Departamento de Ciências Aeroespaciais
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Browsing Departamento de Ciências Aeroespaciais by Subject "24 Horas de Le Mans"
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- Redução do coeficiente de resistência (Cd) e coeficiente de sustentação (Cl) num protótipo de Le Mans (LMP1)Publication . Silva, Eduardo Emanuel Varandas da; Barata, Jorge Manuel MartinsAtualmente as 24 horas de Le Mans para além de serem o “Santo Graal” dos desportos motorizados, a sua duração está para lá das 24 horas, colocando carros, pilotos e outros sob desafios contantes. É testada a velocidade do próprio veículo e a capacidade do piloto, mas mais importante é a durabilidade e confiabilidade do veículo. No entanto, a aerodinâmica surge como trunfo na melhoria dos veículos, afetando o desempenho destes, a segurança, ou até o consumo. Por outro lado, as velocidades são cada vez mais ampliadas à custa de apêndices na estrutura, como por exemplo as asas invertidas que proporcionam um acréscimo de downforce. Contudo, em qualquer desporto, principalmente desportos nos quais a resistência aerodinâmica esteja presente, a sua minimização é necessária. A resistência aerodinâmica é proporcional ao quadrado da velocidade. O ar em contato com o corpo origina forças de atrito, estando ligado aos efeitos viscosos, área de superfície, à rugosidade e a camada limite. Num protótipo de Le Mans da classe 1 (LMP1), também existe evidentemente, preocupação quanto à otimização do veículo face à resistência aerodinâmica. O presente trabalho foca-se no estudo do efeito da rugosidade de diversos materiais, tais como as fibras de carbono, fibras de vidro, tinta de automóvel, membrana de tubarão, fato de poliuretano, cortiça, película de vinil e tinta de aeronáutica na aerodinâmica dos veículos. Com a aplicação destes materiais na zona inferior do veículo, pretende-se que o escoamento não sofra resistência à sua passagem por esta zona. Porém, com o aumento da velocidade, há igualmente o aumento da downforce. Os resultados obtidos sugerem que houveram melhorias do Cl por parte dos fatos da Jaked e Speedo e por parte da película de vinil, destacando este último com uma melhoria de 68%. No entanto, o Cd do veículo é melhorado igualmente recorrendo à pelicula de vinil com uma melhoria de 8%.