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- Novas Ferramentas Tecnológicas: O Uso de Inteligência Artificial no Desenvolvimento de Coleção de Moda e de Design de SuperfíciePublication . Paula, Ema Mariana Ascensão Pereira de; Loss, CarolineEste projeto explora a interseção entre o Design de Moda, o Design de Superfície e a Inteligência Artificial (IA), com o intuito de compreender o impacto das tecnologias emergentes no processo criativo e desenvolvimento de coleções de moda. A investigação procura refletir criticamente sobre a coexistência entre a criatividade humana e as capacidades tecnológicas, evidenciando como a colaboração entre estas duas dimensões pode originar novas formas de expressão visual e funcionalidade no processo de design. Dando ênfase ao papel central do Design de Superfície, o estudo aprofunda a importância das texturas, padrões e manipulações de materiais na construção de peças de vestuário. Esta análise é ampliada através da utilização de ferramentas de Inteligência Artificial, que permitem otimizar não só a criação de superfícies, mas também de silhuetas, bem como o auxílio em todo o processo criativo, desde a pesquisa até a demonstração final de um produto de moda. Para fundamentar esta abordagem, foram analisados casos de estudo de marcas e designers pioneiros na aplicação da IA como ferramenta de apoio. O projeto culmina com o desenvolvimento de uma coleção cápsula que materializa o conceito de dualidade entre o mundo digital e físico. A coleção apresenta-se como uma narrativa visual que reflete os desafios e as oportunidades inerentes à integração da tecnologia no design de moda. Desta forma, este estudo contribui para a valorização do potencial da IA e outras interfaces digitais no design de moda, enquanto reafirma a importância da intervenção humana. Ao conjugar design, moda e tecnologia, a investigação oferece uma perspetiva atualizada sobre a evolução do setor da moda e os caminhos futuros.
- Gestão Ótima do Fluxo de Tráfego Aéreo nas Zonas Terminais de Voo com Base em Redes DinâmicasPublication . Simão, Cátia Salomé Azevedo; Bousson, KouamanaO aumento da procura sentido no setor do transporte aéreo refletiu-se no aumento da densidade do fluxo de aeronaves principalmente nas zonas terminais, sendo estas áreas designadas em inglês por Terminal Maneuvering Area (TMA) e fundamentais para a correta realização das aterragens e das descolagens. Esta sobrecarga foi gerida por inúmeros(as) agentes que observaram, controlaram e tomaram as decisões adequadas em cada momento, aliando essas tarefas com o(a) correto(a) tratamento e análise dos dados obtidos através de inúmeras fontes relevantes e dos programas computacionais que têm sido criados, desenvolvidos e implementados nas últimas décadas. Tendo por base esta problemática, pretendeu-se com o presente trabalho de investigação analisar, de forma concreta e crítica, a complexidade da otimização da gestão da capacidade das TMAs e propor medidas corretivas, obtendo uma estimativa preditiva do nível de ocupação das mesmas, em um determinado momento futuro, evitando a ocorrência de congestionamentos. O desejo de garantir e até mesmo de aumentar os níveis da segurança operacional motivaram a constante procura por métodos e metodologias, aliados(as) a programas computacionais. Por esse motivo, a recolha obtida através da revisão bibliográfica permitiu enunciar, descrever e exemplificar as principais medidas utilizadas até aos dias de hoje para gerir o fluxo de tráfego aéreo. Foi possível, dessa forma, evidenciar aspetos que poderão ser analisados, de forma mais detalhada, em trabalhos futuros, proporcionando sugestões de melhoria que beneficiem todos(as) os(as) utilizadores(as) deste setor. Desta forma, e através da modelação realizada com o suporte e a aplicação de redes dinâmicas, foi possível detetar o padrão de funcionamento do fluxo de tráfego aéreo na TMA do Aeroporto Humberto Delgado e sugerir as medidas adequadas que permitirão melhorar a gestão diária do fluxo de tráfego aéreo e que auxiliarão na previsão do mesmo e do nível de ocupação da TMA em análise, com o intuito de implementar essas medidas de forma atempada e segura. A modelação do fluxo de tráfego aéreo efetuada através da aplicação da Teoria das Cadeias de Markov permitiu a criação de um algoritmo cujo principal objetivo incidiu na otimização e na gestão entre a capacidade da TMA e a procura de aeronaves em cada momento, tendo em conta os inúmeros recursos existentes e podendo o mesmo ser extrapolado para outras TMAs. A metodologia selecionada representa um processo de otimização pois tem a capacidade de, através de um procedimento matemático, definir uma solução ótima para a gestão do nível de ocupação da TMA em estudo, maximizando o fluxo de tráfego aéreo com o intuito de satisfazer a procura registada, mas salvaguardando o nível de segurança operacional pretendido a qualquer momento e, simultaneamente, minimizando os atrasos verificados nas operações de tráfego aéreo. Esta otimização é conseguida através da análise da dinâmica verificada no fluxo de tráfego aéreo registado e da identificação de padrões de procura, sendo possível, dessa forma, analisar a variação do congestionamento do fluxo de tráfego aéreo ao longo do tempo. Salienta-se que esta abordagem nunca foi implementada no contexto do presente trabalho de investigação, revelando o seu carácter de originalidade. Através dos modelos criados foi possível identificar o grau de saturação da TMA selecionada e a necessidade de adaptação de medidas e/ou políticas já instauradas, tendo em conta as limitações físicas existentes e que restringem o aumento da procura do fluxo de tráfego aéreo. Desta forma verificou-se o elevado grau de constrangimento vivenciado, durante os períodos analisados, tendo um impacto direto na segurança das operações de tráfego aéreo. Assim sendo, é notória a necessidade da implementação de medidas que consigam minimizar os períodos de saturação, podendo ser tomadas pelas companhias de transporte aéreo através, por exemplo, da disponibilização de diferentes horários de planeamentos de voos e/ou rotas de voo alternativas que, de alguma forma, evitem as situações de constrangimento ou, por outro lado, de medidas tomadas pelas infraestruturas aeroportuárias e pelos(as) agentes que colaboram com o intuito de minimizarem os atrasos verificados nos diferentes voos e, dessa forma, evitando a aglomeração de aeronaves nas TMAs, salvaguardando e garantindo margem para lidarem com situações de emergência e/ou inesperadas. Por fim, mas não menos importante, salienta-se a importante capacidade de previsão obtida a partir dos modelos criados, permitindo dessa forma, e através do conhecimento do comportamento presente de uma determinada rede dinâmica, antever o seu comportamento num momento futuro e auxiliar na otimização da gestão do fluxo de tráfego aéreo. Esta característica é fundamental e de extrema utilidade não só para o conhecimento dos(as) agentes como também para os(as) estudiosos(as) empenhados(as) no desenvolvimento de programas computacionais que pretendem ser instrumentos indispensáveis neste processo.
- O reflexo como fenômeno espacial: Proposta de instalação artística para o Instituto InhotimPublication . Siqueira, Ana Paula Alcantara Leme; Iñigo, Miriam RuizO reflexo, em sua essência, é um diálogo entre o que é real e o que é representado. Ao longo da história foi descoberto e evoluído, a partir de sombras e superfícies de água, até sua concepção em grandes formatos sólidos - como os espelhos - impulsionado pela curiosidade humana em capturar sua própria imagem. No entanto, este fenômeno ultrapassou as formas singelas e ganhou novas dimensões, transformando-se em um elemento que redefine e amplia as experiências arquitetônicas espaciais. No lugar de projeções simétricas, os reflexos criam mundos imersivos, constroem narrativas e configuram cenários de grandeza e ilusão. Por isso, a presente dissertação é realizada com o objetivo de analisar os fenômenos reflexivos em três áreas de atuação: nos diferentes estilos de jardins, sendo a água o principal elemento refletivo; em superfícies materiais, como as cores, os metais e as texturas; e nos próprios espelhos. Para estas análises é colocado em evidência o Instituto Inhotim, localizado no estado de Minas Gerais, no Brasil; considerado um museu artístico contemporâneo e reconhecido por sua fusão entre criações contemporâneas e a flora brasileira, oferecendo uma ampla investigação sobre as sensações e as interações corporais do público diante de cada instalação. Assim, tais características observadas em diferentes obras artísticas e arquitetônicas transformam os reflexos em um campo de experimentação visual e sensorial, onde eles se tornam extensões da própria identidade dos lugares. A partir desse amplo contexto, surge a ideia de criar uma nova instalação para o Instituto Inhotim que abrange o espaço como vivência arquitetônica e o reflexo como criador de um cenário atemporal e ilusório.
- Modelação de cabos para vigas de betão pré-esforçado: Programa de cálculo automáticoPublication . Tomalela, Lutonda Adolph; Fonseca, João António Saraiva Pires daA presente dissertação centra-se no desenvolvimento de uma ferramenta de cálculo automático, designada TendonTech, concebida para a modelação e análise de cabos em vigas de betão pré-esforçado. O betão pré-esforçado é amplamente utilizado na engenharia estrutural devido à sua capacidade de melhorar o desempenho das estruturas, reduzindo a fissuração e as deformações, além de aumentar a resistência. O comportamento destas estruturas é significativamente influenciado pelas perdas de préesforço, cuja quantificação é essencial para garantir a segurança e a eficácia do projeto. Neste contexto, a dissertação enfatiza a avaliação das perdas de pré-esforço, conforme estabelecido na norma NP EN 1992-1-1, que distingue perdas imediatas, como as resultantes do atrito e da deformação elástica, e perdas diferidas, associadas à relaxação do aço, à retração e à fluência do betão. A implementação do TendonTech incorpora a consideração destes fatores, assegurando a conformidade com os requisitos normativos. A ferramenta foi desenvolvida em Python, integrando o OpenSees para a análise estrutural e a interoperabilidade com software CAD para a modelação geométrica dos cabos. A interface de entrada de dados foi concebida para ser intuitiva, enquanto os resultados incluem saídas detalhadas e um mecanismo de tratamento de erros, garantindo a fiabilidade do programa. A validação do TendonTech foi conduzida através da comparação com os resultados obtidos pelo software ESTICA 2020, Programa de cálculo automático de estruturas de betão pré-esforçado da biblioteca de software de PENCIL Engenharia Lda, evidenciando a coerência do comportamento estrutural modelado. Este trabalho destaca o contributo das ferramentas computacionais para dimensionamento de estruturas pré-esforçadas. O TendonTech reforça a eficiência do processo de projeto, promovendo a aplicação das normas europeias e demonstrando a viabilidade de soluções tecnológicas no domínio da engenharia de estruturas.
