Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-13"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Fullstack em webdevelopment numa aplicação da área das telecomunicaçõesPublication . Fernandes, Daniel Nascimento; Pombo, Nuno Gonçalo Coelho Costa; Pinheiro, Fábio Rodrigues NunesEste relatório tem como objectivo descrever as actividades realizadas durante o estágio profissional na Altran. Esta empresa de consultoria em inovação e engenharia de alta tecnologia foi fundada em 1982 por Alexis Kniazeffe Hubert Martigny, que mais tarde foi fundida com a Capgemini em 2019. O problema proposto a resolver era a implementação de uma aplicação web para os agentes de vendas de uma empresa de telecomunicações Belga denominada de Proximus Group. Esta aplicação teria que permitir aos colaboradores irem de portaaporta vender serviços, como por exemplo fibra. Foram apresentadas diversas aplicações semelhantes à aplicação aqui desenvolvida, entre elas estão aplicações de geomarketing ou que usam a geolocalização no seu funcionamento. A metodologia scrum foi usada para o desenvolvimento deste projecto, usando ferramentas como o Jira para a gestão das tarefas do projecto e o GitLab para a gestão do código. Todo o desenvolvimento de novas funcionalidades foi feito num prazo de seis sprints, com mais uma Quality Assurance (QA) Phase onde foram corrigidos defeitos ou bugs encontrados pelos testers e o código foi também reformulado. A arquitectura deste projecto é constituída por três componentes: o frontend, o Backend For Frontend (BFF) e asApplication Programming Interface (API)s fornecidas pelo cliente. O frontend é um Singlepage application (SPA) desenvolvido em AngularJs que comunica com o BFF por pedidos Representational State Transfer (REST). O BFF desenvolvido em NodeTs, recebe os pedidos do frontend, que depois processa, comunica com a base de dados ou com as APIs e de seguida devolve para o frontend a resposta do processamento ou erro em caso de alguma falha. Nos sprints todas as páginas foram desenvolvidas usando ao máximo as componentes Hypertext Markup Language (HTML) e as classes Cascading Style Sheets (CSS) fornecidas pelo cliente. Só quando não houvesse algo disponível para a construção da página da maneira como estava definida nos designs fornecidos é que eram criados novas componentes ou classes. Foi usado o NxJs para a criação e gestão de um estado global, criandose actions, reducers, effects e selectors. Cada serviço criado não era chamado directamente pelas componentes da aplicação, mas pelos effects que eram desencadeados pelos envios de actions das componentes. Todas as componentes e serviços tiveram que ter uma cobertura de 80% pelos testes unitários desenvolvidos com Jest. Em conclusão, foram aplicados alguns dos conhecimentos obtidos em ambiente escolar e adquiridas novas competências. Esta experiência fez despertar um senso de responsabilidade e cautela ao escrever código em ambiente profissional.
- Design de moda e cinema de terrorPublication . Pinto, José Guilherme da Costa; Nogueira, Luis Carlos da Costa; Barata, João Alberto BaptistaUm designer de moda desenvolve uma coleção segundo diferentes parâmetros e métodos de criação. Este trabalho é desenvolvido de forma a se enquadrar ao ADN da marca, sendo feito de acordo com a estética da casa e desenvolvido para o seu público-alvo. Nas diferentes coleções que os designers vão apresentado ao longo dos anos e das estações, estes têm que se reinventar constantemente para apresentarem novas coleções que obedeçam às regras acima mencionadas. Ao longo do tempo, diversas marcas apresentaram os mesmos temas e inspirações, mas na sua maioria dos trabalhados, de formas diferentes e com uma estética diferente umas das outras. Um dos temas que já foi apresentado por criadores várias vezes é o terror. Sendo o terror um tema muito abrangente, esta dissertação focou-se na influência do cinema de terror na moda. Contextualizou a história do terror aprofundando-a no cinema e analisou historicamente o uso de terror na moda. Serão apresentadas noções de intertextualidade uma vez que esta é a ligação do terror e da moda que esta dissertação assume, complementado por estudos de casos com análises a nível intertextual de coleções que se inspirem em filme de terror. Analisaram-se trinta e quatro (n=34) coleções de moda entre a década de 1990 e a atualidade, fim de compreender o fenómeno e a sua expressão no design de moda internacional. Por fim, foi elaborada uma coleção inspirada em diversos filmes de terror e que se enquadrou na dinâmica intertextual estudada. Esta dissertação pretende analisar estes diferentes tópicos de forma a compreender a dimensão que o terror ocupa como influência para designers de moda aquando da criação de novos projetos.
- Computational Modeling of the Thermal Behavior of a GreenhousePublication . Lebre, Bruno Miguel Carapito; Silva, Pedro Dinho da; Pires, Luís Carlos Carvalho; Gaspar, Pedro DinisThe need for production of all kinds of crops in high quantities and over the entire year makes the agricultural sector one of the major energy consumers. The optimization of this consumption is essential to guarantee its sustainability. The implementation of greenhouses is a strategy that allows assurance of production needs and possesses large optimization potential for the process. This article studies different greenhouse structures by computational simulation using EnergyPlus and DesignBuilder. First, a comparison was performed between the computational results and the measured values from a greenhouse prototype at different operating conditions. Overall, the comparison shows that the computational tool can provide a reasonable prediction of the greenhouse thermal behavior, depending on the differences between the weather data modeled and observed. An outdoor air temperature difference of 16 ◦C can cause a difference of about 10 ◦C between the air temperature predicted and measured inside the greenhouse. Subsequently, a selected set of case studies was developed in order to quantify their influence on the thermal performance of the greenhouse, namely: the greenhouse configuration and orientation; the variation of indoor air renewal; changes to the characteristics of the roof; the effect of the thermal mass of the walls; and location of the greenhouse. The results show that a correct greenhouse orientation, together with a polyethylene double cover with a 13 mm air layer, a granite wall of 40 cm thickness on the north wall, and variable airflow rate, may lead to a reduction of the greenhouse energy consumption by 57%, if the greenhouse is located in Lisbon, or by 43%, if it is located in Ostersund, during the harshest months of the heating season.