Browsing by Issue Date, starting with "2025-02-25"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Análise de Soluções e Processos de Segurança de Informação em Contexto Institucional no Ensino SuperiorPublication . Manteigueiro, Miguel Filipe da Paula; Gomes, Paulo Alexandre de Jesus; Inácio, Pedro Ricardo MoraisA cibersegurança é um campo cada vez mais emergente no nosso mundo interligado. Com o crescimento exponencial do volume de informações pessoais e profissionais a circular pelas redes digitais, a segurança e a proteção de dados tornam-se cruciais para garantir a privacidade, a integridade e a disponibilidade desses dados. Neste contexto, a proteção contra acessos não autorizados, o combate a ataques cibernéticos e a prevenção de perdas de informação são desafios constantes que requerem soluções sofisticadas e atualizadas. A cibersegurança envolve uma série de práticas e tecnologias desenhadas para salvaguardar sistemas, redes e programas de ciberataques que visam explorar falhas e vulnerabilidades para fins maliciosos. Assim, a segurança de dados não é apenas uma preocupação para quaisquer organizações ou instituições, mas também para o cidadão comum, que se vê ameaçado por riscos como o roubo de identidade, fraude e a invasão da sua privacidade online. O presente estágio foi desenvolvido nos Serviços de Informática da Universidade da Beira Interior (SI.UBI), tendo como objetivo a análise de soluções e processos de segurança da informação em contexto institucional no ensino superior. Desta forma, é feito um enquadramento teórico-prático das várias soluções existentes ao nível da cifragem de bases de dados, ferramentas e desafios relativos à realização de auditorias de segurança, elaboração e definição de um plano de segurança da informação e para a elaboração de uma política de controlo de acessos para documentos internos à instituição. Na sua essência, este trabalho permitiu definir um conjunto de medidas e procedimentos no campo da cibersegurança, conformidade, proteção e segurança de dados numa instituição de ensino superior público. Nomeadamente, demonstrou a viabilidade da utilização do Transparent Data Encryption, um mecanismo presente no Microsoft SQL Server para a cifragem de bases de dados, com um impacto mínimo no desempenho do Sistema de Gestão de Bases de Dados. A auditoria de segurança elaborada revelou diversas vulnerabilidades, cujo impacto pode ser severo, sendo necessário implementar ações de melhoria com a máxima brevidade. Por outro lado, a criação de um plano de segurança da informação e a elaboração de uma política de controlo de acessos aos documentos internos da Universidade da Beira Interior, apresentam as bases para uma possível implementação de um sistema de gestão documental e o comprometimento contínuo para assegurar a segurança da informação na instituição.
- The Impact of Electrification in Automotive Design for Light VehiclesPublication . Calhamar, António Maria Sancho Mègre Queimado; Monteiro, João Manuel Milheiro Caldas PaivaThis dissertation aims to explore the impact of electrification in automotive design. Pivotal historic events that helped shape the contemporary automobile are crucial, as they not only offer a view into varying trends across automotive history but also show how the electric vehicle was once the dominant choice through market share in the early 1900s. This subject matter also elicits interest on the importance of manufacturers, brands and how they adapt to innovations, trends, legislation and consumer interest. The presentation of a case study comparison between electric and internal combustion powered vehicle granted a framework to observe the contrast between two means of propulsion, and what they entail. Subsequently, challenges and opportunities in regard to electric propulsion were researched and analysed. The conclusion being that weight, price, energy density, inadequate infrastructure and lack of versatility as a result of time-consuming charging still plague the electric vehicle, however, home renewable energy, ease of use, solid state batteries, superior packaging, smaller drivetrain volume, absence of mechanical connections between components, lower maintenance needs and running costs, higher efficiency, lower center of gravity, and increased interior space all provide opportunities for electric vehicles to affirm themselves in the highly competitive automotive sector.
- Solidão na velhice e relações entre avós e netos: um estudo através da metodologia photovoicePublication . Henriques, Beatriz Vieira Pereira; Afonso, Rosa Marina Lopes Brás Martins; Rodrigues, SofiaA solidão é, frequentemente, descrita como a privação de contacto social ou a falta de pessoas disponíveis para partilhar experiências, tanto emocionais como sociais. Estima-se que cerca de 26% dos adultos mais velhos sintam solidão, muitas vezes devido a mudanças e perdas nas redes sociais. A solidão tem um impacto significativo na saúde mental e física dos adultos mais velhos, estando associada à depressão, ansiedade, declínio cognitivo, problemas de sono e comportamentos menos saudáveis. O aumento da longevidade permite que as gerações mais velhas mantenham relações mais prolongadas com as gerações mais novas. As relações intergeracionais, incluindo as relações entre avós e netos, têm mostrado benefícios na redução da solidão, melhorando a saúde mental e física, e aumentando a sensação de controlo e propósito de vida. Este estudo teve como objetivos: (1) analisar o conceito de solidão na perspetiva dos adultos mais velhos, (2) caracterizar a sua perspetiva sobre as relações entre avós e netos, (3) analisar a perceção dos adultos mais velhos sobre o impacto das relações intergeracionais na solidão e (4) explorar como é que os mais velhos consideram que os netos e os mais novos podem ajudar a reduzir a solidão. Neste estudo foi utilizada a metodologia Photovoice, uma abordagem de investigação-ação, com 16 participantes, estudantes da Academia Sénior da Covilhã, com idades compreendidas entre os 60 e 80 anos. A análise dos resultados indica que os participantes consideram, como principais causas de solidão, a ausência de pessoas significativas e de relacionamentos interpessoais. A noite foi considerada como o período em que a solidão é mais intensa e foram apontadas como consequências negativas desta o aumento de doenças físicas e mentais, o risco de morte prematura e o risco de suicídio. As relações intergeracionais foram vistas como um fator protetor face à solidão, pois promovem a aprendizagem mútua e o bem-estar emocional. Este estudo reforça a importância de se compreender a complexidade da experiência psicológica de solidão na velhice e a necessidade de estratégias de intervenção que promovam relações sociais significativas e um envelhecimento ativo e saudável. As relações intergeracionais, especialmente entre avós e netos, são apresentadas como um fator protetor face à solidão, melhorando o bem-estar e a qualidade de vida dos adultos mais velhos.
