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- Developing competencies through flow, gamification and cultural integration: an analysis of the potential of games in teaching/learningPublication . Lopes, Lígia; Schreurs, Sonja; Licour, Caroline; Soares, SandraMuch has been done to recover from the effects of the COVID-19 pandemic on school and university education, both in filling gaps in learning and in social integration and motivation of students post-pandemic. The need to transition from conventional teaching to remote learning has led students and teachers in a spiral of evolution in the development of digital skills due to the urgent adaptability required by the situation. The search for new technologies and didactics that seemed difficult at the time because many were not yet expecting such a sudden change, now takes advantage of that experience to create projects and courses that allow for accelerated recovery and thus transform what was once a complicated task into a new perspective on teaching and learning. One of these ways is the use of epistemic games and gamification to maintain ‘flow’. Flow is a combination of skill development through challenges and the pleasure of completing tasks. In this work, we will discuss a project that, with the union of remote and face-to-face teaching & learning, allowed university students to use the knowledge received during an intensive course on environmental radiation to design an escape room-style game with the aim of teaching students at other levels of education. CERAMUG, a Blended Intensive Programme (BIP) in partnership with ERASMUS+, aimed at two-way learning, to learn to use specific instruments for measuring natural environmental radiation and to teach, through a game, the existence of this natural radiation in order to inform and raise awareness of high school students on the subject. The aim of this course was to promote the development of competencies that allow students to succeed in their future professional challenges. The impact of the project is not only the innovative experience for students to learn specialized nuclear measurement techniques, but also to encourage other employability competencies and digital skills necessary for their careers, as well as promoting integration among students from different cultures and countries.
- O Perfil do Idoso Residente em ERPIs no Concelho do Sabugal: Patologias Agudas, Crónicas e FarmacoterapiaPublication . Oliveira, Mariana Vilaverde de; Patto, Maria da Assunção Morais e Cunha Vaz; Pinto, Nuno Filipe Cardoso; Afonso, Rosa Marina Lopes Brás MartinsIntrodução: As patologias agudas, crónicas e a farmacoterapia são elementos significativos na vida dos residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI’s). Estas condições de saúde são prevalentes nesta população e requerem uma abordagem abrangente de tratamento e cuidados, envolvendo, muitas vezes, o uso de medicamentos. A farmacoterapia desempenha um papel crucial no controlo e gestão destas patologias, visando melhorar a qualidade de vida dos idosos. No entanto, desafios como a polimedicação e as interações medicamentosas precisam de ser considerados. É necessário, por isso, compreender melhor as patologias agudas, crónicas e a farmacoterapia em idosos institucionalizados, visando aprimorar o cuidado e a qualidade de vida desta população. A população do interior do país, por ser uma população muito envelhecida e também acometida pela multimorbilidade e pela polimedicação necessita de uma especial atenção. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo observacional descritivo desenvolvido nas ERPIs do concelho do Sabugal (n=21), no qual participaram 350 idosos, selecionados de forma aleatória. Foi realizada a caracterização sociodemográfica e clínica, a aplicação de escalas de avaliação geriátrica e a realização de exame objetivo sumário. Os resultados obtidos foram analisados quantitativamente com recurso a software estatístico adequado (SPSS). Resultados: A população deste estudo era composta maioritariamente por mulheres e a média de idades era de 87,08 anos. Os participantes apresentavam em média 4,6 patologias (DP=2,489) e os principais sistemas de órgãos afetados eram o cardiovascular, o endócrino e o nervoso. Em média tomavam 9 fármacos por dia (DP=3,557) e 85,71% apresentavam-se em processo de polimedicação. Dos idosos estudados 57,70% (n=162) apresentavam pontuação compatível com défice cognitivo. O número de fármacos tomados revelou estar relacionado com o MMSE (p=0,030), bem como com o número de idas ao SU no último ano (p=0,003). O resultado do MMSE revelou ser influenciado tanto pela existência de patologia no sistema cardiovascular (p=0,046) como no sistema nervoso (p=0,010). A existência de patologia no sistema endócrino demonstrou influenciar o número de idas ao SU (p=0,049). A existência de patologia no sistema nervoso revelou-se associada à mobilidade (p=0,034). Conclusão: Os resultados alertam para que seja dada uma maior atenção às condições de saúde dos idosos institucionalizados, bem como ao seu tratamento. Recomenda-se, assim uma avaliação e gestão interdisciplinar, monitorização regular e ajustes de medicamentos, bem como a formação contínua dos profissionais que trabalham nas ERPIs.