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- Gestão Ótima do Fluxo de Tráfego Aéreo nas Zonas Terminais de Voo com Base em Redes DinâmicasPublication . Simão, Cátia Salomé Azevedo; Bousson, KouamanaO aumento da procura sentido no setor do transporte aéreo refletiu-se no aumento da densidade do fluxo de aeronaves principalmente nas zonas terminais, sendo estas áreas designadas em inglês por Terminal Maneuvering Area (TMA) e fundamentais para a correta realização das aterragens e das descolagens. Esta sobrecarga foi gerida por inúmeros(as) agentes que observaram, controlaram e tomaram as decisões adequadas em cada momento, aliando essas tarefas com o(a) correto(a) tratamento e análise dos dados obtidos através de inúmeras fontes relevantes e dos programas computacionais que têm sido criados, desenvolvidos e implementados nas últimas décadas. Tendo por base esta problemática, pretendeu-se com o presente trabalho de investigação analisar, de forma concreta e crítica, a complexidade da otimização da gestão da capacidade das TMAs e propor medidas corretivas, obtendo uma estimativa preditiva do nível de ocupação das mesmas, em um determinado momento futuro, evitando a ocorrência de congestionamentos. O desejo de garantir e até mesmo de aumentar os níveis da segurança operacional motivaram a constante procura por métodos e metodologias, aliados(as) a programas computacionais. Por esse motivo, a recolha obtida através da revisão bibliográfica permitiu enunciar, descrever e exemplificar as principais medidas utilizadas até aos dias de hoje para gerir o fluxo de tráfego aéreo. Foi possível, dessa forma, evidenciar aspetos que poderão ser analisados, de forma mais detalhada, em trabalhos futuros, proporcionando sugestões de melhoria que beneficiem todos(as) os(as) utilizadores(as) deste setor. Desta forma, e através da modelação realizada com o suporte e a aplicação de redes dinâmicas, foi possível detetar o padrão de funcionamento do fluxo de tráfego aéreo na TMA do Aeroporto Humberto Delgado e sugerir as medidas adequadas que permitirão melhorar a gestão diária do fluxo de tráfego aéreo e que auxiliarão na previsão do mesmo e do nível de ocupação da TMA em análise, com o intuito de implementar essas medidas de forma atempada e segura. A modelação do fluxo de tráfego aéreo efetuada através da aplicação da Teoria das Cadeias de Markov permitiu a criação de um algoritmo cujo principal objetivo incidiu na otimização e na gestão entre a capacidade da TMA e a procura de aeronaves em cada momento, tendo em conta os inúmeros recursos existentes e podendo o mesmo ser extrapolado para outras TMAs. A metodologia selecionada representa um processo de otimização pois tem a capacidade de, através de um procedimento matemático, definir uma solução ótima para a gestão do nível de ocupação da TMA em estudo, maximizando o fluxo de tráfego aéreo com o intuito de satisfazer a procura registada, mas salvaguardando o nível de segurança operacional pretendido a qualquer momento e, simultaneamente, minimizando os atrasos verificados nas operações de tráfego aéreo. Esta otimização é conseguida através da análise da dinâmica verificada no fluxo de tráfego aéreo registado e da identificação de padrões de procura, sendo possível, dessa forma, analisar a variação do congestionamento do fluxo de tráfego aéreo ao longo do tempo. Salienta-se que esta abordagem nunca foi implementada no contexto do presente trabalho de investigação, revelando o seu carácter de originalidade. Através dos modelos criados foi possível identificar o grau de saturação da TMA selecionada e a necessidade de adaptação de medidas e/ou políticas já instauradas, tendo em conta as limitações físicas existentes e que restringem o aumento da procura do fluxo de tráfego aéreo. Desta forma verificou-se o elevado grau de constrangimento vivenciado, durante os períodos analisados, tendo um impacto direto na segurança das operações de tráfego aéreo. Assim sendo, é notória a necessidade da implementação de medidas que consigam minimizar os períodos de saturação, podendo ser tomadas pelas companhias de transporte aéreo através, por exemplo, da disponibilização de diferentes horários de planeamentos de voos e/ou rotas de voo alternativas que, de alguma forma, evitem as situações de constrangimento ou, por outro lado, de medidas tomadas pelas infraestruturas aeroportuárias e pelos(as) agentes que colaboram com o intuito de minimizarem os atrasos verificados nos diferentes voos e, dessa forma, evitando a aglomeração de aeronaves nas TMAs, salvaguardando e garantindo margem para lidarem com situações de emergência e/ou inesperadas. Por fim, mas não menos importante, salienta-se a importante capacidade de previsão obtida a partir dos modelos criados, permitindo dessa forma, e através do conhecimento do comportamento presente de uma determinada rede dinâmica, antever o seu comportamento num momento futuro e auxiliar na otimização da gestão do fluxo de tráfego aéreo. Esta característica é fundamental e de extrema utilidade não só para o conhecimento dos(as) agentes como também para os(as) estudiosos(as) empenhados(as) no desenvolvimento de programas computacionais que pretendem ser instrumentos indispensáveis neste processo.