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- O Ato de criação queer como autofabulação e resistência no cinema luso-brasileiro contemporâneoPublication . Silva, Daniel Oliveira ; Pereira, Ana Catarina dos Santos; Freire, Mariana BaltarPensar em um cinema queer é refletir sobre como a produção audiovisual, com suas estratégias estético-narrativas, pode contribuir para um contradiscurso antinormativo, disruptivo e desestabilizador dos padrões de gênero e sexualidade. Esta tese centra-se na noção de que uma série de filmes contemporâneos concretiza esse propósito a partir da encenação de um ato de criação queer, por meio do qual seus protagonistas fabulam e reimaginam suas existências fazendo uso de gestos de autonarrativização e criação artística. Com esse objetivo, a análise busca identificá-lo e examiná-lo em um corpus fílmico composto por nove longas-metragem luso-brasileiros realizados entre 2009 e 2021. Partindo de uma breve recapitulação da história da arte apoiada nos estudos de Reed (2011) e Trevisan (2018), a investigação reflete sobre as propostas e pensamentos de autores como Dyer (2002), Halperin (2012), Halberstam (2005) e Preciado (2011), que procuram compreender e demonstrar a relação entre subjetividade queer e uma série de práticas e sensibilidades culturais específicas. Ao articular tais reflexões com o trabalho de pesquisadores/as do sul global que têm reconfigurado a teoria queer a partir de uma perspectiva decolonial, busca-se apontar seus possíveis desdobramentos na produção cinematográfica luso-brasileira contemporânea. Esse alicerce teórico é, então, colocado em diálogo com os longas estudados e seus/uas realizadores/as, utilizando a metodologia proposta pela Teoria dos Cineastas. Com base em entrevistas com os/as diretores/as e em um extensivo trabalho de análise fílmica, a tese demonstra como as nove produções, por meio das lógicas espácio-temporais delineadas em sua mise-en-scène e da horizontalidade de suas configurações criativas, são capazes de vislumbrar novas futuridades queer.