Browsing by Issue Date, starting with "2024-01-30"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Psychometric Evaluation and Misophonic Experience in a Portuguese-Speaking SamplePublication . Hayes, Chloe; Gregory, Jane; Aziz, Rahima; Cerejeira, Joaquim; Cruz, Marina; Simões, José Augusto Rodrigues; Vitoratou, SiliaMisophonia, a disorder characterised by an extreme sensitivity to certain sounds, is increasingly being studied in cross-cultural settings. The S-Five scale is a multidimensional psychometric tool initially developed to measure the severity of misophonia in English-speaking populations. The scale has been validated in several languages, and the present study aimed to validate the European Portuguese S-Five scale in a Portuguese-speaking sample. The scale was translated into Portuguese using a forward-backwards translation method. The psychometric properties of the S-Five scale were evaluated in a sample of 491 Portuguese-speaking adults. Confrmatory factor analysis supported a fve-factor structure consistent with previous versions of the S-Five scale. The fve factors were as follows: (1) internalising appraisals, (2) externalising appraisals, (3) perceived threat and avoidance behaviour, (4) outbursts, and (5) impact on functioning. The satisfactory psychometric properties of the S-Five scale further indicated its cross-cultural stability. As a psychometrically robust tool, the S-Five can measure misophonia in Portuguese-speaking populations, allowing future studies to explore and compare misophonia in this population.
- O Processo de Coopetição no Contexto das PME: Uma perspetiva de gestores farmacêuticosPublication . Ernst, Ravine Jaice; Franco, Mário José BaptistaAs pequenas e médias empresas (PME) representam um papel importante na sociedade e no desenvolvimento de um país. Contudo, este segmento de empresas também é bastante vulnerável às mudanças do meio envolvente, devido à limitação de seus recursos e capacidades. Desta forma, com vista a suprir estas limitações, a coopetição – cooperação entre concorrentes – tem vindo a ganhar destaque como estratégia para as PME aumentarem a sua posição competitiva no mercado. O presente estudo tem como objetivo analisar a viabilidade da coopetição em PME do setor farmacêutico e, mais precisamente, (1) identificar as principais motivações para a cooperação com concorrentes; (2) identificar os principais benefícios no processo de coopetição; e (3) identificar quais os principais desafios que as PME do setor enfrentam neste processo. Para isso, recorreu-se à metodologia qualitativa, através do estudo de casos múltiplos, cuja obtenção da informação foi baseada em entrevistas semiestruturadas aplicadas a seis gestores de PME farmacêuticas localizadas numa região específica no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Com base numa análise de conteúdo, os resultados obtidos indicam que a coopetição ocorre de maneira informal e horizontal nas PME farmacêuticas estudadas. A decisão pela coopetição deve-se, maioritariamente, ao intuito de sustentar o bem-estar do cliente e, apesar dos desafios encontrados, tais como a falta de confiança e o oportunismo, os benefícios são superiores e contribuem para o alcance do objetivo principal da coopetição para as empresas aqui analisadas. Assim, os resultados apontam para um parecer favorável quanto à coopetição em PME do setor farmacêutico. Este estudo contribui ainda para o enriquecimento da literatura existente e sugere um modelo/framework que mostra o processo de coopetição em PME farmacêuticas sob a ótica dos gestores, permitindo identificar as principais motivações, benefícios e barreiras neste tipo de estratégia empresarial. Além disso, o estudo também apresenta alguns insights relativamente à gestão da cooperação e competição em simultâneo. Assim, as conclusões deste estudo podem encorajar os gestores de PME, no geral, e no setor farmacêutico, em particular, a adotarem a coopetição como estratégia para desenvolver e aperfeiçoar as suas capacidades.
