música (112 do género masculino e 106 do feminino) do quinto ao décimo segundo ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 9 e os 19 anos (M = 12.22; DP = 2.011), e provenientes de uma Academia de Música da região Norte do país. Em termos gerais, os resultados sugerem que a Personalidade, as Emoções e os Objetivos contribuem para a explicação do Flow. Mais especificamente, as dimensões que apresentaram um maior impacto no Flow foram a Conscienciosidade, seguindo-se os Objetivos de Orientação para a Mestria e a Abertura à Experiência. Os dados revelaram ainda variáveis que apresentaram diferenças estatisticamente significativas, à exceção dos Objetivos de Orientação para o Resultado do tipo Evitamento e do tipo de instrumento, com o Flow. Também se verificaram correlações estatisticamente positivas com o Flow. Em suma, o presente trabalho permitiu clarificar as variáveis implicadas no Flow, nomeadamente em contexto de aprendizagem ou formação musical.
