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Rei Galvão, Anderson

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  • A Importância da Formação em Empreendedorismo no Desenvolvimento Regional: O Programa de Empreendedorismo na Região do Sabor
    Publication . Galvão, Anderson Rei; Marques, Carla Susana da Encarnação; Ferreira, João José de Matos
    Vários autores têm vindo apontar o empreendedorismo como impulsionador do emprego e do desenvolvimento económico (e.g., Song & Winkler, 2014; Tödtling & Trippl 2005; Laukkanen, 2000), considerando-o uma componente chave para as economias locais num mercado cada vez mais globalizado (Díaz-García, et al., 2015). Além disso, muitos governos têm vindo a introduzir e a financiar Programas de Educação de Empreendedorismo e Formação (PEEF), como instrumento político para fomentar a inovação, criar novas empresas e melhorar o desenvolvimento económico das regiões (e.g., Gangi, 2017; Gedeon, 2017; Cheung, 2008). Neste sentido, o principal objetivo desta investigação é analisar e perceber de que forma um programas de educação de empreendedorismo e formação influencia o desenvolvimento de uma região. Neste contexto, e de forma mais pormenorizada traçaram-se os seguintes quatro objetivos específicos: i) explorar de que forma a formação ou educação para o empreendedorismo pode ser um facilitador de desenvolvimento regional, e perceber quais as tendências atuais e futuras dentro desta temática; ii) perceber qual o papel dos principais stakeholders no programas de educação de empreendedorismo e formação e qual a perceção que estes têm sobre a influência do programa no desenvolvimento regional; iii) analisar o papel dos PEEF no desenvolvimento de competências empreendedoras e criação de empresas; iv) avaliar o Programa de Empreendedorismo Sabor (PES), de forma a propor novas diretrizes de melhoria. Esta tese de investigação é composta por quatro estudos empíricos, em que o primeiro estudo faz uma revisão sistemática à literatura sobre a educação e formação de empreendedorismo no desenvolvimento regional, tendo como base, publicações da base de dados SCOPUS. O segundo estudo, de método qualitativo, recorre, através de entrevistas, à opinião dos stakeholders que estiveram envolvidos no PES. O terceiro estudo de caracter quantitativo, recorre aos questionários para analisar o papel do programa de empreendedorismo no desenvolvimento de competências empreendedoras e criação de empresas. Por último, o quarto estudo, recorre a métodos mistos (qualitativo e quantitativo) para avaliar a evolução do PES e para propor novas diretrizes de melhoria. Os resultados mostraram que o PES influência de forma positiva o desenvolvimento da região, quer seja através das competências empreendedoras dos seus participantes, como através da criação de empresas, emprego, serviços especializados, inovação, entre outros. No entanto para que o PES seja mais eficiente e eficaz é necessário criar-se um ecossistema empreendedor, através da participação dos atores locais (stakeholders), e de políticas especificas às necessidades dos empreendedores e da região. Os resultados permitiram também chegar a uma proposta de possível melhoria de programas de educação de empreendedorismo e formação que poderá ser implementado em outras regiões ou países. Esta tese de investigação pretende assim contribuir para um maior conhecimento empírico de como os programas de educação e formação para o empreendedorismo podem influenciar o desenvolvimento regional. Além disso, pretende-se propor uma metodologia de programa que poderá ser implementado em outras regiões. Por fim, são ainda apresentadas implicações teorias e práticas salientando-se o que precisa de ser ainda feito ao nível dos programas de educação de empreendedorismo e formação.