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- Ecoenergetic Comparison of HVAC Systems in Data CentersPublication . Santos, Alexandre F.; Gaspar, Pedro Dinis; Souza, Heraldo J. L. deThe topic of sustainability is of high importance today. Global efforts such as the Montreal Protocol (1987) and the Kigali Amendment (2016) are examples of joint work by countries to reduce environmental impacts and improve the level of the ozone layer, the choice of refrigerants and air conditioning systems, which is essential for this purpose. But what indicators are to be used to measure something so necessary? In this article, the types of air conditioning and GWP (Global Warming Potential) levels of equipment in the project phase were discussed, the issue of TEWI (Total Equivalent Warming Impact) that measures the direct and indirect environmental impacts of refrigeration equipment and air conditioning and a new methodology for the indicator was developed, the TEWI DC (DC is the direct application for Data Center), and using the formulas of this new adapted indicator it was demonstrated that the TEWI DC for Chicago (USA) was 2,784,102,640 kg CO2/10 years and Curitiba (Brazil) is 1,252,409,640 kg CO2/10 years. This difference in value corresponds to 222.30% higher annual emissions in Chicago than in Curitiba, showing that it is much more advantageous to install a Data Center in Curitiba than in Chicago in terms of environmental impact. The TEWI indicator provides a more holistic view, helping to combine energy and emissions into the same indicator.
- A cor na comunicação visual do InstagramPublication . Oliveira, Camila Rodrigues de; Fernandes, Clara Eloïse; Schneid, FrantieskaO presente trabalho aborda a temática das cores e sua capacidade de comunicar ideias e sentimentos. O estudo de abordagem qualitativa, propôs trazer um entendimento sobre a teoria das cores, levando em conta que são elementos fortes no que tange a comunicação de marcas. Para tanto, o estudo foi desenvolvido a partir de um referencial teórico sobre os temas marca, marketing digital e cor, diante do que foi realizado um estudo de caso sobre a marca brasileira de underwear Pantys. O estudo procurou entender como a marca utiliza as cores na comunicação visual da plataforma Instagram através da construção de tabelas que identificaram as principais cores e como são utilizadas pela marca. A partir disso foi possível entender o significado das cores utilizadas no que diz respeito ao conceito e à personalidade da marca Pantys e concluir que utiliza a cor como seu principal elemento visual para comunicar e frisar sua identidade na percepção dos consumidores através da plataforma estudada. O presente estudo é de grande relevância na área de Branding e Design de Moda pois trata de um canal de contato que as marcas de vestuário podem explorar para construir sua comunicação de forma coerente e criar uma boa imagem de marca.
- A Estratégia Publicitária Via Posts da Rádio PopularPublication . Cunha, Rennan Augusto de Souza; Elias, Herlander AlvesA presente dissertação tem como objetivo compreender o comportamento estratégico da RP (Rádio Popular) via posts no sector de varejo de eletrodomésticos em Portugal. Dessa forma o estudo teórico é definido pela contextualização histórica e definição da Publicidade Digital como um modelo moderno onde se anuncia a marca, os produtos e serviços no ambiente estratégico, através da utilização da marca em forma de conteúdo visual e audiovisual nas plataformas mais utilizadas como: Facebook, Instagram, Google e Loja eletrónica. Contudo, a gestão reforça o posicionamento digital para engajar os consumidores conectados que estão interligados nas plataformas online. Nesse contexto, as estratégias via posts na Publicidade digital vão ser analisadas para mensurar as práticas utilizadas no varejo do sector de eletrodoméstico em Portugal. Por fim pretende-se descobrir se os consumidores têm à sua disposição formas de entretenimento e interação com a marca RP, assim como as empresas concorrentes que serviram de base para expor o seu nível do valor.