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- Turismo Médico: Conceção de Modelo de Negócio pela Tela de CanvasPublication . Loureiro, Carla Patrícia Viana Crespo; Alves, Helena Maria BaptistaO Turismo de Saúde é um dos produtos estratégicos, desde 2007, identificado no Plano Estratégico Nacional de Turismo. São reconhecidos os méritos do setor do Turismo e da Saúde em Portugal e o interesse crescente no Turismo Médico, representando 20% do Turismo de Saúde e Bem-Estar. O Turismo Médico é a decisão de realizar uma viagem para fora do país de origem, com o propósito de receber tratamento/procedimento médico sob supervisão médica, para atingir a cura ou a melhoria de uma doença. Os objetivos específicos da investigação são: 1) O Estado da Arte do Turismo de Saúde, Turismo Médico e Modelos de Negócio através da revisão da literatura; 2) Mapeamento das necessidades e das componentes do modelo de negócio de Turismo Médico, através de consulta de estudos e entrevistas e 3) Estudo de Caso: conceção de modelo de negócio para o Turismo de Médico em Portugal pela Tela de Canvas, através da revisão da literatura, consulta de estudos e entrevistas. As questões da investigação são: saber se existe um Modelo de Negócio de Turismo Médico e quais os fatores que podem estar em falta. Como se pode utilizar a Conceção do Modelo de Negócio pela Tela de Canvas ao Turismo Médico, e como se pode aplicar a conceção do Modelo de Negócio pela Tela de Canvas ao Caso Português. Comparando a informação recolhida através da revisão da literatura e a formatada na Tela de Canvas, conclui-se a inexistência de um modelo formal e estruturado o que dificulta a implementação e a visão estratégica sobre o negócio do TM. O TM apresenta pontos fortes que serão oportunidades a explorar nomeadamente, a gestão da capacidade instalada que se pode disponibilizar para otimização de recursos e minimizar o fator da sazonalidade, o impacto da integração vertical das seguradoras nos mercados de TM, a tecnologia no diagnóstico e folow-up, a globalização com comoditização. Conclui-se que Portugal terá de investir no reconhecimento da sua reputação e na regulação como fatores de credibilização.