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- Uma questão de género na Didática da Física – implicações para a promoção de estratégias girl-friendlyPublication . Fernandes, Ana Cristina Maia ; Araújo, José Luís da Silva; Simões, Maria de Fátima de Jesus; Guimarães, Sandra Carina MachadoA polarização ainda existente no que diz respeito às áreas STEM, particularmente nas áreas de Engenharia e Computação, que têm por base a disciplina de Física, revela a existência de barreiras que persistem até aos dias de hoje, de caráter multifatorial, que incluem a dinâmica complexa da sala de aula. Objetivos: pretende-se através desta investigação, contribuir para o enriquecimento do campo de conhecimento acerca da influência do género na aprendizagem e ensino de Física, no contexto português. Participantes: fase 1- 15 alunos do 12.º ano de escolaridade; na fase 2 - três turmas do 10.º ano e respetivos professores de uma escola da área da grande Lisboa; na fase 3, - 52 professores do grupo 510 (Física e Química) do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Metodologia: a investigação assenta num estudo multi-fase de métodos mistos, constituído por três fases distintas. A fase 1 consiste num estudo exploratório onde se aplicou um questionário e dois focus group, que foram realizados em duas escolas secundárias distintas; os resultados da fase 1 informaram para desenvolver a fase 2 que constitui o estudo principal. Esta fase utilizou como instrumentos de recolha de dados um teste diagnóstico, notas de campo, questionário aos professores colaborantes e entrevistas a algumas das alunas participantes. A fase 3 é informada pela fase 2 para conhecer uma realidade mais ampla, em termos de amostra de professores, tendo estes dados sido recolhidos através de um questionário. Conclusão: o estudo confirma a existência de barreiras relacionadas com o género na aprendizagem de Física, que se refletem na sua capacidade de participar na aula de Física. O estudo com um número alargado de professores parece indicar que estes na sua maioria percecionam a participação feminina como satisfatória, revelando, contudo, algum desconhecimento acerca desta temática. Apesar de uma das limitações da investigação ser o número reduzido de alunos e alunas participantes, a mesma aponta para uma maior preocupação em incluir temas de equidade de género na formação específica de futuros professores, nomeadamente na Didática da Física.