Browsing by Issue Date, starting with "2024-02-19"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Piezoresistive Sensing for Structural Health Monitoring: A Practical Application in Adhesive JointsPublication . Santos, Beatriz Varela; Silva, Abílio Manuel Pereira da; Pereira, João Pedro NunesComposites play a significant role in various industries. However, the use of mechanical systems such as bolts and rivets introduces damages that can compromise the structural health of the composite. As a result, adhesive bonding is increasingly becoming a viable technique for assembling composite structures. Despite offering advantages, such as mass reduction and uniform distribution of forces, the feasibility of adhesive joints is not fully established, and it is crucial to improve the monitoring capability of structures where adhesion is used. This study aims to contribute to advancing knowledge by suggesting the development of multifunctional adhesives, incorporating carbon nanotubes (CNTs) into epoxy-based nanocomposites, simultaneously enhancing their mechanical strength and piezoresistive sensory response. Throughout this work, multifunctional adhesives were applied in practical scenarios of structural health monitoring (SHM), especially in single-lap joints. The research involves the electromechanical study of bulk adhesive samples with varied percentages of CNT loading (0.25 wt.% and 0.50 wt.%) in an epoxy matrix and adhesive joints of single-lap configuration. Experimental results reveal that adhesives with 0.50 wt.% of CNTs exhibit superior mechanical properties and better sensing capabilities during bending tests, demonstrating a higher gauge factor (GF) of 5.2. However, for single-lap joints, the sensitivity is slightly reduced, with a GF of 0.77. In tensile tests for single-lap joints, the GF is 1.27, highlighting that different loadings and damages result in distinct piezoresistive measurements. With the mentioned GF it was possible to monitor different ranges of deformation and detect cyclic loadings of up to 100 cycles, with almost negligible hysteresis. The functionalization of adhesives has proved its effectiveness in developing multifunctional materials with mechanical and piezoresistive sensory capabilities.
- Estado da arte dos sistemas de deteção automática de alterações da condição da superfície das aeronavesPublication . Nóbrega, Marco Leonardo Abreu; Saúde, José Manuel Mota Lourenço daA busca por eficiência na manutenção aeronáutica tem como objetivo melhorar a segurança, reduzir custos operacionais e minimizar o tempo de inatividade das aeronaves. A indústria aeronáutica procura constantemente elevados padrões de segurança e operacionalidade de uma forma rentável e flexível, integrando tecnologias avançadas e métodos inovadores. O uso de drones para inspeção proporciona acesso a áreas de difícil acesso, proporcionando imagens de alta resolução em tempo real, o que reduz significativamente o tempo de inspeção, aumenta a eficiência e contribui para a deteção precoce de danos, garantindo a segurança contínua das aeronaves e dos profissionais envolvidos. Através da revisão do estado da arte da digitalização de imagem com o foco na deteção de alterações nas estruturas da aeronave C-130H, analisando minuciosamente as vantagens, desvantagens e limitações de cada etapa do processo, o que permitiu uma compreensão aprofundada das técnicas existentes, fornecendo informações cruciais para o desenvolvimento e aprimoramento da metodologia de deteção de alterações com recurso à digitalização de imagem. A deteção de alterações na superfície da aeronave desempenha um papel vital na manutenção da aeronave, identificando potenciais problemas estruturais, desgaste ou danos que afetam a segurança e o desempenho. Essas alterações podem variar em cor, forma, geometria, tamanho e textura, indicando corrosão, erosão ou danos estruturais. O processamento de imagens para essa deteção envolve etapas como o pré-processamento para melhorar a qualidade das imagens e a seleção de itens de análise, como pixels individuais ou áreas de interesse. A escolha de técnicas de deteção de alterações, como a comparação de imagens ou a utilização de mapas de diferenças, é crucial para identificar alterações entre as imagens de referência e as captadas durante a inspeção. Essas etapas combinadas formam um processo estruturado que possibilita a deteção eficiente de alterações na superfície da aeronave, facilitando uma manutenção preventiva mais precisa. A combinação de técnicas como centralização, segmentação e redimensionamento durante o pré-processamento de imagem oferece vantagens cruciais, suavizando e reduzindo a distorção e o ruído para uma análise mais detalhada. Foi possível concluir que relativamente às técnicas de deteção de alterações, a utilização de métodos como a diferença de pixéis por subtração ou divisão, a sobreposição e diferença entre partes segmentadas se destacam pela sua capacidade de identificar alterações subtis e significativas entre imagens, destacando áreas críticas onde estas alterações possam ter ocorrido.
