Browsing by Issue Date, starting with "2023-04-12"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O Impacto do Visual Merchandising Na Autoestima do Consumidor: A Zara como estudo de casoPublication . Gonçalves, Joana Pina; Moura, Catarina Isabel Grácio de; Nepomuceno, GiseleA presente dissertação tem como objetivo principal dar a conhecer a relação entre a moda e a autoestima do consumidor, explorando em concreto a influência do visual merchandising. O impacto da moda na autoestima e no sentido de identidade de cada indivíduo torna importante compreender o que leva o consumidor a entrar numa loja e a interessar-se pelos produtos expostos, bem como o que o influencia a comprar. Por outro lado, o visual merchandising (VM) deixou de integrar apenas as estratégias aplicadas em lojas físicas, sendo igualmente implementado a nível digital, tanto através dos websites e das aplicações das marcas, como das suas redes sociais. O objetivo é conceber experiências capazes de influenciar o consumidor, vinculando-o à marca e estimulando a compra. Esta investigação centra-se essencialmente na dimensão física do VM e procura compreender as estratégias acionadas, a experiência proporcionada e o impacto da mesma na autoestima do consumidor. Foi escolhida a marca Zara, do grupo Inditex, como caso de estudo, optando-se por uma metodologia mista, de tipo quantitativo e qualitativo. Esta inclui dois questionários aplicados a consumidores da marca em análise, e uma entrevista em profundidade realizada a Miguel Branco, encarregado de visual merchandising da secção de senhora da loja Zara Colombo, situada em Lisboa. Os métodos de pesquisa escolhidos permitem compreender melhor a relação entre o consumidor e a marca, articulando a perspetiva de quem é impactado pela experiência de compra com a de quem a cria.
- O pensamento crítico e a criatividade dos diretores e os referenciais a que se reporta a sua ação nos diferentes mundosPublication . Castro, Nelson Leitão de; Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesA gestão escolar do ensino não superior em Portugal foi marcada por diversas reestruturações, da gestão democrática (colegial) à gestão unipessoal, muito embora esta última tenha gerado grande controvérsia em diversos setores da sociedade portuguesa. É de assinalar, na penúltima década, a imposição generalizada da figura do diretor, como via de sentido único (Decreto-Lei 75/2008, de 22 de abril e Decreto-Lei 137/2012, de 2 de julho), que implicou a assunção de valores gerencialistas conotados com a Nova Gestão Pública (NGP), tais como, controlo da qualidade, a excelência, a responsabilização, a eficácia, a eficiência técnica, e a coexistência de modos de regulação distintos (regulação burocrática e pós-burocrática). O diretor adquiriu, assim, uma maior centralidade organizacional do ponto de vista formal e estrutural, como também se assumiu como líder indispensável, primeiro responsável e responsabilizável, na prestação de contas pelo serviço público de educação e gestão de recursos públicos disponibilizados. Isto resultou num acréscimo de volume, âmbito e complexidade das suas tarefas quotidianas, traduzido numa sobrecarga funcional e emocional, com situações de elevado stress e grande pressão na sua ação e desempenho. O âmbito do presente estudo consiste, pois, na mudança das políticas que visam a gestão escolar, focando-se, em particular, na ação do diretor, e tendo em conta o quadro dos processos de reconfiguração do sistema educativo e os referenciais da gestão escolar (recrutamento, formação, político e funcional). O objetivo principal é perceber como é que o diretor, através do pensamento crítico e da criatividade acomoda as suas representações em situações de tensão, conflito, conformidade e mudança nos diferentes mundos de ação. Neste sentido, foi desenvolvida uma investigação, inscrita na abordagem qualitativa e interpretativa, operacionalizada através de entrevistas semiestruturadas a 6 diretores de agrupamentos de escolas NUT III – Alto Alentejo, tratadas com recurso a uma análise qualitativa de conteúdo, com o apoio do software MAXQDA. Como principais conclusões há a ressaltar que o diretor não possui uma total autonomia, porque a sua atividade é muito regulada, fundamentalmente pela administração. Conhecedores do seu domínio, através de um pensamento divergente, pensamento lateral e pensamento convergente ao envolverem diferentes perspetivas ou pontos de vista em função das situações e respetivos contextos, criam soluções pragmáticas e perspicazes para decidir e/ou resolver problemas de diferentes graus de complexidade. Na sua ação nos diferentes mundos emergem conflitos e tensões de natureza organizacional, pedagógica, tecnológica e administrativa, e os diretores mobilizam a motivação intrínseca e as suas capacidades relevantes criativas para a sua superação e a sua flexibilidade cognitiva para a regulação das suas emoções e para a adaptação aos eventos stressantes. As constantes mudanças normativas e procedimentais fizeram com que os diretores, através da sua criatividade interpretativa e quotidiana, se adaptassem funcionalmente às exigências daí decorrentes, nomeadamente às ferramentas digitais, vulgo plataformas digitais. Mas os diretores revelam uma visão pragmática da gestão escolar, e através dos conhecimentos associativo, esquemático e baseado em casos, e da sua capacidade critica e criativa, conseguem gerir e administrar o quotidiano das escolas em função dos limites e possibilidades para um melhor desempenho funcional. A escola como um espaço dinâmico onde abundam os prazos, as solicitações, as situações conflituais e tensões, entre outros, há a necessidade de decidir e resolver problemas num curto espaço de tempo, e estes pressupostos transformam os diretores, em “gestores de compromissos”, “gestores de contas”, “gestores de urgências”, “gestores de tempo” e “gestores de relacionamento”, isto é, assumem-se como autênticos “bombeiros” que tentam apagar muitos fogos ao mesmo tempo e/ou ao longo do tempo.
- The Importance on Self-Expression Through Clothing and Fashion: A view on Digital Identity and Digital FashionPublication . Nunes, Carolina da Cunha; Rito, Catarina Vasques; Moura, Catarina Isabel Grácio deAs a vast theme with a variety of studies in different scientific areas, like philosophy and sociology, Identity poses as a multi-disciplinary subject (Kawamura, 2005). This way, this investigation had in consideration both these fields of study, connecting them. It began by analysing the role that Fashion portraits in Identity and at what point do they influence each other, as well as the importance of self-expression through clothing. The investigation’s focus was the development and impact that the globalization phenomena and the digital era have, how they influence and mould users and their perception, and what potential Fashion has in constructing a personal Identity, in envoirnments such as Virtual Worlds and the Metaverse. Moreover, Digital Fashion is also introduced as to understand this relationship between Fashion and the virtual world and what it might bring into the universe of Identity, and more specifically Digital Identity. This research used types of method designs to pursue its goals. A qualitative method, the literature review, where studies and author’s work were revised, to explore the themes and form hypothesis, and a quantitative one, a public survey where those hypotheses were determined either true or untrue. The conclusions show that technology is at its peak with increasing usage and engagement, and although there isn’t clear information to deduct Digital Fashion will become a major success within the Fashion industry, it is possible that it could mean a lot to freedom of wear.