Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- A influência das aulas de natação escolar no desenvolvimento das habilidades motoras das criançasPublication . Moura, Orilda Machado de; Marinho, Daniel Almeida; Neiva, Henrique PereiraA escola tem vindo a ser reconhecida pelo seu papel fundamental no estímulo das expressões físicas e motoras da criança, contribuindo para a melhoria da sua proficiência motora. A inclusão de experiências motoras diferenciadas tem sido entendida como forma de motivar a criança para a prática do exercício físico, em que a natação surge como potencialmente benéfica para o domínio das habilidades motoras. Apesar da sua prática ser cada vez mais recomendada, carecem os estudos sobre a sua implementação em contexto escolar e influência no desenvolvimento da criança. Com o presente trabalho, procurámos analisar os efeitos da prática de natação escolar nas habilidades aquáticas das crianças, procurando também perceber a sua influência no seu comportamento motor. Para tal, foram realizados três estudos experimentais em crianças entre os 5 e os 10 anos, numa escola municipal brasileira, pretendendo: i) avaliar o desenvolvimento motor global e o desempenho das habilidades de locomoção e de controlo de objetos em crianças com e sem experiência prévia nas aulas de natação na educação básica do ensino fundamental 1 do Brasil; ii) verificar o efeito de 12 semanas de aulas de natação escolar, nas habilidades aquáticas e na coordenação motora; e iii) analisar a implementação de dois programas de ensino da natação de 12 semanas (i.e., um focado nas competências básicas e o outro na aprendizagem das técnicas de nado formal), nas habilidades aquáticas e coordenação motora. As principais conclusões que advêm do trabalho são as seguintes: i) parece existir um efeito positivo da prática regular de natação no desenvolvimento motor das crianças entre os 5 e os 10 anos de idade; ii) 12 semanas de ensino da natação escolar, uma vez por semana, permitiram uma melhoria das habilidades aquáticas e da coordenação motora em crianças brasileiras entre os 6 e 10 anos de idade; iii) dois programas de natação diferentes, implementados por 12 semanas (uma vez por semana) em contexto escolar, demonstraram aumentos significativos na prontidão aquática e na coordenação motora em crianças entre os 7 e os 9 anos; iv) o programa de ensino de natação focado no desenvolvimento de habilidades básicas de natação causou os maiores ganhos nas habilidades aquáticas. Estes resultados realçam que a inclusão da prática de natação nas escolas brasileiras, pelo menos uma vez por semana, parece ser benéfica para a prontidão aquática e o desenvolvimento motor das crianças, contribuindo para o aumento da segurança aquática e da competência motora.