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- Contribuição para o Estudo e Modelação do Comportamento de Vigas de Betão Estrutural à Torção Pura e CombinadaPublication . Teixeira, Mafalda Mangana; Bernardo, Luís Filipe AlmeidaNeste trabalho são apresentados vários contributos para o estudo e modelação do comportamento de vigas de betão estrutural à torção pura e à torção combinada com outros esforços internos (alguns casos). Todos os estudos apresentados focam o comportamento de vigas com secção transversal retangular (cheia e vazada). Para a concretização do presente trabalho, procedeu-se à compilação de informação encontrada na literatura consultada sobre resultados experimentais de vigas de betão armado e pré-esforçado, ensaiadas primariamente à torção por diversos autores. O objetivo foi utilizar esta informação como base de validação para os vários estudos apresentados no presente trabalho. Para a modelação do comportamento à torção de vigas de betão estrutural foram utilizados diversos modelos teóricos como base, nomeadamente: o Modified Variable Angle Truss Model (MVATM), o Generalized Softened Variable Angle Truss Model (GSVATM) e o Combined Action Softened Truss Model (CA-STM). Para o MVATM foi proposta e validada a sua extensão para o cálculo do comportamento global à torção de vigas de betão pré-esforçado. Este trabalho deu origem a 1 artigo científico publicado numa revista internacional. O GSVATM serviu de modelo base para o estudo comparativo das propostas de leis constitutivas médias para o betão à tração, encontradas na literatura consultada. O objetivo deste estudo foi identificar e avaliar a lei que melhor permite ao modelo prever o comportamento de vigas de betão armado em torção, para baixos níveis de carregamento, designadamente a transição entre o estado não fissurado e fissurado. Os resultados fizeram sobressair uma lei constitutiva média particular, a qual permite ao modelo obter a melhor aproximação dos resultados experimentais. Este trabalho deu origem a 1 artigo científico publicado numa revista internacional. Para o CA-STM foi proposto um refinamento do modelo com uma solução de cálculo eficiente para a previsão do comportamento de vigas de betão armado sujeitas à torção combinada com flexão. Os resultados obtidos demonstraram que o refinamento proposto é adequado e que o novo procedimento de cálculo é mais simples e eficaz, com resultados bastante satisfatórios. Este trabalho deu origem a 1 artigo científico publicado numa revista internacional. No âmbito do comportamento último de vigas de betão armado sujeitas à torção pura foi focado o estudo da ductilidade em torção. Para tal, foi proposta uma quantificação da ductilidade em torção e analisada a influência de vários parâmetros caracterizadores das vigas. Os resultados demonstraram que o tipo de secção transversal (cheia ou vazada), a classe de resistência do betão e a taxa total de armadura de torção são as variáveis de estudo que mais influenciam a ductilidade de uma viga de betão armado em torção. Foram também propostas orientações para a garantia da ductilidade em torção. Este trabalho deu origem a 1 artigo científico publicado numa revista internacional. No que toca à verificação da segurança ao estado limite último das vigas de betão armado sujeitas à torção pura foi feito um estudo comparativo, envolvendo disposições normativas sobre torção de diversos documentos de dimensionamento de vigas de betão armado. O objetivo deste estudo foi verificar a sua fiabilidade para o cálculo do momento torsor resistente através da comparação com numerosos resultados experimentais. Os resultados demonstram que existe necessidade de rever alguns aspetos das disposições normativas para otimizar o dimensionamento de vigas de betão armado à torção. Este trabalho deu origem a 1 artigo científico publicado numa conferência internacional. Por fim, tendo por base um estudo experimental previamente realizado e envolvendo vigas de alta resistência pré-esforçadas com secção vazada ensaiadas à torção, foi feito o estudo do comportamento registado e uma discussão dos resultados. Este trabalho deu origem a 1 artigo científico publicado numa revista internacional.
- Sustentatibilidade e Acessórios de ModaPublication . Neves, Filipa Ferreira Soares Justino; Pereira, Maria Madalena RochaNuma sociedade cada vez mais consumista em que os produtos são produzidos e descartados a uma velocidade estonteante, a par com as alterações climáticas a que se tem vindo a assistir e num mundo pós-pandemia, cada vez mais se começa a perceber a importância dos recursos naturais e cada vez se dá mais importância à sustentabilidade do planeta. Assim as marcas de moda têm todos os motivos para se reinventar e inovar neste sentido. Tanto as marcas que surgem no mercado precisam de refletir sobre esta temática e implantá-la desde o inicio nos seus modelos de negócio de forma a vingarem, como também as marcas e empresas existentes têm o dever de repensar as suas estratégias e caminhar no sentido da sustentabilidade. Primeiramente, com o objetivo de entender conceitos importantes e de encontrar soluções estratégicas, procede-se a uma revisão bibliográfica acerca dos temas principais da sustentabilidade, para posteriormente se proceder ao desenvolvimento de uma marca de acessórios de moda apoiada nos valores sustentáveis e em parceria com o meio ambiente. A cortiça, por todas as suas características, é dos materiais mais fascinantes que encontramos na natureza. Por esse motivo serve de mote para o desenvolvimento da marca Raiz e desenvolvimento da coleção de acessórios de moda onde a natureza é a principal inspiração. Uma marca intemporal que pretende revolucionar o mercado dos acessórios de moda em Portugal, oferecendo ao consumidor versatilidade e qualidade.
- Fast Fashion: Uma prática de plágio consentido ou com sentido?Publication . Afonso, Patrícia Raquel Duarte; Mendes, António Manuel CamposCom a presente dissertação, pretendeu-se compreender se o plágio no Fast Fashion consiste num fenómeno com sentido ou consentido? Esta questão surge na necessidade de compreender a real natureza do fenómeno. O Fast Fashion consiste numa prática legalizada da venda de artigos não genuínos. No entanto o Fast Fashion encontra-se também a responder às exigências de um público cada vez mais atento às novidades do mundo da moda, conseguindo oferecer-lhes as últimas tendências ditadas pelas marcas de luxo, a um preço reduzido e a um mais ritmo acelerado (Loangkote, 2011). Assim surge a problemática relativamente à indústria do Fast Fashion e do fenómeno dos artigos não genuínos, uma vez que estas marcas ao apresentarem artigos semelhantes às marcas de autor, tentam capitalizar as tendências. Com isto, as marcas de luxo deparam-se com um grande problema uma vez que são forçadas a competir com cópias dos seus próprios artigos, cópias essas que são produzidas em massa, sem atenção à qualidade e a um preço reduzido, quebrando assim os princípios que regem as marcas de luxo entre os quais a “exclusividade”. Para a realização deste estudo optou-se por um método de investigação quantitativo, o qual através da realização de um inquérito online, permitiu aprofundar o fenómeno estudado ao aliar a experiência ao conhecimento adquirido ao longo da revisão de literatura. Neste estudo foi concluído que apesar de uma prática consentida de venda de artigos não genuínos o Fast Fashion enquanto Copycat Brand também consiste prática com sentido uma vez que promove o desenvolvimento do mundo da moda, satisfazendo um público cada vez mais exigente.
- A Moda e o Consumo (in)ConscientePublication . Oliveira, Carolina Silva de; Moura, Catarina Isabel Grácio deEsta dissertação tem como objetivo refletir sobre o nível de consciência associado ao consumo de faz- fashion, tendo em consideração o facto de a indústria da moda ser uma das que piores índices de impacto tem a nível ambiental e social na atualidade, dada a sua presença e atuação à escala global. De facto, um dos maiores problemas mundiais, quando falamos em sustentabilidade, é a presença de desperdícios provenientes das indústrias têxteis e do vestuário, que são resíduos se não forem reutilizados. Com este estudo, pretendemos analisar o comportamento de consumidores das chamadas Gerações Y e Z, de modo a melhor compreender não só como ou se divergem na sua postura perante a aquisição de faz- fashion, mas também o seu grau de suscetibilidade a estratégias de reposicionamento de marca como as que têm vindo a ser implementadas por Grupos e/ou Corporações. Embora tradicionalmente associados a este tipo de produção e incentivo à compra compulsiva, procuram agora passar assertivamente uma imagem de mudança e de confluência do seu modus operandi com os valores e causas do consumidor jovem, assumindo práticas declaradas conscientes e labels nas quais a aparente transparência parece ser suficiente para ignorar a falta de informação mais detalhada, aumentando as vendas. A dúvida torna-se, assim, inevitável: apesar de serem as gerações que mais acesso têm a informação e que mais verbalizam a sua global awareness, serão ainda assim tão vulneráveis como os demais às estratégias de greenwashing promovidas por muitas das marcas que nos procuram atrair? Ou seja — até que ponto é consciente o consumo consciente?