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- Revisão sistemática sobre a influência dos níveis de pregnenolona e sulfato de pregnenolona na doença de AlzheimerPublication . Silva, Vitor Rafael Miranda da; Silvestre, Samuel MartinsO presente trabalho está dividido em dois capítulos que descrevem a minha experiência profissionalizante para a obtenção de grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas, apresentando uma componente de investigação, bem como uma componente de estágio realizado em Farmácia Comunitária. O primeiro capítulo é composto por uma revisão sistemática de artigos em que foram comparados os níveis de pregnenolona e sulfato de pregnenolona, em amostras biológicas de doentes com doença de Alzheimer e grupos controlo sem apresentação de demência. A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência globalmente e os únicos tratamentos aprovados, atualmente, visam apenas a melhoria de sintomas, não possuindo a capacidade de alterar a deterioração progressiva da doença nem o respetivo declínio cognitivo. A pregnenolona é um esteróide derivado do colesterol com várias funções neuronais e, tal como o seu conjugado sulfatado, exibe propriedades de neuroproteção e potenciação de memória. Evidência crescente sobre a influência de uma desregulação de níveis endógenos de esteróides neuroativos na patofisiologia da doença de Alzheimer poderá constituir uma nova abordagem no tratamento e diagnóstico da doença. Desta forma, foi elaborada uma pesquisa sobre o tópico em três bases de dados eletrónicas e incluídos cinco artigos no estudo. Ainda que haja uma tendência para os níveis de pregnenolona e sulfato de pregnenolona estarem aumentados em amostras de sangue, líquido cefalorraquidiano, córtex pré-frontal e córtex temporal de doentes com Alzheimer, não é possível fazer uma associação clara entre a alteração dos níveis destes neuroesteróides e a presença da doença. Adicionalmente, foi demonstrada uma correlação positiva entre os níveis de pregnenolona no córtex temporal e a severidade do estágio neuropatológico da doença. A realização de ensaios clínicos controlados e randomizados a larga escala poderá ser valiosa para avaliar a eficácia de um tratamento com pregnenolona ou sulfato de pregnenolona face ao declínio cognitivo, assim como a realização de estudos prospetivos para avaliar as alterações de concentração a longo prazo destes neuroesteróides e a sua potencialidade como biomarcadores para diagnóstico em estágios precoces da doença de Alzheimer. O segundo capítulo é referente às competências adquiridas no decorrer do estágio em Farmácia Comunitária, na Farmácia Gândara, em Vila Nova de Gaia. Durante o período de estágio curricular, tive oportunidade de contactar com a realidade da profissão de farmacêutico comunitário e desempenhar o papel de agente de saúde pública durante a pandemia provocada pela doença Covid-19.
- O Papel dos Simuladores Virtuais Interativos na Educação MédicaPublication . Abreu, Jaime Miguel Correia; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro de; Guimarães, Bruno Tiago dos SantosIntrodução: A avaliação assume um papel fundamental na educação médica. Em Portugal, o principal método de avaliação consiste na utilização de perguntas de escolha múltipla (MCQ, Multiple-Choice Question). A utilização de pacientes virtuais interativos (VIP, Virtual Interative Pacient) como método de avaliação pode estar indicado para o desenvolvimento de raciocínio clínico nos estudantes de medicina dos anos clínicos. Objetivo: Este estudo comparou a utilização de MCQ e VIP como métodos de avaliação em estudantes de medicina dos anos clínicos e a sua satisfação com estes mesmos métodos. Métodos: Realizou-se um estudo randomizado cruzado, onde 35 estudantes de medicina portugueses dos anos clínicos foram avaliados por MCQ e VIP em 4 especialidades médicas. Em cada especialidade médica, os estudantes foram randomizados em 2 grupos. Um grupo foi avaliado por MCQ, seguido por VIP e o outro por VIP seguido por MCQ. Após cada sessão de avaliação, cada participante preencheu voluntariamente um questionário de satisfação. Resultados: A média da pontuação final foi superior com o método de VIP comparativamente com o método de MCQ (VIP: 73,34±10,80 vs. MCQ: 67,40±8,96, p<0,01), com diferenças estatisticamente significativas superiores na história clínica e exame físico com o método de VIP. O questionário de satisfação demonstrou que ambos os métodos de avaliação são adequados e satisfatórios, mas o método de VIP demonstrou melhorar o conhecimento e uma melhor aproximação à realidade clínica. Conclusão: A utilização de VIP como método de avaliação sugere ser um método mais preciso para o desenvolvimento de raciocínio clínico, aceite pelos estudantes de medicina e deve ser integrado no currículo de formação médica prégraduada com outros métodos já utilizados nas escolas médicas. A pandemia por COVID19 permitiu a transformação digital da educação médica e a utilização de VIP terá um papel crucial como método para a aquisição de conhecimento e avaliação.
