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- Supervisão pedagógica para o desenvolvimento de competências transversais dos coordenadores de disciplina das escolas do II ciclo do ensino secundário em Cabinda-AngolaPublication . Lourenço, Pascoal da Costa; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da; Simões, Maria de Fátima de JesusEsta tese aborda a problemática da supervisão pedagógica como meio para desenvolver competências transversais dos Coordenadores de Disciplina das escolas do II Ciclo do Ensino Secundário em Cabinda-Angola. É um estudo sociocrítico que procura repensar o “modus operandi” nas escolas supracitadas, com base num modelo crítico de investigação-ação. Tem como ponto de partida as questões que procuram compreender: - Como diagnosticar competências transversais identificadas pelos coordenadores de disciplina, para a formação de professores? - A formação em supervisão pedagógica para coordenadores de disciplina pode contribuir para o desenvolvimento de competências transversais dos professores do II ciclo do ensino secundário de Cabinda-Angola? Para responder a estas questões, traçamos como objetivo geral: Conceber, implementar e analisar um plano de formação em supervisão para coordenadores, potenciador do desenvolvimento de competências transversais, com impacto na melhoria do trabalho dos coordenadores de disciplina. O levantamento inicial de dados, foi realizado através de um inquérito por questionário aos coordenadores de disciplina e permitiu identificar competências transversais por si valorizadas, tais como: competências tecnológicas, domínio de línguas estrangeiras, colaboração, abertura para aprender, visão sistémica, gestão do tempo, resolução de problemas, planificação/organização, gestão das emoções, criatividade, comprometimento, resiliência, reflexão crítica, comunicação, autodeterminação, assiduidade/pontualidade, relacionamento interpessoal, entre outras. Com base nessa visão desenvolvemos seis (6) sessões de formação contínua, com quatro (4) horas semanais, enquadradas no âmbito do programa nacional de capacitação pedagógica para professores, que ocorre no início de cada ano letivo em Angola, por forma a capacitar os coordenadores no seu trabalho com o grupo de professores sob sua coordenação. A pretensão foi fazer com que o trabalho colaborativo nas coordenações fosse um espaço de desenvolvimento profissional, onde a reflexão e a ação fossem privilegiadas e tivemos em conta o desenvolvimento das referidas competências transversais através da supervisão pedagógica aliada a investigação-ação. Os resultados do questionário por opinião, distribuído após a intervenção, revelou que programas desta natureza são relevantes no melhoramento da atuação profissional dos coordenadores e promovem o trabalho colaborativo, ao mesmo tempo que serve como espaço privilegiado para o desenvolvimento de competências transversais dos professores, e promove a investigação na ação e sobre a ação.
