Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-31"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Uma questão de género na Didática da Física – implicações para a promoção de estratégias girl-friendlyPublication . Fernandes, Ana Cristina Maia ; Araújo, José Luís da Silva; Simões, Maria de Fátima de Jesus; Guimarães, Sandra Carina MachadoA polarização ainda existente no que diz respeito às áreas STEM, particularmente nas áreas de Engenharia e Computação, que têm por base a disciplina de Física, revela a existência de barreiras que persistem até aos dias de hoje, de caráter multifatorial, que incluem a dinâmica complexa da sala de aula. Objetivos: pretende-se através desta investigação, contribuir para o enriquecimento do campo de conhecimento acerca da influência do género na aprendizagem e ensino de Física, no contexto português. Participantes: fase 1- 15 alunos do 12.º ano de escolaridade; na fase 2 - três turmas do 10.º ano e respetivos professores de uma escola da área da grande Lisboa; na fase 3, - 52 professores do grupo 510 (Física e Química) do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Metodologia: a investigação assenta num estudo multi-fase de métodos mistos, constituído por três fases distintas. A fase 1 consiste num estudo exploratório onde se aplicou um questionário e dois focus group, que foram realizados em duas escolas secundárias distintas; os resultados da fase 1 informaram para desenvolver a fase 2 que constitui o estudo principal. Esta fase utilizou como instrumentos de recolha de dados um teste diagnóstico, notas de campo, questionário aos professores colaborantes e entrevistas a algumas das alunas participantes. A fase 3 é informada pela fase 2 para conhecer uma realidade mais ampla, em termos de amostra de professores, tendo estes dados sido recolhidos através de um questionário. Conclusão: o estudo confirma a existência de barreiras relacionadas com o género na aprendizagem de Física, que se refletem na sua capacidade de participar na aula de Física. O estudo com um número alargado de professores parece indicar que estes na sua maioria percecionam a participação feminina como satisfatória, revelando, contudo, algum desconhecimento acerca desta temática. Apesar de uma das limitações da investigação ser o número reduzido de alunos e alunas participantes, a mesma aponta para uma maior preocupação em incluir temas de equidade de género na formação específica de futuros professores, nomeadamente na Didática da Física.
- The Adaptation of Land Forces to the New Multipolar OrderPublication . Vieira, Ricardo José SimõesThe adaptation of land forces to the new multipolar order is essential for understanding the current dynamics of the International System. This essay analyses the relationship between shifts in global polarity and the reorganisation of land forces, investigating whether strategic competition is driving a return to a conventional era. The research findings indicate that the unipolar era favoured disarmament policies, whereas multipolarity has intensified geopolitical tensions, making military power a central element of state security. The rise of revisionist powers, such as Russia and China, has reinforced the need for conventional rearmament. The 2022 invasion of Ukraine exemplifies this transition, highlighting the renewed relevance of land forces and conventional logistics. A mechanised, division-level military structure has replaced the expeditionary model of the unipolar era. It is concluded that multipolarity drives conventional militarisation, although other factors may also influence this trend.
