Departamento de Comunicação e Artes
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Browsing Departamento de Comunicação e Artes by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências da Comunicação"
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- Planos da cidade: Geografias do cinema de PalmasPublication . Silva, Sérgio Ricardo Soares Farias; Penafria, Manuela Maria FernandesDesde o início da sua história, o cinema mantém uma relação intricada com as cidades. Territorialidades, paisagens e percursos urbanos coexistem tanto nos lugares “reais” como nas telas, o que nos conduz à perspectiva das Geografias de Cinema, campo no qual este trabalho se inscreve. Já não se trata apenas de questionar sobre as representações que a urbe recebe nos filmes, mas de investigar como os lugares imaginados por cineastas repercutem na identidade cultural dos lugares, ou seja, qual a capacidade do cinema em gerar experiência territorial. Para esta reflexão, o foco recai sobre as especificidades de Palmas, capital do estado brasileiro do Tocantins, e do audiovisual que lá se tem produzido. Por um lado, temos uma cidade nova, construída ex nihilo como índice de modernidade, marcada pelo personalismo político e com uma narrativa impregnada de oficialismo e muito arraigada midiaticamente. Por outro, encontramos um pequeno cinema, em condição periférica, com poucos recursos para produção e circulação. No confronto entre estas realidades, busca-se entender se os realizadores locais preservam suficiente independência para sonhar uma Palmas e debater uma história e uma identidade distintas daquelas predominantes, por exemplo, na imprensa hegemônica. Ainda que precise recorrer ao contexto urbanístico, político e cultural da cidade, a argumentação promovida parte fundamentalmente dos filmes. Para tanto, realiza-se a análise fílmica de onze obras diversas, tanto em termos de formato e gênero quanto em condições e época de produção. Recorre-se também a entrevistas com alguns dos cineastas estudados, o que resulta em material de fonte primária a auxiliar nas análises. Estas ações visam contribuir para uma historiografia ainda muito escassa do audiovisual local, de forma a lhe dar visibilidade e, portanto, existência na cartografia cinematográfica brasileira.
- Processos Criativos no Som do Cinema Português ContemporâneoPublication . Gonçalves, Helder Filipe Marques Pereira; Diogo, Vasco Gabriel Bordalo Machado CrespoO som, como é sabido, não é alvo de investigação frequente nos estudos fílmicos, em detrimento de outras áreas como a imagem ou a narrativa. Esta tese tenta aprofundar diferentes facetas da realidade sonora de filmes portugueses, assim como o modo como elas são criadas por diferentes intervenientes. Estas facetas produzem um certo efeito no espectador e contribuem para um sentido estético alargado do filme. Com bastante relevo é aprofundada na tese a importância do som acusmático e de como é importante em alguns filmes. O som engloba diferentes categorias e diversos modos de serem trabalhados e articulados com a imagem em movimento e a narrativa. Desde os diálogos ao som ambiente, passando pelos sons de ação e pela eventual existência de música, várias opções criativas vão sendo tomadas. A existência ou não de sons fora-de-campo, o controlo dos volumes, a inclusão de determinados efeitos ou texturas são alguns dos mecanismos a que os profissionais do som podem recorrer. Vários destes profissionais articulam-se de variadas maneiras por forma a levar o trabalho a bom porto. O contexto nacional é relevante para o modo como os produtores solicitam o trabalho dos profissionais do som. Embora enriquecido nas últimas décadas com o surgimento de profissionais especializados, o nosso país apresenta carências nalgumas áreas criativas, que o pequeno mercado não permite estimular. Uma certa tradição “artesanal” no trabalho de som permanece ligada a algumas das personalidades ainda no ativo. Diferentes gerações trabalham com o digital e com a espacialização sonora segundo variadas estratégias criativas. Entre elas temos o uso de um alargado número de pistas, a atenção à imagem e à escuta e a utilização do surround com vincados propósitos narrativos.