Browsing by Issue Date, starting with "2023-04-17"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Criação de uma marca de Streetwear: Linguagem Visual da marca Asor e Desenvolvimento de uma Coleção de ModaPublication . Pires, Maria Rosa de Castro Pinho do Carmo; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesAo focar a atenção para o fenómeno da moda, percebe-se que esta é um espelho da sociedade. O modo de vestir varia consoante a sociedade e a cultura do momento em que se vive e, por isso, vários subgrupos tiveram um grande impacto e influenciaram a forma como nos vestimos na atualidade - movimentos antimoda. Assim, surge o tema da moda de rua, que tem vindo a ganhar uma maior visibilidade no universo da moda, nas grandes marcas de luxo de moda e inclusive tem vindo a chegar às passerelles. Desta forma, o presente estudo consiste na abordagem da moda do streetwear, na sua relação com as marcas e de que maneira é que este estilo influencia a sociedade e os comportamentos dos indivíduos. O interesse neste tema surge na procura de respostas e na sua posterior consolidação, com a finalidade de se proceder à criação de uma marca de raiz direcionada para o mercado do streetwear. Para o efeito da mesma, foi realizado um estudo aprofundado através de uma revisão bibliográfica de autores que fundamentam os conceitos de moda, streetwear, branding e linguagem visual. É na fundamentação bibliográfica que se procura consolidar tais conhecimentos para um maior facilitismo no processo de criação da marca. Para além da revisão bibliográfica foram ainda estudados alguns casos de marcas de streetwear, de forma a perceber a importância do branding como um fator essencial na gestão de marcas na atualidade. A finalidade deste trabalho qualitativo exploratório é a implementação de uma marca portuguesa no mundo do streetwear e torná-la reconhecida nacional e internacionalmente. Entre as principais conclusões do trabalho, destacam-se a inter-relação do branding com o design de moda, a importância da relação da moda do streetwear e do branding com o consumidor e a importância da utilização correta de um processo criativo para uma marca prosperar no mercado de negócios.