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- Responsabilidade Social Empresarial e a Comunicação EstratégicaPublication . Vilchez, Thais dos Reis; Santos, Ana Leonor Serra Morais dosCada vez mais, as organizações se veem desafiadas a manterem-se atualizadas com o ambiente em constante mudança que a globalização traz. As organizações se adaptaram e criaram estratégias para conseguir enfrentar o desafio que o desenvolvimento global trouxe. Uma das indústrias mais afetadas é o objeto deste estudo. A indústria do tabaco enfrenta desafios diários com a rápida disseminação de informações, na sua grande maioria negativas, e as regulamentações contra o consumo do tabaco. Uma das estratégias desse setor é a Responsabilidade Social Empresarial. Com base nisso, a organização escolhida neste estudo é a Japan Tobacco International, multinacional do segmento e que possui a segunda maior participação do mercado de tabaco em Portugal e está entre as líderes mundiais nesse setor. A JTI tem como uma de suas estratégias empresariais a Responsabilidade Social Empresarial e faz demonstrações de ações e projetos sociais regularmente. Sendo assim, este estudo tem como objetivo perceber se as ações sociais realizadas pela indústria do tabaco são comunicadas de forma efetiva e qual a perceção do público, com isso, propõe-se investigar os relatórios anuais da organização bem como observar/participar de ações por ela realizadas e pesquisar a opinião pública. Para isso, investigou-se conceitos de Responsabilidade Social Empresarial, da Comunicação Estratégica, além da importância dos atores sociais. Em síntese, podemos compreender que apesar de a RSE ser usada como uma estratégia empresarial, a grande maioria das ações sociais realizadas é voltada para as áreas mais afetadas pela indústria, ou seja, para comunidades fumiculturas. Apesar do empenho das tabaqueiras em aplicar as estratégias de RSE, suas ações não têm tido efeito na imagem negativa do público em relação à indústria do tabaco.
- Criação de uma marca de moda sustentávelPublication . Alves, Érica Carina Santos; Rousseau, José AntónioEste projeto apresenta a construção de uma marca de moda sustentável, que pretende mostrar e transmitir “uma nova forma de ver o desperdício” ao analisar a forma como a sociedade consome produtos de moda sustentável, do ponto de vista filosófico e prático, compreender como a moda é vista e o que se pode fazer para alterar essa visão para uma concepção mais sustentável. A investigação aborda temas com moda, branding, design, sustentabilidade, economia circular, indústria, reciclagem e reutilização têxtil, modelos de negócios e ainda o consumo e os consumidores. No desenvolvimento deste projeto foram estudadas e utilizadas 3 metodologias na criação da marca tais como a TXM Branding, prisma da identidade da marca de Kapferer, o naming foi desenvolvido através do método do GAD Design. O projeto conta com um questionário, que pretende perceber se os consumidores têm noção de determinados conceitos e se os mesmos são aplicados no seu dia-a-dia, para compreender se a sustentabilidade está nas marcas de moda e se a loopentty é um modelo de nogócio viável.
- Deployment of Beyond 4G Wireless Communication Networks with Carrier AggregationPublication . Khan, Bahram; Velez, Fernando J.With the growing demand for new blend of applications, the user’s dependency on the Internet is increasing day by day. Mobile Internet users are giving more attention to their own experience, especially in terms of communication reliability, high data rate and service stability on the move. This increase in the demand is causing saturation of existing radio frequency bands. To address these challenges, many researchers are finding the best approach, Carrier Aggregation (CA) is one of the newest innovations which seems to fulfil the demands of future spectrum, CA is one the most important feature for Long Term Evolution - Advanced. In direction to get the upcoming International Mobile Telecommunication Advanced (IMT-Advanced) mobile requirements 1 Gb/s peak data rate, the CA scheme is presented by 3GPP to sustain high data rate using widespread frequency bandwidth up to 100 MHz. Technical issues containing the aggregation structure, its implementation, deployment scenarios, control signal technique and challenges for CA technique in LTE-Advanced, with consideration backward compatibility are highlighted. Performance evaluation in macrocellular scenarios through a simulation approach shows the benefits of applying CA and low-complexity multi-band schedulers in service quality and system capacity enhancement. The Enhanced multi-band scheduler is less complex than the General multi-band scheduler and performs better for cell radius longer than 1800 m (and a PLR threshold of 2%).
- O Feminino no Cinema: As comédias românticas teens dos anos 90Publication . Santos, Karoline Leandro; Pereira, Ana Catarina dos SantosA construção da imagem feminina no cinema tem sido questionada desde os anos 70 pelas teorias e críticas feministas. O modo como a mulher é representada nas telas, desde seu papel como personagem, sua aparência como objeto de desejo masculino até seus comportamentos e atitudes, se baseia em valores machistas e patriarcais que permeiam a sociedade ocidental. As comédias românticas, produzidas especialmente para atrair o público feminino, disseminam suas mensagens sobre true love e happy ending. Devido ao grande alcance do cinema hollywoodiano, essas mensagens são transmitidas por todo o mundo, fomentando o imaginário social das pessoas e reafirmando a desigualdade de gênero através de retratos irrealistas e estereotipados sobre as mulheres e sua função como indivíduo social. Assim, esta pesquisa busca identificar quais são essas mensagens reproduzidas pelos filmes de comédia romântica teen dos anos 90 e debater de que modo eles podem influenciar na vida real das espectadoras.
- Representação Mediática Sobre Mulheres na Política em PortugalPublication . Reis, Maria João Pimenta; Sá, Sónia Manuela Martins deA presença da mulher no espaço político é recente e a sua aceitação como igual ao homem, apesar de ter registado alguns avanços, ainda está longe de acontecer. O espaço mediático apresenta-se aqui com um papel preponderante para que a igualdade seja alcançada. Com uma comunicação estratégica ativa, tanto de partidos políticos como dos média, torna o percurso da igualdade mais acessível. Apresentando os média como o elo de ligação e potencial molde de opiniões, sendo que, este trabalho conclui que só com uma abertura mais assertiva dos órgãos noticiosos, dos partidos e das assessorias é que será possível diminuir a atual desigualdade acentuada entre homens e mulheres na política e na opinião política mediática. Com uma metodologia assente em recolha bibliográfica, análise documental e de conteúdo e entrevistas semiestruturadas, o estudo contribui para a reflexão sobre o caminho para a igualdade de género numa sociedade marcadamente patriarcal como é a portuguesa.
- Succession planning and strategies in Family Business: a multiple case studyPublication . Paço, Arminda; Fernandes, Cristina; Nave, Edgar; Alves, Helena; Ferreira, João José de Matos; Raposo, MárioFamily businesses represent a significant percentage of GDP and employability in developed economies, and their continuity and transition to a new generation is a crucial challenge. This study aims to analyse the nature of succession processes in small and medium-sized family business, exploring critical skills and succession strategies. A qualitative methodology was adopted through the formation of a focus group with eight senior and junior members of family business from different sectors of activity. The results show that family businesses have characteristics that distinguish them from other companies, presenting experiences and obstacles that can put its continuity in cause, particularly the succession. Furthermore, these businesses generally adopt a long-term perspective, with family-centred decision-making and greater stability while the founder is the leader. This research contributes to extending knowledge about family business, especially the problems arising and experienced in succession processes from the first to the second generation.